Convergência Digital - Home

Capgemini elege Brasil para 1º Centro de Excelência para Digital e Cloud na América Latina

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 14/03/2017

O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar um Centro de Excelência (Center of Excellence, da sigla em inglês CoE) para Digital & Cloud no Brasil da Capgemini. Os valores investidos na iniciativa não foram revelados, mas a unidade, localizada em São Paulo, terá uma infraestrutura focada em provas de conceito, demonstrações e apresentações, e um data center dedicado, para clientes de todo o Brasil de diversos setores, como serviços financeiros, seguros, bens de consumo e varejo, entre outros.

"As empresas querem transformar as novas tecnologias como Internet das Coisas e o próprio Big Data em oportunidades de negócios. Elas sabem que a migração para a transformação digital é absolutamente crucial, mas ainda precisam entender os novos modelos de negócios", afirma em entrevista ao Convergência Digital, o diretor da Capgemini no Brasil, Daniel Rocha.

O executivo observa que o momento, hoje, em segmentos com o financeiro e o de varejo, por exemplo, é o de renovar o modelo operacional e o relacionamento com o cliente. "Não dá mais para empurrar produtos. É preciso entender o cliente e perceber o momento certo de fazer a ação. Toda essa percepção vem da análise dos dados e aqui no Brasil, bancos e varejo já estão cientes e investindo", diz Rocha, lembrando que outra área relevante é o uso dos dados para a detecção e prevenção de fraudes.

Segundo a Capgemini, hoje, mais de 30 grandes clientes utilizam as soluções oferecidas pelo CoE. "Temos percebido a necessidade de mudar em companhias de todos os portes", destaca Daniel Rocha. Cloud computing, Insights & Data, Digital Customer Experience (experiência digital do consumidor - da sigla em inglês DCX) e Mobilidade, assim como Cybersecurity, Inteligência Artificial, Internet of Things (Internet das Coisas – da sigla em inglês IoT) e Agile Development (desenvolvimento ágil – da sigla em inglês DevOps) estão entre as principais soluções disponíveis no centro.

Atualmente são 120 profissionais dedicados à unidade, mas o objetivo, conta ainda o diretor da Capgemini, é dobrar esse número o quanto antes. "Teremos as demandas dos projetos, mas estamos investindo muito na formação desse profissional, com parcerias com instituições de ensino, voltado para o digital. Ele tem um perfil diferenciado uma vez que une o negócio à tecnologia", completa Daniel Rocha. Os valores investidos para a criação do Centro de Excelência no Brasil não foram revelados.

O Centro de Excelência também realizará projetos a partir da metodologia Accelerated Solutions Environment (ASE), que alinha todos os envolvidos em torno de um desafio de negócio – executivos, clientes, fornecedores, especialistas, entre outros – para tomar, em apenas alguns dias, uma decisão que poderia levar meses. O ASE já foi utilizado por mais de 600 clientes no mundo, por meio de mais de 3 mil reuniões.

Para apoiar a estratégia de negócios da Capgemini Brasil em Digital & Cloud, a empresa realizou recentemente a Pesquisa de Maturidade Digital, que auxilia no melhor entendimento da transformação digital em diversos setores – incluindo serviços financeiros que atualmente é um dos mais comprometidos em percorrer essa jornada.

De acordo com a pesquisa, 57% das empresas desse mercado estão promovendo as mudanças culturais necessárias para a transformação digital e 59% afirmam que estão recebendo os investimentos necessários para promover a transformação digital de seus negócios. O setor de serviços financeiros também apresenta um dos níveis mais altos de engajamento da alta direção (60%) em promover uma visão do futuro que envolva o uso das tecnologias digitais.
 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Dados em excesso vão provocar abandono das aplicações de Internet das Coisas

Gartner adverte que um terço das soluções de IoT vão 'morrer' antes mesmo de serem implantadas. Consultoria diz que é hora de identificar as lacunas e as fraquezas nos modelos de negócios.

Transformação digital estimula migração de aplicações críticas para a nuvem

Uso da nuvem pública fica mais atraente para instituições financeiras latinoamericanas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Mão de obra é o "Calcanhar de Aquiles" da Inteligência Artificial

Por Eduardo Prado*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o consultor Eduardo Prado, mostra como os gigantes da tecnologia travam uma dura batalha para conseguir fidelizar os especialistas existentes. Ele também adverte: há uma busca desenfreada pela competência em IA.

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site