Convergência Digital - Home

Planejamento estima gastar R$ 16 milhões em nuvem coletiva para órgãos federais

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 08/03/2017

O governo federal estima em R$ 16,6 milhões a contratação, ainda em 2017, de serviços de computação em nuvem para, no mínimo, 40 órgãos federais. Conforme o termo de referência que está em consulta pública, a compra coletiva deverá ser feita por pregão e na modalidade de registro de preços, com dois fornecedores distintos. 

Assim, a proposta é de divisão dessa contratação coletiva em três lotes, sendo os dois primeiros para o serviço de ‘nuvem’ em si, sendo 60% no primeiro e 40% no segundo, ficando para o terceiro lote o suporte técnico, treinamento e gerenciador ‘multinuvem’. “Os Lotes 1 e 2 serão adjudicados a licitantes necessariamente distintas, caracterizando atendimento à necessidade de contratar mais de um provedor”. 

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, a separação atende orientação do TCU e dá mais segurança aos órgãos públicos, ao tentar evitar aprisionamento a um único fornecedor e viabilizar preços menores na licitação. 

“Corroborou ainda a necessidade de contratar mais de um provedor, os riscos elencados no Acórdão no 1.739/2015 do Tribunal de Contas da União, relativos a necessidade de considerar oportuno mais de um provedor como alternativa de Plano de Continuidade, a necessidade de viabilizar a transferência de operações de um provedor de computação em nuvem para um provedor alternativo, a necessidade de assegurar continuidade dos serviços no caso de interrupções planejadas ou não, e assegurar nível de serviços adequados, entre outros”, diz o termo de referência. 

Além disso, a STI elenca a “heterogeneidade” dos clientes e garantias de segurança para sustentar que “a recomendação aos órgãos será de sempre contratar dois provedores para mitigar risco de descontinuidade de serviços críticos”. “Para o objetivo de garantir a continuidade dos serviços, cada uma das licitantes vencedoras deverá prover os serviços a partir de, no mínimo, duas localidades geograficamente distintas, em distâncias superiores a 30 km”.

O texto completo do termo de referência ficará em consulta pública até 24/3. Originalmente essa consulta se dá pelo portal Participa.br, mas por falhas técnicas que até aqui não permitem acessar por ali, a proposta também foi colocada no site do Governo Eletrônico e pode ser conferida neste link. As sugestões devem ser encaminhadas por email para cgser@planejamento.gov.br.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Apenas 16% das PMEs brasileiras usam capacidade de processamento em nuvem

O dado faz parte da pesquisa TIC Empresas 2017, que pela primeira vez, avaliou a adoção de serviços cloud pelas pequenas e médias empresas no País. O e-mail na nuvem é o serviço mais usado, com 27%.

Por 5G, TIM Brasil terá 21 data centers virtualizados no Brasil

O diretor de engenharia da TIM Brasil, Marco Di Constanzo, revelou que a operdora terá 10 data centers virtualizados até o final deste ano. Piloto oficial do 5G acontecerá com a liberação da faixa 3,5GHz.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Mão de obra é o "Calcanhar de Aquiles" da Inteligência Artificial

Por Eduardo Prado*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o consultor Eduardo Prado, mostra como os gigantes da tecnologia travam uma dura batalha para conseguir fidelizar os especialistas existentes. Ele também adverte: há uma busca desenfreada pela competência em IA.

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site