INTERNET

Esgotado, IPv4 só será alocado para novas empresas

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/02/2017 ... Convergência Digital

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), anunciou nesta quarta, 15/2, que a região entrou na fase final do que chama de ‘terminação gradual’, ou seja, a distribuição dos últimos endereços IPv4. A partir de agora, alocações só para novos provedores de conexão. 

“Empresas que vão entrar no mercado daqui em diante terão uma quantidade pequena de IPv4, mas suficiente para iniciar seu serviço e para se preparar para a transição para o IPv6. O objetivo é garantir que empresas que precisam desse recurso recebam uma quantidade mínima”, explica o gerente de Recursos de Numeração do NIC.br, Ricardo Patara. 

Como se trata da distribuição de um recurso escasso, medidas por conta do esgotamento foram adotadas ainda em 2014. Ali, já se criou uma limitação aos pedidos de endereços na versão 4 do protocolo internet – uma mesma empresa só poderia levar 1024 endereços por vez, só podendo pedir novamente depois de seis meses. A nova etapa é ainda mais rigorosa. “Quem já recebeu, não pode mais receber. Somente haverá alocação para quem ainda não tem IPv4, e apenas 1024 endereços, uma única vez”, explica Patara.

O esgotamento de endereços IPv4 se tornou razoavelmente previsível há coisa de duas décadas, quando a internet comercial disparou. Lá atrás, em 1977, quando Vint Cerf e Robert Kahn desenvolveram a base desse sistema de comunicação, o TCP/IP, os 4,3 bilhões de combinações possíveis com números de 32 bits pareciam mais do que suficientes. Mas eles acabaram e a internet das coisas ainda nem chegou para valer. Daí a necessidade de mudança para um sistema de 128 bits, o que permite uma infinidade muito maior (340 ‘undecilhões’) de combinações.

Em 2014, quando as medidas de controle na distribuição começaram a vigorar na América Latina e Caribe, o Brasil tinha algo como 0,1% de usuários IPv6. Os dados mais recentes indicam que neste fevereiro de 2017 a proporção chegou perto de 15% “O volume de IPv6 tem crescido significativamente e vai continuar crescendo”, aposta o gerente de recursos de numeração do NIC.br.


NIC.br libera código-fonte de sistema que mede qualidade da Internet

"Ao promover o uso do SIMET Box, teremos mais medições e, consequentemente, maior riqueza de dados sobre a qualidade da conexão à Internet nas diferentes localidades do Brasil", destaca Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br.

ICANN: Acesso à Internet para além da elite exige um 'trabalho duro'

A missão de conectar o próximo 1,5 bilhão de pessoas exigirá conteúdos e idiomas mais locais, diz o presidente da ICANN, Göran Marby. Ele defendeu ainda o modelo multistakeholder adotado na América Latina e Caribe. "Vocês têm muito para ensinar ao mundo".

Europa multa Facebook em R$ 400 milhões por cruzar dados com Whatsapp

Para braço antitruste da União Europeia, rede social forneceu informações falsas quando comprou o aplicativo e negou o que viria a fazer dois anos depois.

OTTs entram em guerra e denunciam práticas desleais na Internet

De um lado, Spotify, Deezer e Rocket Internet. Do outro, Apple, Amazon, Google e Facebook. A disputa entre os OTTs incrementa e a Europa já estuda publicar uma lei para lidar com as queixas de práticas desleais na concorrência.

Safernet adverte que jogo Baleia Azul é notícia falsa

Entidade alerta para a disseminação de informações sensacionalistas sem evidências e para uma possível reação legislativa movida tão somente pelo pânico. Mas especialista insiste na mudança das regras.

Revista Abranet 20 . março/maio 2017
Veja a Revista Abranet nº 20 Mudança na cobrança via boleto pode onerar empresas. Recomendação é negociar com bancos e procurar alternativas; Mudanças no ISS ampliam a incidência do imposto;
e muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G