TELECOM

Nova lei de telecom é reforma microeconômica em momento de crise

Luís Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 16/03/2017 ... Convergência Digital

Para o autor do projeto de lei 3453/15, agora PLC 79/16 no Senado, o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), a mudança da Lei Geral de Telecomunicações equivale a uma “reforma microeconômica” capaz de promover investimentos em tempos de crise. 

“É um processo inevitável. Temos uma legislação ultrapassada e isso está bastante cristalizado no Congresso Nacional e no Executivo. O projeto é meritório, positivo, é uma reforma microeconômica do Brasil e para esse momento de crise inclusive se faz necessária essa discussão”, disse ele ao participar nesta quarta-feira, 15/03, do 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios. 

Segundo ele, as costuras avançam para que o texto seja mesmo votado no Plenário do Senado, onde acredita haverá apoio suficiente para aprovar a proposta. “Houve uma grande confusão, por situações que acontecem no país, inclusive com algumas operadoras, e que acabou criando uma nuvem de desconfiança sobre o projeto. Mas acho que isso já se dissipou e temos condições de demonstrar como é importante para o setor e para o Brasil a aprovação desse projeto.”

“A situação criada pela liminar do Supremo trata exclusivamente do recurso dos senadores e minha opinião é de que já que há questionamentos, que se faça o debate no Plenário. Tenho trabalhado junto com o presidente [do Senado] Eunício [Oliveira], com o líder do governo, para que a gente possa o mais rápido possível fazer esse debate e consequentemente retirar todas as dúvidas que pairam sobre o projeto.”

Para o deputado, o ambiente, no momento, é de aprovação sem mudanças que possam fazer com que o texto precise voltar a ser analisado pela Câmara. “Acho que ele está bem arredondado para ser aprovado. Lógico que a qualquer momento podem surgir indagações e sugestões que contribuam com o projeto e não vejo dificuldade em alterar, mas momentaneamente não vejo essa discussão.” Assistam a entrevista.


Segue a sangria nas linhas de telefonia fixa no Brasil

Em novembro, foram contabilizadas 135.964 mil linhas a menos e o país fechou o décimo primeiro mês de 2017, com quase 41 milhões de linhas ativas. Oi, Claro, TIM e pequenos prestadores de STFC puxaram a queda de linhas em serviço.

Plano da Oi prevê investimentos abaixo do necessário, diz Anatel

Para agência, os R$ 4 bilhões previstos de dinheiro novo na operadora não são suficientes para que a Oi alcance o nível anual de aportes dos concorrentes. “Se não acompanhar, vai continuar perdendo mercado”, diz Juarez Quadros. 

Claro repete que há muitas operadoras no Brasil e resiste à entrada dos chineses na Oi

"O mercado já está instável com quatro operadoras. Os chineses têm uma mistura com o governo. Com quem iríamos brigar?", criticou o presidente José Félix. Não é a primeira vez que a Claro diz que o mercado nacional comporta apenas três players.

Eletrosul testa suporte por satélite com Telebras e Hughes

Com 11 mil km de linhas de transmissão, a empresa é responsável por aproximadamente 10% do sistema de transmissão do País. Piloto terá duração de 60 dias.

Rede fixa três vezes maior do que a das rivais será o futuro da Oi

O diretor de Tecnologia de Redes e Sistema da Oi, Pedro Falcão, sustentou que o backbone óptico e as redes metropolitanas são a 'joia da coroa' e despertam a ambição dos concorrentes. "A Internet de Tudo exigirá muita rede fixa", frisou.

Oi unifica mainframes para acelerar serviços digitais

Tele também montou o Centro de Gerência de Serviços, em Brasília, com a missão de unificar as ações em áreas como recarga de pré-pago e faturamento.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G