NEGÓCIOS

Android e IOS estão em 99,6% dos smartphones vendidos

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/02/2017 ... Convergência Digital

As vendas globais de smartphones para usuários finais totalizaram 432 milhões de unidades no quarto trimestre de 2016, uma alta de 7% sobre o mesmo período de 2015, segundo a consultoria Gartner. Ao longo do ano foram vendidos 1,5 bilhão de aparelhos, com a consolidação dos sistemas operacionais Android e iOS, que juntos estão em 99,6% dos smartphones. 

Ambos já eram dominantes, tendo encerrado o ano anterior com participação de 98,4%. Mas o recuo do Windows, que tinha 1,1% do mercado de smartphones em 2015, mas caiu para 0,3% no fim de 2016, e o desaparecimento do Blackberry, essa dominância ficou ainda maior. Especialmente para os aparelhos Android, que cresceram um ponto percentual, para 81,7%. O iOS foi de 17,7% para 17,9%. 

Os números sobre as vendas de aparelhos para usuários finais também viram a Apple voltar ao topo do ranking depois de dois anos. No quarto trimestre de 2016 a empresa americana vendeu 77 milhões de aparelhos, contra 76,7 milhões da Samsung. 

“A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna para a Samsung nos aparelhos com tela grande”, diz a consultoria, que também aponta a crescente competição sofrida pela fabricante coreana por smartphones médios e de entrada das chinesas Huawei, Oppo e BBK. Essas três empresas representaram 21,3% das vendas no trimestre, uma alta de 7% sobre um ano antes. 

No ano de 2016 foram vendidos 1,5 bilhões de smartphones a usuários finais, o que representa uma alta de 5% sobre 2015. Nesse quadro geral a Samsung segue como líder, com 20,5% das vendas – 306,4 milhões de aparelhos. A Apple aparecem em segundo, com 14,4% do mercado – 216 milhões de celulares. Ambas, no entanto, perderam mercado na comparação com 2015 (tinham 22,5% e 15,9%, respectivamente, no fim do ano anterior. 

Também no cenário anual as três maiores fabricantes chinesas avançaram cerca de 7%, sendo responsáveis por praticamente um em cada cinco aparelhos vendidos no ano passado. A Huawei, com 132,8 milhões de smartphones, viu sua fatia subir de 7,3% para 8,9% do mercado. A Oppo e BBK praticamente dobraram. A Oppo passou de 2,8% para 5,7% das vendas totais (85,3 milhões de aparelhos), enquanto a BBK foi de 2,5% para 4,8% (72,4 milhões).


Cloud Computing
SP inaugura ensino à distância com nuvem da AWS e internet negociada com Vivo, Claro, TIM e Oi

Secretaria de Educação vai firmar acordo com operadoras para patrocinar internet a alunos e professores. Sistema terá aulas ao vivo com professores da rede pública, com interações por meio de chat e vídeos. 

Depois de vários nãos, Covid-19 faz Xerox desistir de oferta hostil pela HP

Aquisição, agora, é considerada muito arriscada. Proposta feita era de US$ 35 bilhões.

Big data e IA para saúde fazem Semantix comprar a Tradimus

Empresa brasileira adquiriu solução voltada para gestão dos recebimentos de pagamentos das seguradoras e operadoras de planos de saúde pelos serviços prestados. Valor da transação não foi revelado pelas partes.

Fenainfo faz manifesto pela retomada das atividades econômicas

Entidade, que reúne mais de 120 mil empresas de TI, afirma que 'diante da paralisação de muitos dos seus clientes, as empresas de TI também correm o risco de parar'.

Coronavírus: Generali amplia uso de PC alugado da Simpress por home office

Seguradora decidiu dobrar a quantidade de equipamentos contratados por outsourcing para manter o funcionamento dos negócios. CEO da Simpress, Vittorio Danesi, diz que, em sete dias, foram alocados mais de três mil notebooks em distintos clientes.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G