Home - Convergência Digital

Alta cobrança gera estresse para os profissionais de TI

Convergência Digital - Carreira
Roberta Prescott - 27/10/2016

O estresse dos profissionais de tecnologia da informação, ainda que não pesquisado formalmente no Brasil, é algo existente e pode ser identificado a partir de uma série de sintomas. Durante o Seminário Regulamentação da Profissão de TI, realizado pelo Sindpd/SP, em São Paulo, a psicóloga Denise Quaresma destacou, após estudar base de dados Scielo entre 2004 e 2014 sobre estresse e trabalhadores de TI, não encontrou resultados. “Há preocupação em medir o estresse mais em áreas da saúde e educação. Os riscos dos profissionais de TI não são visuais”, disse.

Quaresma apontou que o estresse faz parte de todas as profissionais e ressaltou que os profissionais de TI são extremamente cobrados, o que gera estressa. A título de comparação, a especialista citou uma pesquisa que revelou que 97% dos profissionais de TI da Irlanda consideram seu trabalho estressante. “É um ambiente de muita pressão e que pode ser potencialmente ameaçador internamente”, afirmou. Para ela, a regulamentação pode trazer mais visibilidade aos profissionais de TI.   

O estresse profissional faz parte do dia a dia das pessoas e seu acúmulo gera adoecimento e impacta na forma como nos relacionamentos, além de poder gerar dependência alcoólica, prejudicar a paternidade e maternidade e alterar a sexualidade. De acordo com a Organização Mundial de saúde, o estresse está associado a sete entre cada dez principais causas de doenças e já virou uma epidemia global. “É a doença do século; e ocorre em decorrência de uma somatória de fatores, trazendo sérias complicações para a vida das pessoas”, disse em sua palestra.  

Entre os sintomas de estresse profissional estão raiva, esgotamento emocional, irritabilidade permanente com todos, insônia e ansiedade, além de sintomas físicos como contratura muscular, dor nas costas, acidez no estomago, elevação da pressão arterial, dor de cabeça, palpitações, tonturas, enxaquecas, falta de ar, depressão, distúrbios nervosos e alergias. “As pessoas se estressam quando percebem um ambiente de trabalho ameaçador. O trabalho deve ser algo prazeroso”, disse.  Assitam a apresentação da especialista Denise Quaresma feita no Seminário Regulamentação de TI.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

01/02/2017
Regulamentação da profissão de Informática está na pauta do Senado

27/10/2016
Alta cobrança gera estresse para os profissionais de TI

24/10/2016
Debate sobre regulamentação da profissão de TI vai ter âmbito nacional

24/10/2016
Seprosp: quanto menos reservas, mais crescimento para a TI

24/10/2016
ABES quer diálogo aberto para discutir a regulamentação da profissão de TI

24/10/2016
SBC: Profissional de TI não deve ficar subordinado a sindicato ou conselho

20/10/2016
TI não é trivial, exige responsabilidade e valorização profissional

15/10/2016
Na regulamentação, classe artística disse não aos conselhos

15/10/2016
Profissional de TI lida com a vida humana e precisa ter direitos e deveres

15/10/2016
Profissional de TI precisa entender as responsabilidades da função

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Quatro lições para dar coragem e autonomia às pessoas

Por Amanda Matos Cavalcante*

As pessoas são os principais e mais importantes ativos de uma corporação.

Destaques
Destaques

Um em cada cinco trabalhadores dependerá da Inteligência Artificial

Confundir IA com automação por conta das previsões pessimistas de perdas de emprego ofusca o maior benefício da tecnologia, adverte o Gartner. Consultoria projeta a criação de dois milhões de novos postos de trabalho, por conta da IA, até 2025.

Linguagem C desbanca Java e Python e assume liderança entre os desenvolvedores

Índice Tiobe mostra ainda que há novas linguagens ganhando força, entre elas, a R, que subiu do 16º lugar para o 8º lugar.

Pessoas selam o sucesso ou o fracasso da transformação digital

Sem funcionários engajados, a estratégia tende a fracassar, pontua o vice-presidente do Gartner, Cassio Dreyfuss.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site