INOVAÇÃO

Com qualificação, Tecnologia gera mais empregos do que destrói

Luis Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 10/10/2016 ... Convergência Digital

Nada de cenários distópicos. Para especialistas, a começar pelo ‘pai’ da internet, Vint Cerf, o avanço tecnológico vai mesmo destruir vários empregos, mas também vai gerar outros. E a principal vacina para as mudanças estruturais trazidas pela tecnologia é estar preparado e qualificado para usar as novas ferramentas. 

“A única forma de ajudar as pessoas a se adaptarem às novas tecnologias é nos certificando que eles têm a habilidade para usar essas tecnologias”, disse Vint Cerf, ao discutir o futuro do trabalho durante o 20o WCIT, o Congresso Mundial de TI realizado em Brasília entre 3 e 5 de outubro. 

“Estamos entrando em um ambiente de trabalho onde haverá muito mais especializações. Significa que vamos começar a fazer propaganda das suas capacidades, do seu tipo de habilidade – e isso vai criar um novo mercado de trabalho. Vamos fazer a transição do modelo de ‘eficiência’ para a ‘experiência do consumidor’, e isso vai envolver pessoas que pensam diferente para avaliar uma experiência diversificada dos clientes”, diz a presidente do Comitê de Estratégia e Desenvolvimento da G3ict, Frances West. 

Para o diretor de Políticas de Comunicação do Uber para a América Latina, Ivo Correa, novos modelos de negócios criam também novas necessidades. “Não vemos tecnologia como ameaça econômica para as pessoas, mas oportunidade de novas possibilidades de trabalho. É claro que a tecnologia elimina alguns tipos de trabalho, mas cria muitas outras”, afirmou. 

Como lembrou, “inúmeras plataformas estão criando possibilidades diferentes. O YouTube criou a profissão de youtuber, de ser dono de um canal. Amazon, eBay, são empresas que reduziram custos de transação e colocaram consumidores e usuários diretamente em contato com transações mais fáceis e mais seguras alavancam oportunidades econômicas. O Uber tem mais de 1 milhão de motoristas no mundo.”

Ainda segundo Vint Cerf, é certo que certos paradigmas mudaram. “Eu estudei, consegui emprego e me aposentei. Mas isso não existe mais. As pessoas que nascem hoje vão viver 100 anos e vão ter várias carreiras. E vão ter que aprender ao longo delas, o que significa por a educação em primeiro lugar.” Assistam a íntegra do painel sobre O futuro do Trabalho, realizado no WCIT 2016.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Opinião
Por que devemos projetar chips no Brasil?
Rogério Moreira e Murilo Pessatti*
Opinião
BNDES e o impacto na Inovação
Cláudia Trindade Prates, João Paulo Pieroni e Luciano Machado*

Inovação que dá certo é a que une a grande empresa à startup

A burocracia é um grande entrave à inovação, mas o ponto mais crítico é a falta de interação entre o mercado e as boas ideias das startups, observam Rafael Duton e Alexandre Castro, do Oito, da Oi.

Oi investe em startups para ter 'inovação correndo nas veias'

Empresa ativou o Oito, hub de empreendedorismo e inovação no Rio de Janeiro.

Intel: Brasil fica fora dos mercados de IA, IoT e 5G se olhar apenas para o 'próprio umbigo'

"Não há como ser um ator global sem produzir tecnologia para a exportação", advertiu o diretor-geral,Maurício Ruiz. Empresa quer se redimir dos erros e garantir o protagonismo no 5G. Sobre produção local, mesmo com o boom das memórias, o executivo diz ser 'muito difícil'.

Satélite 100% elétrico da Eutelsat já está em serviço

Capacidade de banda KU será utilizada para oferecer serviço de TV em tempo real para passageiros em voo.

Agronegócio: 'Falta um waze para o agricultor'

A afirmação é do presidente da Agrotools, Fernando Martins, observando que há um grande potencial para startups inovarem no Brasil.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G