NEGÓCIOS

Android e IOS estão em 99,6% dos smartphones vendidos

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/02/2017 ... Convergência Digital

As vendas globais de smartphones para usuários finais totalizaram 432 milhões de unidades no quarto trimestre de 2016, uma alta de 7% sobre o mesmo período de 2015, segundo a consultoria Gartner. Ao longo do ano foram vendidos 1,5 bilhão de aparelhos, com a consolidação dos sistemas operacionais Android e iOS, que juntos estão em 99,6% dos smartphones. 

Ambos já eram dominantes, tendo encerrado o ano anterior com participação de 98,4%. Mas o recuo do Windows, que tinha 1,1% do mercado de smartphones em 2015, mas caiu para 0,3% no fim de 2016, e o desaparecimento do Blackberry, essa dominância ficou ainda maior. Especialmente para os aparelhos Android, que cresceram um ponto percentual, para 81,7%. O iOS foi de 17,7% para 17,9%. 

Os números sobre as vendas de aparelhos para usuários finais também viram a Apple voltar ao topo do ranking depois de dois anos. No quarto trimestre de 2016 a empresa americana vendeu 77 milhões de aparelhos, contra 76,7 milhões da Samsung. 

“A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna para a Samsung nos aparelhos com tela grande”, diz a consultoria, que também aponta a crescente competição sofrida pela fabricante coreana por smartphones médios e de entrada das chinesas Huawei, Oppo e BBK. Essas três empresas representaram 21,3% das vendas no trimestre, uma alta de 7% sobre um ano antes. 

No ano de 2016 foram vendidos 1,5 bilhões de smartphones a usuários finais, o que representa uma alta de 5% sobre 2015. Nesse quadro geral a Samsung segue como líder, com 20,5% das vendas – 306,4 milhões de aparelhos. A Apple aparecem em segundo, com 14,4% do mercado – 216 milhões de celulares. Ambas, no entanto, perderam mercado na comparação com 2015 (tinham 22,5% e 15,9%, respectivamente, no fim do ano anterior. 

Também no cenário anual as três maiores fabricantes chinesas avançaram cerca de 7%, sendo responsáveis por praticamente um em cada cinco aparelhos vendidos no ano passado. A Huawei, com 132,8 milhões de smartphones, viu sua fatia subir de 7,3% para 8,9% do mercado. A Oppo e BBK praticamente dobraram. A Oppo passou de 2,8% para 5,7% das vendas totais (85,3 milhões de aparelhos), enquanto a BBK foi de 2,5% para 4,8% (72,4 milhões).


Crescem fusões e aquisições de internet e TI

Segundo relatório da KPMG, ano de 2018 registrou 62 empresas estrangeiras adquirindo brasileiras na web.

CADE diz que conluio de empresas de cabos submarinos prejudicou o Brasil

Exsym Corporation, LS Cable LTD, Nexans, Prysmian S.p.A, Taihan Electric Wire e Viscas Corporation teriam dividido entre si territórios e projetos, discutido e combinado preços a serem cotados em projetos específicos.

TI avança dois dígitos e mercado de TICs tem crescimento previsto de 4,9% no Brasil

Projeção otimista é da IDC Brasil. "O mercado está dizendo que vai ter mais budget, que está mais otimista", afirmou Pietro Delai, gerente de consultoria e pesquisa da consultoria.

Metade dos PCs do mundo roda com software desatualizados

Relatório aponta que 55% dos usuários de PCs negligenciam a parte de segurança das suas aplicações. Um dos aplicativos menos atualizado é o Skype. Estudo também mostra que mais de 20% dos usuários Windows usam versões antigas e/ou não mais suportadas pela Microsoft.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G