Home - Convergência Digital

Brasileiro faz 58 mil transações digitais por hora

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital*n - 13/03/2017

Com o crescimento de brasileiros ativos no comércio eletrônico e a popularização dos aplicativos de música, filmes e transportes, nasce um novo tipo de consumidor, o digital. Mesmo sendo uma modalidade recente no mercado, essa forma de consumo cresce exponencialmente em números de consumidores e de transações: quatro em cada dez brasileiros portadores de cartão são digitais e mais de 58 mil compras digitais acontecem por hora no país.

Esses e outros números do consumidor digital foram traçados pelo Score Digital, novo modelo estatístico desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Visa Perfomance Soluctions, para analisar as tendências e os impactos provocados pelas transações digitais na economia, no varejo e no mercado financeiro.

“As empresas já estão atentas à necessidade de serem inovadoras e tecnológicas, mas é importante entender quem é esse consumidor e como ele se comporta, seja para melhorar sua performance, criar produtos ou explorar os canais digitais com mais eficiência”, conta Fernando Teles, country manager da Visa. “O Score Digital utiliza os dados transacionais da rede de pagamentos da empresa – a VisaNet -, e monitora migrações, evoluções, intensidade de consumo e vai além disso, antecipa tendências”.

O modelo estatístico analisa uma série de variáveis, como intensidade de uso, variedade de comércios online, amplitude de valores gastos, evolução versus tempo, entre outras. São estudadas pela Visa todas as operações realizadas nas lojas virtuais e nos aplicativos, divididas nas seguintes dimensões: Media Streaming, Social Media, Central de Apps, E-commerces Tradicionais e Inovadores, Apps de Transporte e Turismo.

O Score Digital descobriu que as dimensões que mais se destacaram no Brasil, em 2016, foram Media Streaming e Transporte, encabeçadas principalmente pela pulverização dos aplicativos de taxis e de carros compartilhados e dos serviços de compartilhamento de filmes, músicas e séries. “Os consumidores digitais tem uma característica muito desejada pelas empresas: eles são leais. Por isso que essas duas dimensões cresceram tanto no ano passado, sobretudo se considerarmos variáveis como a frequência de gastos e a evolução de uso no tempo”, avalia Javier Vazquez, vice presidente da Visa Performance Solutions.

Mas quem é o consumidor digital brasileiro?

Para entender o perfil dos compradores digitais, o Score Digital avalia os hábitos de compras em três categorias: os Ocasionais, que possuem um consumo digital esporádico; os Emergentes, que já adotam esses canais no dia a dia, mas em quantidade inferior às transações em lojas físicas; e os Super Digitais, que realizam predominantemente compras no mundo digital.

Nesse cenário, temos o seguinte perfil do consumidor digital brasileiro, que já representa 40% da população:

·Ávido por conectividade e tecnologia, que está em busca de inovação em todos os seus produtos e serviços;

· 51% são Ocasionais, 39% são Emergentes e 10% Superdigitais;

·Os Emergentes realizam cerca de 3 vezes mais transações do que os Ocasionais;

·Já os Super Digitais, compram em média 13 vezes mais do que os Ocasionais Digitais.

 “Esses dados são de extremo valor para ajudar as empresas a se posicionarem como inovadoras. Ao avaliar o Score Digital percebemos que esse compartamento é extremamente dinâmico e a curva de crescimento está direcionada aos Super Digitais. Reforçando a urgência de se estar preparado para as mudanças que surgirão com mais velocidade a partir da migração entre estes grupos”, conta Javier.“ Desconsiderar os impactos dessa nova economia digital é uma miopia. O Score Digital nos permite não só acompanhar tendências como também ser o agente dessa transformação de consumo”.

*Com informações da Visa Brasil

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/04/2018
Depois da Google, Apple traz ao Brasil serviço de carteira eletrônica

06/03/2018
Brasileiros trocam navegadores por apps na compra pelo smartphone

12/12/2017
Santander, Mastercard e Dafiti unem pagamento móvel ao reconhecimento facial

04/04/2017
Whatsapp vai testar uso do app para pagamentos digitais

31/03/2017
Pagamento móvel: Apple vence round contra bancos

13/03/2017
Brasileiro faz 58 mil transações digitais por hora

12/03/2017
Contas bancárias 100% abertas por smartphones devem chegar a oito milhões no Brasil

09/03/2017
Facebook traz para o Brasil pagamento móvel a partir de anúncio ativo

21/02/2017
Roubo de hackers é preocupação nº1 dos usuários das carteiras móveis

02/02/2017
Carteiras móveis podem chegar a R$ 4,2 trilhões em 2017

Destaques
Destaques

Brasileiro cada vez mais assiste TV conectado à Internet

Pesquisa mostra que 46% dos entrevistados disseram que 'sempre' navegam na Rede enquanto assistem televisão. O smartphone é o dispositivo mais usado para navegar na Internet.

Celular é o meio mais usado para as transações bancárias

Pesquisa Febraban mostra que no mobile banking, as transações pularam de 18,6 bilhões para 25,6 bilhões, um incremento de quase 40%. Já as feitas pela Internet registraram pequeno crescimento passando de 15,5 bilhões para 15,8 bilhões em 2017.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A grande oportunidade da IA no negócio do carro conectado

Por: Eduardo Prado *

Os dados do seu carro vão valer ouro e não falta muito para isso, antecipa o consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo ao portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site