Home - Convergência Digital

Shopping do Rio adota beacons para acelerar vendas

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo* - 10/02/2017

O Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, fará a partir deste mês, o primeiro piloto do Rio de Janeiro e  segundo do Brasil com o uso dos beacons- dispositivos que emitem informações por meio do Bluetooth diretamente aos smartphones das pessoas - para acelerar as vendas do varejo físico. No total são 40 beacons distribuídos pelo shopping, localizado na zona sul da cidade. O projeto é conduzido pela Fulllab, empresa especializada em soluções de comércio eletrônico, que também fez o primeiro piloto, realizado, no ano passado, no ParqueShopping, em Belém.

"A Rede Aliansce é maior desenvolvedora de shopping centers do Brasil e está apostando na tecnologia para acelerar o varejo físico. Os beacons vão permitir que as lojas possam interagir com os usuários, que elas mandem mensagens personalizadas, vão permitir que os lojistas saibam se a pessoa entrou e não levou. É fato que tudo que se aprendeu no ecommerce nos últimos 10 anos, onde há muita inteligência na oferta das soluções, não aconteceu ainda no varejo físico, que tem as mesmas ações nos últimos 50 anos", pontua, em entrevista ao portal Convergência Digital, o CEO da Fulllab, Marcelo Najnudel.

Segundo o executivo, o uso dos beacons está dentro do universo de Internet das Coisas e será cada vez mais realidade no Brasil. O uso da inteligência no varejo físico expandirá as ações de big data. "No varejo, hoje, há as políticas off e online. Como se fossem ações diferenciadas. Não há interação entre o online e o offline. E o dinheiro da compra é um só. Esses canais precisam convergir", salienta Najnudel.

Focada no varejo, a Fulllab não planeja usar os beacons - que são importados - em outras áreas, pelo menos nesse primeiro momento, mesmo sabendo que há segmentos interessados como aeroportos e concessionárias de rodovia. "A grande questão é definir a estratégia da coleta dos dados para fazer ações reais. Não dá para coletar, sem ter uma política de uso", completa o executivo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/10/2017
Magazine Luiza amplia e-commerce e adota descontos progressivos

04/09/2017
Staples Brasil lança solução B2B atenta ao segmento PMEs

22/08/2017
Comércio eletrônico projeta arrecadar R$ 2,2 bi com black friday no Brasil

11/08/2017
B2B movimentará R$ 1,81 trilhão em transações online no Brasil

02/08/2017
Comércio eletrônico prevê alta de 10% no Dia dos Pais

31/07/2017
Banco Central adia regulamentação dos marketplaces

29/06/2017
Crise redesenha o comércio eletrônico no Brasil

14/06/2017
Compras online crescem 5,1% no Dia dos Namorados

08/06/2017
Ebit espera alta de 6% no comércio eletrônico com Dia dos Namorados

25/04/2017
Comércio eletrônico espera alta de 12% em 2017

Destaques
Destaques

4G mostra força diante da expectativa pelo 5G

Na América Latina,o crescimento das conexões LTE foi expressivo e a participação da tecnologia deve chegar a 28% até dezembro, alcançando 198,6 milhões de conexões ativas. No mundo, foram 2,37 bilhões de assinaturas LTE, um impulso de 59% de junho de 2016 a junho de 2017.

Classes C, D e E endossam o uso da banda larga móvel no Brasil

A pesquisa TIC Domicílios mostra que nas classes de menor poder econômico o acesso à Internet está acontecendo de forma exclusiva pelo celular. Nas classes A e B há uma divisão entre celulares e PCs.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Inteligência Artificial já faz parte da sua vida

Por Eduardo Prado*

Existem aplicações que já estão dando o que falar e a IA será cada vez mais onipresente, aponta o especialista e consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo para o Portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site