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Alta cobrança gera estresse para os profissionais de TI

Convergência Digital - Carreira
Roberta Prescott - 27/10/2016

O estresse dos profissionais de tecnologia da informação, ainda que não pesquisado formalmente no Brasil, é algo existente e pode ser identificado a partir de uma série de sintomas. Durante o Seminário Regulamentação da Profissão de TI, realizado pelo Sindpd/SP, em São Paulo, a psicóloga Denise Quaresma destacou, após estudar base de dados Scielo entre 2004 e 2014 sobre estresse e trabalhadores de TI, não encontrou resultados. “Há preocupação em medir o estresse mais em áreas da saúde e educação. Os riscos dos profissionais de TI não são visuais”, disse.

Quaresma apontou que o estresse faz parte de todas as profissionais e ressaltou que os profissionais de TI são extremamente cobrados, o que gera estressa. A título de comparação, a especialista citou uma pesquisa que revelou que 97% dos profissionais de TI da Irlanda consideram seu trabalho estressante. “É um ambiente de muita pressão e que pode ser potencialmente ameaçador internamente”, afirmou. Para ela, a regulamentação pode trazer mais visibilidade aos profissionais de TI.   

O estresse profissional faz parte do dia a dia das pessoas e seu acúmulo gera adoecimento e impacta na forma como nos relacionamentos, além de poder gerar dependência alcoólica, prejudicar a paternidade e maternidade e alterar a sexualidade. De acordo com a Organização Mundial de saúde, o estresse está associado a sete entre cada dez principais causas de doenças e já virou uma epidemia global. “É a doença do século; e ocorre em decorrência de uma somatória de fatores, trazendo sérias complicações para a vida das pessoas”, disse em sua palestra.  

Entre os sintomas de estresse profissional estão raiva, esgotamento emocional, irritabilidade permanente com todos, insônia e ansiedade, além de sintomas físicos como contratura muscular, dor nas costas, acidez no estomago, elevação da pressão arterial, dor de cabeça, palpitações, tonturas, enxaquecas, falta de ar, depressão, distúrbios nervosos e alergias. “As pessoas se estressam quando percebem um ambiente de trabalho ameaçador. O trabalho deve ser algo prazeroso”, disse.  Assitam a apresentação da especialista Denise Quaresma feita no Seminário Regulamentação de TI.

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