OPINIÃO

Computação e a Educação Básica

Por Avelino Francisco Zorzo*
30/01/2017 ... Convergência Digital

Ciência da Computação é uma ciência dotada de mecanismos lógicos, linguísticos e tecnológicos para “resolução de problemas”. Um desses mecanismos é conhecido pelo nome de “algoritmo”. Esses problemas podem ser de qualquer natureza, por exemplo, no contexto de Administração, Antropologia, Biologia, Física, Direito ou Matemática; enfim, problemas do cotidiano.

O processo cognitivo usado pelos seres humanos para resolver problemas por meio de algoritmos é chamado de Pensamento Computacional. Este processo, diferente de raciocínio lógico e matemático, habilita os estudantes a especificar e organizar a solução de problemas a partir do desenvolvimento de habilidades como abstração, refinamento, modularização, recursão, metacognição, entre outras. Habilidades estas que, ao se tornarem parte do repertório cognitivo dos indivíduos, impactam na sua forma de relacionar com o mundo.

O domínio da Computação e das Tecnologias da Informação e Comunicação é fundamental e estratégico para o desenvolvimento social e econômico de uma nação. Esse domínio fundamenta-se em um fluxo contínuo de aprendizado, disseminação e evolução do conhecimento e tecnologias subjacentes, com diversos atores: estudantes, professores, gestores, escolas, outras instituições de ensino e pesquisa, governo, indústria, associações científicas, entre outros.

Além disto, a formação em Computação é fator estratégico para todos os países, em particular para o Brasil. É importante salientar que devemos primar pela qualidade do ensino em todos os níveis da cadeia de formação. Assim, entendemos que os conhecimentos de Computação e do Pensamento Computacional devam ser ensinados desde o Ensino Fundamental, a exemplo de outras ciências como Física, Matemática, Química e Biologia. Esses são pontos muito importantes para que no futuro tenhamos cidadãos qualificados para enfrentar os desafios do mundo.

*Avelino Francisco Zorzo é diretor de Educação da SBC - Socieade Brasileira da Computação. Colaborou com este texto: André Raabe, vice-coordenador da Comissão de Informática na Educação da SBC.


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