Home - Convergência Digital

Novo projeto de lei obriga cobertura celular em rodovias

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 09/02/2017

O Senado Federal já tem um novo projeto de lei em tramitação que prevê a cobertura de sinais de celular nas estradas. Apresentado pelo 1o vice presidente da Casa, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o texto diz que a ampliação da cobertura deverá ser concluída em cinco anos e poderá contar com recursos do Fust. 

Apresentado na segunda, 6/2, o PLS 5/17 já está aguardando emendas na Comissão de Ciência e Tecnologia, depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça, de onde pode seguir diretamente à Câmara. O texto inclui um novo artigo (135-A) na Lei Geral de Telecomunicações, com mais três parágrafos:

“A autorização para prestação de serviços de telecomunicações móveis de interesse coletivo fica condicionada à obrigação de cobertura de toda a extensão das rodovias federais e estaduais existentes na área objeto da outorga.

A cobertura poderá ser realizada de maneira compartilhada, desde que abranja todos os usuários das diferentes prestadoras envolvidas e que não resulte em custo adicional para os usuários. 

Para cobrir os custos decorrentes da obrigação de que trata este artigo que não possam ser recuperados com a exploração eficiente do serviço, serão utilizados recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. 

A Agência deverá elaborar cronograma para a implantação da cobertura de que trata este artigo, devendo a cobertura total estar disponível no prazo máximo de cinco anos, sendo ainda fixadas metas anuais para sua progressiva e proporcional implantação.” 

Para o senador, “não haverá resistência das prestadoras de serviços de telecomunicações, uma vez que os custos não recuperáveis serão sustentados pelo Fundo, de modo a tornar atrativos os investimentos necessários”. Ao justificar o projeto, Cunha Lima diz que “os investimentos serão compartilhados entre as prestadoras de serviços de telecomunicações e o Fust – fundo criado exatamente para essa finalidade e que possui quase R$ 20 bilhões ociosos em caixa”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

21/06/2017
CCT do Senado aprova reconhecimento de marca de “alto renome” pelo INPI

21/06/2017
Celular dos Correios chega a 4 capitais e 21 mil chips vendidos

20/06/2017
Relator da MP 774 mantém desoneração da folha para TI e call center

20/06/2017
Governo perde e reforma trabalhista é rejeitada em comissão do Senado

14/06/2017
Teles e empresas de TI defendem aprovação da reforma trabalhista

13/06/2017
Defesa do Consumidor aprova projeto que proíbe franquia na internet fixa

09/06/2017
Teles e fabricantes trocam farpas por bloqueio de celulares

05/06/2017
Correios vendem 14 mil chips e avançam para o Rio de Janeiro

02/06/2017
Kassab diz que lei que veda contingenciamento pode sair ainda em 2017

31/05/2017
Oi e TIM concentram perdas da telefonia móvel

Destaques
Destaques

4G dispara e tráfego móvel alcançará 66 Exabytes/mês até 2022

Só no 1º trimestre foram adicionadas 250 milhões de novas assinaturas LTE no mundo.

3G está presente em 5016 municípios do Brasil

Já o 4G está presente em 1925 localidades, revela estudo da Telebrasil. O país soma 227 milhões de acessos à internet - 199,8 milhões móveis e 27.2 milhões fixos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Inteligência Artificial causa furor e não é hype!

Por Eduardo Prado*

O consultor Eduardo Prado explica o que está motivando o 'boom' atual da IA e quais são os 'drivers' de mercado.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site