Home - Convergência Digital

TI não é trivial, exige responsabilidade e valorização profissional

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos - 20/10/2016

A atividade de TI não é trivial e exige responsabilidade, defendeu o professor Sidnei Feliciano, mestre em ciências da computação (UFSC) e doutor em administração (UFRGS), ao participar do Seminário de Regulamentação da Profissão de TI, promovido pelo Sindpd/São Paulo.

O especialista, que também atua como analista do Tribunal de Justiça de Rondônia, defendeu a importância da regulamentação como forma de valorizar o profissional de TI, mas também destacou que o regramento traria uma proteção maior à própria sociedade.

"As pessoas acham que desenvolver sistemas - não apenas softwares, mas hardware, telemática, robótica - é algo muito trivial. Não é uma atividade trivial, é um trabalho que diz respeito a questões relacionadas à vida", salientou.

Para exemplificar as atividades de risco em que os profissionais de TI estão envolvidos, ele citou uma série de exemplos, incluindo o desenvolvimento de carros autônomos (sem motoristas), a produção de smartphones com falhas que explodiram recentemente e até mesmo de sistemas informatizados utilizados por empreiteiras para a gestão do pagamento de propinas, como foi o caso da Odebrecht, de acordo com denúncias da Operação Lava-Jato.

"Trabalhamos com uma atividade que exige responsabilidade e precisamos afirmar que estamos dispostos a assumir essa responsabilidade", salientou o professor. Para ele, a regulamentação da profissão ajudaria a estabelecer critérios para essa responsabilidade, incluindo preceitos éticos definidos em um conselho específico para a categoria.

O professor Sidnei Feliciano apresentou ainda uma enquete feita por ele com 80 trabalhadores. O resultado mostrou que quase 70% declararam ser favoráveis à regulamentação. Apesar do número elevado de apoiadores, a enquete também mostrou que mais da metade dos consultados demonstraram desconhecer detalhes do debate sobre a regulamentação.

"Isso mostra que precisamos ampliar essa discussão, por isso também é muito importante esse espaço aberto pelo Sindicato para discutir o tema", completou Sidnei Feliciano. Assistam a apresentação do especialista.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/11/2017
Transformação digital: desafio é o equilíbrio entre o legado e os novos hábitos

27/09/2017
Rio de Janeiro quer ser referência global em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

26/09/2017
Profissional do futuro é um análogo do canivete suíço

22/09/2017
Lei trabalhista: terceirização da mão de obra segue como prática ilícita

21/09/2017
Reforma trabalhista: Pejotização é crime e continuará sendo punida como fraude

19/09/2017
MP vai desestabilizar a adoção da nova Lei Trabalhista

12/09/2017
Na escassez de talentos em TI, saber programar é o primeiro passo

02/08/2017
Hackathon Trinacional: time vencedor quer construir software para fazer a diferença

31/07/2017
Escolas de Engenharia têm currículos pífios de Ciência da Computação

31/07/2017
Faltam talentos para o Brasil aderir à era da transformação digital

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Quatro lições para dar coragem e autonomia às pessoas

Por Amanda Matos Cavalcante*

As pessoas são os principais e mais importantes ativos de uma corporação.

Destaques
Destaques

Um em cada cinco trabalhadores dependerá da Inteligência Artificial

Confundir IA com automação por conta das previsões pessimistas de perdas de emprego ofusca o maior benefício da tecnologia, adverte o Gartner. Consultoria projeta a criação de dois milhões de novos postos de trabalho, por conta da IA, até 2025.

Linguagem C desbanca Java e Python e assume liderança entre os desenvolvedores

Índice Tiobe mostra ainda que há novas linguagens ganhando força, entre elas, a R, que subiu do 16º lugar para o 8º lugar.

Pessoas selam o sucesso ou o fracasso da transformação digital

Sem funcionários engajados, a estratégia tende a fracassar, pontua o vice-presidente do Gartner, Cassio Dreyfuss.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site