Home - Convergência Digital

Novo projeto de lei obriga cobertura celular em rodovias

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 09/02/2017

O Senado Federal já tem um novo projeto de lei em tramitação que prevê a cobertura de sinais de celular nas estradas. Apresentado pelo 1o vice presidente da Casa, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o texto diz que a ampliação da cobertura deverá ser concluída em cinco anos e poderá contar com recursos do Fust. 

Apresentado na segunda, 6/2, o PLS 5/17 já está aguardando emendas na Comissão de Ciência e Tecnologia, depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça, de onde pode seguir diretamente à Câmara. O texto inclui um novo artigo (135-A) na Lei Geral de Telecomunicações, com mais três parágrafos:

“A autorização para prestação de serviços de telecomunicações móveis de interesse coletivo fica condicionada à obrigação de cobertura de toda a extensão das rodovias federais e estaduais existentes na área objeto da outorga.

A cobertura poderá ser realizada de maneira compartilhada, desde que abranja todos os usuários das diferentes prestadoras envolvidas e que não resulte em custo adicional para os usuários. 

Para cobrir os custos decorrentes da obrigação de que trata este artigo que não possam ser recuperados com a exploração eficiente do serviço, serão utilizados recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. 

A Agência deverá elaborar cronograma para a implantação da cobertura de que trata este artigo, devendo a cobertura total estar disponível no prazo máximo de cinco anos, sendo ainda fixadas metas anuais para sua progressiva e proporcional implantação.” 

Para o senador, “não haverá resistência das prestadoras de serviços de telecomunicações, uma vez que os custos não recuperáveis serão sustentados pelo Fundo, de modo a tornar atrativos os investimentos necessários”. Ao justificar o projeto, Cunha Lima diz que “os investimentos serão compartilhados entre as prestadoras de serviços de telecomunicações e o Fust – fundo criado exatamente para essa finalidade e que possui quase R$ 20 bilhões ociosos em caixa”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/10/2017
Acordo no Senado prevê votação da Lei do Uber em 24 de outubro

28/09/2017
No Senado, teles voltam a pedir mudanças na legislação do setor

26/09/2017
Senado muda texto da Câmara e tem novo projeto para Uber e similares

13/09/2017
4G já tem mais de um terço do mercado móvel

13/09/2017
Câmara aprova MP 780 sem troca de multas por investimentos

12/09/2017
Nova frente parlamentar da indústria eletroeletrônica vai tratar de OMC

06/09/2017
T-Mobile inclui Netflix grátis em planos de franquia “ilimitada”

01/09/2017
Brasil vendeu 25 milhões de celulares no 1º semestre

30/08/2017
Comissão aprova MP 780 sem troca de multas por investimentos

30/08/2017
Câmara vai discutir bloqueio de celulares ‘piratas’ pela Anatel

Destaques
Destaques

4G mostra força diante da expectativa pelo 5G

Na América Latina,o crescimento das conexões LTE foi expressivo e a participação da tecnologia deve chegar a 28% até dezembro, alcançando 198,6 milhões de conexões ativas. No mundo, foram 2,37 bilhões de assinaturas LTE, um impulso de 59% de junho de 2016 a junho de 2017.

Classes C, D e E endossam o uso da banda larga móvel no Brasil

A pesquisa TIC Domicílios mostra que nas classes de menor poder econômico o acesso à Internet está acontecendo de forma exclusiva pelo celular. Nas classes A e B há uma divisão entre celulares e PCs.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Inteligência Artificial já faz parte da sua vida

Por Eduardo Prado*

Existem aplicações que já estão dando o que falar e a IA será cada vez mais onipresente, aponta o especialista e consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo para o Portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site