Patrocínio - IBM

Internet das Coisas une IBM Watson aos drones

Convergência Digital* - 31/10/2016

Os drones vão se juntar ao Watson para facilitar a gestão de recursos em áreas complexas. Através da computação cognitiva será possível fazer o acompanhamento de multidões em grandes eventos, controlar o tráfego nas grandes cidades, gerar dados em locais de difícil acesso e inspecionar aviões. Isso acontecerá porque a IBM fechou um acordo com a empresa holandesa Aerialtronics, especializada nas aeronaves não tripuladas.

A ideia é que os dados captados pelos drones sejam enviados para as APIs (interfaces de programação de aplicativos) de reconhecimento visual do Watson e para a plataforma de Internet das Coisas da IBM, ambas baseados em cloud. O primeiro mercado a ser explorado, segundo as notícias veiculadas nos jornais especializados, será o de manutenção de torres (ERBs) de telefonia móvel celular, mas não há uma data prevista para a operação comercial.

Fazer a inspeção é uma atividade considerada de risco à vida humana e, com a tecnologia, não será mais necessário expor o homem a esta operação. As equipes responsáveis terão acesso aos dados e, por meio da API de reconhecimento visual, vão detectar se há equipamentos danificados e a necessidade efetiva de reparos.

Mesmo sem uma legislação específica no Brasil, os Veículos Aéreos não Tripulados (Vants), ou drones, tornam-se cada vez mais populares no País, com destaque para o uso comercial. Projeta-se que existam, hoje, cerca de 10 fabricantes distribuídos por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os segmentos mais interessados em explorar esses equipamentos - principalmente para monitoramento e coleta de dados - são a agricultura, a mineração, a infraestrutura e o meio ambiente.Quer saber mais sobre Computação Cognitiva? Clique aqui.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

TICs em Foco : Computação Cognitiva — confira a íntegra clicando aqui.

Sistemas cognitivos vão movimentar US$ 47 bilhões em 2020

No desenvolvimento de apps corporativos, o uso da inteligência artificial começa a fazer a diferença para os negócios.

leia mais
Internet das Coisas une IBM Watson aos drones

Objetivo é usar a tecnologia para evitar o risco a vida humana em serviços como, por exemplo, a manutenção de antenas celulares em áreas perigosas.

leia mais
Um paciente da oncologia gera 1 terabyte de dados por dia

Dados contabilizados na área de saúde dão conta que um paciente da área gera informações equivalente a 50 celulares de 168 giga de memória, sendo que apenas 0,5% destas informações são avaliadas.

leia mais
Fleury e IBM se unem para validar Watson for Genomics no Brasil

Plataforma vai prover informações para auxiliar a tomada de decisão médica na assistência especializada. Dados serão hospedados na nuvem da IBM.

leia mais
Informação precisa, diagnóstico em tempo real

Acesso às informações, reporta estudo da Universidade de Tóquio, permitiu que o Watson, da IBM, identificasse um tipo raro de leucemia.

leia mais

Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2016 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site