INOVAÇÃO

Plataforma 100% nacional usa o smartphone e a nuvem como pilares para IoT

Ana Paula Lobo ... 03/02/2017 ... Convergência Digital

Do Brasil para o mundo. Esse é o objetivo da plataforma ContextNet, criada em parceria pelo Laboratory for Advanced Collaboration (LAC), do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na prática, o ContextNet é um middleware mobile-cloud que unificará em smartphones funções de descoberta e de conexão com objetos inteligentes móveis, capazes de mover ou serem movidos, além de servir como intermediários para o envio e armazenamento de dados destes objetos na nuvem.

Em entrevista ao portal Convergência Digital, o coordenador do LAC, professor Markus Endler revela que nos próximos dias a primeira aplicação comercial desenvolvida na ContexteNet será apresentada ao mercado. Trate-se de uma solução para a gestão de hospitais e que foi criada em pouco mais de 20 dias. "A ideia é apresentar a aplicação aos hospitais e mostrar como é possível simplificar a gestão. Esse será o primeiro. Queremos também mostrar aplicações para segurança, transporte, energia, agricultura e outras áreas", explica.

De acordo ainda com Endler, hoje, os dispositivos da "Internet of Things" (IoT) precisam ser conectados à Internet através de gateways específicos que executam um software do fabricante com a "sua solução IoT". "Nós queremos unificar o acesso a todos esses objetos inteligentes à internet no aparelho celular. Não será preciso mais se prender a uma marca específica para poder permitir que os seus objetos inteligentes interajam através da nuvem", complementa o especialista.

Entusiasmado com o middleware, Endler diz que a grande aposta é que todo e qualquer dispositivo inteligente com sensores embarcados e conectividade sem fio de curto a médio alcance possa se beneficiar do ContextNet. Para o professor do CTC/PUC/Rio, não será mais o hardware, ou seja, o objeto físico, que dominará essa revolução tecnológica, mas sim a plataforma de software instalada na nuvem e nos smartphones.

Questionado sobre a participação do Brasil no boom da Internet das Coisas, Endler diz que quer 'contaminar' a sociedade e a indústria brasileira de software para que utilizem a ContextNet.  Ele admite que faltam investidores em inovação no país. "Infelizmente não temos um Vale do Silício e precisamos gerar mais atrativos para os investidores", observa.

O modelo de licenciamento comercial ainda não foi definido, mas para universidades e institutos de pesquisas o licenciamento é gratuito. " Não podemos reinventar a roda. Criamos um software muito bem documentado e robusto. Ela pode ser o pilar para uma série de aplicações e é isso que queremos fomentar", completa o professor Markus Endler.


Cloud Computing
Teles partem para soluções próprias de big data

A adoção da análise preditiva dos dados ainda é considerada 'excessivamente cautelosa' nas operadoras de telecomunicações da América Latina. Mercado na região de big data chegou a R$ 2 bilhões no ano passado.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Fintech lança serviço de transferência de dinheiro por chatbot no Facebook

Londrina TransferWise lança serviço quee permite o envio de dinheiro pelo Messenger. Modalidade não está disponível para os usuários do Brasil.

Brasileiros assistiram, em média, 6 horas e 17 minutos de TV em 2016

Estudo realizado em 15 regiões do país, mostra que as mulheres assistem mais TV do que os homens e que há uma retomada do público infantil e dos jovens.

Drones corporativos ganham escala e vendas vão quadruplicar em 2017

Expectativa é de que três milhões de unidades sejam comercializadas no mundo. Também há uma projeção de uma queda no preço, em especial, os voltados para as empresas, com uma redução de até 16,5%.

Petrópolis, no Rio de Janeiro, ganha novo Centro Tecnológico

Obras começam ainda neste primeiro semestre e unidade ficará ao lado do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

No Brasil, 64% das empresas não investem em Inovação

De acordo com o MCTIC, apenas 36% das companhias nacionais inovam e dessas somente 2,4% inovam para o mercado mundial. Para o IPEA, as políticas públicas não foram suficientes para estimular os investimentos em inovação no país.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G