TELECOM

MCTIC não descarta desoneração fiscal para atrair novos datacenters

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 09/11/2016 ... Convergência Digital

O MCTIC vai criar um grupo de trabalho para retomar a discussão de políticas capazes de atrair a instalação de datacenters no Brasil, revelou o diretor do departamento de banda larga da secretaria de Telecomunicações, Artur Coimbra, ao participar do IX Seminário TelComp, realizado nesta terça-feira, 09/11, em São Paulo. "A participação do Brasil nesse segmento fica muito abaixo do que se pode esperar. Estamos cientes de que há uma série de dificuldades para essas infraestruturas no país, mas queremos entender e mudar", pontuou.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Artur Coimbra, não descartou até a retomada de desoneração fical. "Se a infraestrutura não existe, não há arrecadação, portanto não há uma perda de receita existente, mas a desoneração pode ser uma das medidas a ser debatida", enfatizou. O Grupo de Trabalho deverá ser montado 'nas próximas semanas'.

Artur Coimbra também falou de uma revisão do programa Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), hoje, ofertado pela Embratel e Oi, que venceram licitação realizada em 2013. Um novo edital deve ser discutido em 2017 para aumentar a velocidade de acesso e a qualidade do serviço. "Novos satélites estão sendo lançados e podem ter velocidades de 5 Mbps a 30 Mbps". Assistam a entrevista do diretor do Departamento de banda larga da secretaria de Telecomunicações do MCTIC.


Oi sustenta que acordo com credores não é mediação judicial

Operadora diz que acordo que prevê o pagamento de credores até R$ 50 mil foi autorizado pela 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e é a única decisão que a companhia tem conhecimento.

Teles e fabricantes trocam farpas por bloqueio de celulares

A 20 dias do prazo proposto pela Anatel, guerra de notas sinaliza que o assunto ainda não foi pacificado entre os principais atores. Dados das operadoras dão conta que, mensalmente, 1 milhão de novos celulares irregulares entram no mercado.

Grupo sueco vai comprar Nextel por US$ 200 milhões

Se correr como o planejado, após duas etapas de aportes na operadora, grupo AINMT, que atua na Suécia, Noruega e Dinamarca com a marca Ice, ficará com 60% da empresa brasileira. NII Holdings ficará com os outros 40%.

Correios vendem 14 mil chips e avançam para o Rio de Janeiro

Depois do início das operações em São Paulo, em março, e em Brasília, em abril, estatal lança o Correios Celular na capital carioca. Meta da empresa é vender 500 mil chips até dezembro e se tornar a maior MVNO do país.

Procon-SP notifica teles por desrespeito ao bloqueio de telemarketing

Telefônica, Tim, Claro, Oi, Sky e Nextel estão entre as 35 empresas que terão que prestar esclarecimentos sobre o descumprimento da lei estadual 13.226/08, que criou um ‘não perturbe’ para call centers.

Oi não poderá usar sobras de P&D em compromissos na compra da BrT

Maioria dos conselheiros da Anatel entendeu que não há como a empresa carregar para anos seguintes os valores superiores aos aportes prometidos.


Veja a revista do 60º Painel Telebrasil 2016
Revista do 60º Painel Telebrasil 2016
O Brasil enfrenta uma de suas mais graves crises, e as telecomunicações em banda larga são essenciais para a retomada do desenvolvimento sustentável, com inclusão social, na moderna sociedade da informação e do conhecimento. Este foi o mote dos debates durante o 60º Painel Telebrasil, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília.

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G