Home - Convergência Digital

Shopping do Rio adota beacons para acelerar vendas

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo* - 10/02/2017

O Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, fará a partir deste mês, o primeiro piloto do Rio de Janeiro e  segundo do Brasil com o uso dos beacons- dispositivos que emitem informações por meio do Bluetooth diretamente aos smartphones das pessoas - para acelerar as vendas do varejo físico. No total são 40 beacons distribuídos pelo shopping, localizado na zona sul da cidade. O projeto é conduzido pela Fulllab, empresa especializada em soluções de comércio eletrônico, que também fez o primeiro piloto, realizado, no ano passado, no ParqueShopping, em Belém.

"A Rede Aliansce é maior desenvolvedora de shopping centers do Brasil e está apostando na tecnologia para acelerar o varejo físico. Os beacons vão permitir que as lojas possam interagir com os usuários, que elas mandem mensagens personalizadas, vão permitir que os lojistas saibam se a pessoa entrou e não levou. É fato que tudo que se aprendeu no ecommerce nos últimos 10 anos, onde há muita inteligência na oferta das soluções, não aconteceu ainda no varejo físico, que tem as mesmas ações nos últimos 50 anos", pontua, em entrevista ao portal Convergência Digital, o CEO da Fulllab, Marcelo Najnudel.

Segundo o executivo, o uso dos beacons está dentro do universo de Internet das Coisas e será cada vez mais realidade no Brasil. O uso da inteligência no varejo físico expandirá as ações de big data. "No varejo, hoje, há as políticas off e online. Como se fossem ações diferenciadas. Não há interação entre o online e o offline. E o dinheiro da compra é um só. Esses canais precisam convergir", salienta Najnudel.

Focada no varejo, a Fulllab não planeja usar os beacons - que são importados - em outras áreas, pelo menos nesse primeiro momento, mesmo sabendo que há segmentos interessados como aeroportos e concessionárias de rodovia. "A grande questão é definir a estratégia da coleta dos dados para fazer ações reais. Não dá para coletar, sem ter uma política de uso", completa o executivo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/03/2017
Teles e sites de comércio eletrônico lideram reclamações no Procon de SP

17/03/2017
Sites de comércio eletrônico não respondem por falha de terceiros

16/02/2017
Compras na Internet: Brasileiro muda e opta pelo pagamento à vista

10/02/2017
Shopping do Rio adota beacons para acelerar vendas

29/11/2016
Black Friday teve alta de 17% nas compras online

28/11/2016
Preços diferentes ou maquiados lideram queixas da Black Friday

25/11/2016
Smartphones assumem lugar nas compras online

11/11/2016
Procon divulga ranking de mais reclamadas do comércio eletrônico

08/11/2016
Governo de SP agita 'guerra fiscal' e reduz ICMS para comércio eletrônico

28/10/2016
e-commerce nacional projeta faturar R$ 2 bilhões com megavenda no dia 25 de novembro

Destaques
Destaques

Tráfego de dados móveis vai crescer cinco vezes no Brasil até 2021

Relatório Cisco Visual Networking revela que, nos próximos cinco anos,  a população global terá mais telefones celulares (5,5 bilhões) do que contas bancárias (5,4 bilhões), água canalizada (5,3 bilhões) e telefones fixos (2,9 bilhões). Redes 5G chegam antes com IoT.

5G pode gerar 22 milhões de empregos no mundo até 2035

Pesquisa mostra que o 5G terá um impacto no crescimento do PIB global em até US$ 3 trilhões de 2020 a 2035.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

VoLTE: Você sabe o que isso vai significar?

Por Luiz Cesar de Oliveira,

Serviços de voz sobre uma rede 4G devem se tornar disponíveis aos consumidores a partir de 2017.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site