INCLUSÃO DIGITAL

Se não usar o FUST para a banda larga, governo vai enfrentar a Justiça

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos* ... 14/11/2016 ... Convergência Digital

Até dezembro, o novo plano nacional de Banda Larga será divulgado pelo governo, revelou o diretor do departamento de banda larga da secretaria de Telecomunicações do MCTIC, Artur Coimbra, ao participar do IX Seminário TelComp, realizado no dia 08/11, em São Paulo.

"Ele (o plano banda larga) vai priorizar levar a cobertura de telefonia móvel para cerca de 2 mil municípios que ainda não têm o serviço", disse Coimbra. "Vamos lidar entre o factível e o ideal. Precisamos de instrumentos mais republicanos e duradouros para resolver os problemas de longo prazo. E digo: Não há como abrir mão do FUST e já avisamos às autoridades econômicas", completou o executivo do MCTIC.

Coimbra deixou claro que com a mudança de concessão para autorização, com o avanço do PL 3453 no Congresso Nacional, não haverá como o Estado impor metas às operadoras. E mais: O FUST corre o risco de ser questionado judicialmente, uma vez que não será mais uma concessão pública e as teles podem se negar a fazer a contribuição.

"O melhor a fazer é destinar o FUST para a sua destinação real". Coimbra também falou sobre o banda larga nas escolas. "A velocidade é muito baixa e precisa mudar e há um plano sendo desenhado com o Ministério da Educação". Assistam a apresentação.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Amazônia Conectada busca R$ 70 milhões para seguir em frente em 2017

Boa parte dos recursos será usada na aquisição e implantação de fibra óptica para ampliar a infraestrutura, explica o subchefe do CITEX, do Exército, coronel Eduardo Wolski.

Adolescentes aposentam PCs e notes e elegem smartphones e TV para acessarem à Internet

Pesquisa TIC Kids Online, do CETIC.br, mostra que o celular é o único aparelho de conexão para 31% dos jovens entre 9 e 17 anos. Meninos e meninas se diferem. Elas usam a rede para estudos. Eles baixam aplicativos.

Projeto armênio encoraja adolescentes a empreender com tecnologia

Em entrevista à CDTV, Marie Lou Papazian, diretora do Tumo, explicou que o projeto não é apenas para programadores de computadores e tem como meta criar uma base sólida de conhecimento de tecnologia para que ela seja usada em todas as áreas, como música e arte.   

Mercado diz que 90% dos lares de Brasília estão prontos para a TV Digital

Confiantes no desligamento dos sinais analógicos na data prevista, em 26/10, emissoras de TV alertam, porém, que ainda falta distribuir 100 mil kits de conversores para as famílias mais pobres. 

Economia móvel gerou US$ 255 bilhões à América Latina

Maior uso da Internet permitiu à região ingressar na chamada 'era dos aplicativos'. Os smartphones são os indutores desse novo meio econômico.

Se agir, Brasil será referência em Internet das Coisas rural

Co-autor de pesquisa sobre estratégias de internet das coisas, Pedro Maló, da Universidade Nova de Lisboa, propõe a busca por um terreno onde não há desenvolvimento relevante: solucionar a conectividade no campo. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G