NEGÓCIOS

Android e IOS estão em 99,6% dos smartphones vendidos

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/02/2017 ... Convergência Digital

As vendas globais de smartphones para usuários finais totalizaram 432 milhões de unidades no quarto trimestre de 2016, uma alta de 7% sobre o mesmo período de 2015, segundo a consultoria Gartner. Ao longo do ano foram vendidos 1,5 bilhão de aparelhos, com a consolidação dos sistemas operacionais Android e iOS, que juntos estão em 99,6% dos smartphones. 

Ambos já eram dominantes, tendo encerrado o ano anterior com participação de 98,4%. Mas o recuo do Windows, que tinha 1,1% do mercado de smartphones em 2015, mas caiu para 0,3% no fim de 2016, e o desaparecimento do Blackberry, essa dominância ficou ainda maior. Especialmente para os aparelhos Android, que cresceram um ponto percentual, para 81,7%. O iOS foi de 17,7% para 17,9%. 

Os números sobre as vendas de aparelhos para usuários finais também viram a Apple voltar ao topo do ranking depois de dois anos. No quarto trimestre de 2016 a empresa americana vendeu 77 milhões de aparelhos, contra 76,7 milhões da Samsung. 

“A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna para a Samsung nos aparelhos com tela grande”, diz a consultoria, que também aponta a crescente competição sofrida pela fabricante coreana por smartphones médios e de entrada das chinesas Huawei, Oppo e BBK. Essas três empresas representaram 21,3% das vendas no trimestre, uma alta de 7% sobre um ano antes. 

No ano de 2016 foram vendidos 1,5 bilhões de smartphones a usuários finais, o que representa uma alta de 5% sobre 2015. Nesse quadro geral a Samsung segue como líder, com 20,5% das vendas – 306,4 milhões de aparelhos. A Apple aparecem em segundo, com 14,4% do mercado – 216 milhões de celulares. Ambas, no entanto, perderam mercado na comparação com 2015 (tinham 22,5% e 15,9%, respectivamente, no fim do ano anterior. 

Também no cenário anual as três maiores fabricantes chinesas avançaram cerca de 7%, sendo responsáveis por praticamente um em cada cinco aparelhos vendidos no ano passado. A Huawei, com 132,8 milhões de smartphones, viu sua fatia subir de 7,3% para 8,9% do mercado. A Oppo e BBK praticamente dobraram. A Oppo passou de 2,8% para 5,7% das vendas totais (85,3 milhões de aparelhos), enquanto a BBK foi de 2,5% para 4,8% (72,4 milhões).


Cloud Computing
Seguradora 100% online da Caixa usa a nuvem para aprimorar atendimento ao cliente

A Youse contratou serviços da Salesforce e, hoje, têm mais de 450 funcionários logados à plataforma cloud, que é considerada de missão crítica por funcionar initerruptamente.

Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016

Brasília espera R$ 1,6 bilhão de investimentos privados no Parque Tecnológico

“Nossa expectativa é que a partir de fevereiro do ano que vem os interessados em investir já possam adquirir cotas do fundo e as empresas interessadas em se instalar no parque possam assinar seus contratos”, diz o presidente da Terracap, Júlio César Reis. 

Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016
Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

'Boom' de tablets é coisa de passado no Brasil

Vendas seguem em baixa e, em 2016, foram vendidos 4 milhões de unidades, revela a IDC. As crianças são o público maior dos dispositivos e, este ano, a projeção é de uma queda de 7% em relação ao ano passado.

Embratel: transformação digital é a capacidade de realizar com poucos recursos

A economia digital está mudando a forma de fazer negócios e impõe uma revisão de conceitos por parte das empresas e de todo o ecossistema produtivo, aponta o diretor da operadora, Flávio Moraes.

Importações de celulares triplicam em 2016

Foram quase 12 milhões de aparelhos no ano passado, o que representou alta de 214%. E 2017 começa em ritmo ainda mais forte, com crescimento de 250%, na comparação com janeiro de 2016.

Oracle retoma guerra com o Google por Java/Android

Empresa recorreu à Corte de Apelações para suspender decisão favorável à rival. Oracle insiste no pedido de indenização de aproximadamente US$ 9 bilhões.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G