GOVERNO » Política Industrial

Desenvolvimento exige políticas de Estado, duradouras e estáveis

Convergência Digital ... 10/10/2016 ... Convergência Digital

Antes de tudo, um plano. Mas também as condições de persegui-lo, de forma duradoura. É o que defendem especialistas e formuladores de políticas de diferentes cantos do planeta para que cada país encontre um caminho de desenvolvimento tecnológico. 

O tema fez parte do 20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, WCIT 2016, realizado em Brasília entre 3 e 5 de outubro, onde ficou claro que certas questões são unviversais. “O desafio de todos nós é como geramos políticas públicas que tenham continuidade no tempo, que não sejam substituídas por trocas de funcionários, mas que perdurem”, frisou o subsecretário de Serviços Tecnológicos do Ministério de Produção da Argentina, Carlos Pallotti. 

No caso específico do vizinho, o país persegue um desenvolvimento em software a partir de uma política delineada em 2013, durante o governo de Cristina Kirchner. O governo do ferrenho opositor Mauricio Macri promete mantê-la. “A lei é de um outro governo, mas é uma política de Estado para nós”, afirmou Pallotti. 

“Cada governo precisa ter uma boa visão, um plano de como pode mudar e ser inovador adotando tecnologias de informação e comunicações. Cada governo precisa chegar a um consenso sobre os planos para uma sociedade digital”, afirmou o assessor político e ex-Vice-Presidente da Agência Nacional de Promoção de Tecnologia e Informação da Coreia, Seok-Koo Ji. 

Como sustentou, “no caso da Coreia, o governo da tem feito um grande esforço para que fosse um país com liderança digital. O governo investiu orçamento para TICs, independentemente de mudanças no panorama político e esse é um dos motivos de sucesso”. Assistam a íntegra do painel.


Marcelo Pagotti deixa o comando da secretaria de TIC no Planejamento

Como antecipado pelo portal Convergência Digital, Marcelo Pagotti foi exonerado da secretaria que cuida do uso das TICs, e das compras desses serviços no governo federal.

Governo aumenta obrigações e empresas sustentam mercado de certificação digital

Brasil terminou 2017 com 3,59 milhões de certificados digitais emitidos, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia, responsável pela ICP-Brasil. As pessoas físicas ainda seguem resistentes ao modelo.

Consumidor com mais de três linhas telefônicas em casa pode ter de prestar contas à Justiça

Proposta de projeto de Lei foi apresentada pelo Deputado Heuler Cruvinel (PSD/GO), com o intuito de reprimir golpes telefônicos. Se passar, as operadoras de telefonia tereão de notificar as autoridades de segurança em até 48 horas.

Brasil é reprovado nas ações políticas e tributárias de incentivo à Inovação

País ficou em 32º em 38 posições possíveis em ranking mundial, feito pela Consumer Technology Association (CTA). Foi baixa também a pontuação em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e na própria formação de capital humano.

Carteira de trabalho digital tem mais de 110 mil downloads

Foram 2,6 mil downloads por dia desde o final de novembro quando o aplicativo foi lançado. A maior parte dos downloads foi para o Android.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G