Home - Convergência Digital

Shopping do Rio adota beacons para acelerar vendas

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo* - 10/02/2017

O Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, fará a partir deste mês, o primeiro piloto do Rio de Janeiro e  segundo do Brasil com o uso dos beacons- dispositivos que emitem informações por meio do Bluetooth diretamente aos smartphones das pessoas - para acelerar as vendas do varejo físico. No total são 40 beacons distribuídos pelo shopping, localizado na zona sul da cidade. O projeto é conduzido pela Fulllab, empresa especializada em soluções de comércio eletrônico, que também fez o primeiro piloto, realizado, no ano passado, no ParqueShopping, em Belém.

"A Rede Aliansce é maior desenvolvedora de shopping centers do Brasil e está apostando na tecnologia para acelerar o varejo físico. Os beacons vão permitir que as lojas possam interagir com os usuários, que elas mandem mensagens personalizadas, vão permitir que os lojistas saibam se a pessoa entrou e não levou. É fato que tudo que se aprendeu no ecommerce nos últimos 10 anos, onde há muita inteligência na oferta das soluções, não aconteceu ainda no varejo físico, que tem as mesmas ações nos últimos 50 anos", pontua, em entrevista ao portal Convergência Digital, o CEO da Fulllab, Marcelo Najnudel.

Segundo o executivo, o uso dos beacons está dentro do universo de Internet das Coisas e será cada vez mais realidade no Brasil. O uso da inteligência no varejo físico expandirá as ações de big data. "No varejo, hoje, há as políticas off e online. Como se fossem ações diferenciadas. Não há interação entre o online e o offline. E o dinheiro da compra é um só. Esses canais precisam convergir", salienta Najnudel.

Focada no varejo, a Fulllab não planeja usar os beacons - que são importados - em outras áreas, pelo menos nesse primeiro momento, mesmo sabendo que há segmentos interessados como aeroportos e concessionárias de rodovia. "A grande questão é definir a estratégia da coleta dos dados para fazer ações reais. Não dá para coletar, sem ter uma política de uso", completa o executivo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/12/2017
Pesquisa prevê alta de 12% no comércio eletrônico graças ao Natal

28/11/2017
Black Friday brasileira movimentou R$ 2,48 bi no comércio eletrônico

28/11/2017
Peixe Urbano e Groupon Brasil unem operações por protagonismo no e-commerce

01/11/2017
Black Friday: Camara-e.net abre inscrições para selo de credibilidade

06/10/2017
Magazine Luiza amplia e-commerce e adota descontos progressivos

04/09/2017
Staples Brasil lança solução B2B atenta ao segmento PMEs

22/08/2017
Comércio eletrônico projeta arrecadar R$ 2,2 bi com black friday no Brasil

11/08/2017
B2B movimentará R$ 1,81 trilhão em transações online no Brasil

02/08/2017
Comércio eletrônico prevê alta de 10% no Dia dos Pais

31/07/2017
Banco Central adia regulamentação dos marketplaces

Destaques
Destaques

Teles projetam 100 milhões de 4G até o fim de 2017

Em outubro, a conta é de que já existiam 95 milhões de acessos em 4G, contra 92 milhões de 3G. Expectativa é de que o LTE represente 80% dos acessos em 2018.

Migração total do 2G exige smartphones mais baratos

Para o Sinditelebrasil, preço dos aparelhos é barreira para os 36 milhões de usuários que ainda têm acessos GSM. Acessos 4G superaram os 3G em outubro.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Teles Tradicionais X Especializadas: o dilema para a IoT

Por Fábio Trindade

M2M e a Internet das Coisas são elementos centrais no debate das novas tecnologias que formarão o futuro em torno da 5G e continuarão em crescimento vertiginoso.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site