Convergência Digital - Home

Eficiência operacional é o nome do jogo na contratação da nuvem

Convergência Digital
Da redação - 16/03/2017

Em um cenário corporativo que busca a otimização de custos, aumento da eficiência dos serviços e, ainda, atender a crescente demanda por inovações em TI, grande parte dos CIOs brasileiros pretende aumentar os investimentos em cloud computing. "O ambiente de negócios atual é altamente competitivo e a utilização de Cloud de uma forma estratégica permite que os clientes otimizem muito seus investimentos em TI, aumentando sua agilidade e flexibilidade, possibilitando a implementação de novas soluções de negócios em menos tempo e com custo reduzido", afirma Marco Sena, diretor de vendas de Cloud da Cisco América Latina.

As principais características do conceito de computação em nuvem, como por exemplo, a transição de custos de CAPEX para OPEX, bem como o modelo de "as-a-service'' e de "pay-per-use'', reduzem drasticamente os custos com TI tanto na compra de software e licenças como em infraestrutura. Seguindo esse cenário de investimentos em cloud computing, a Cisco identifica quatro principais necessidades nessa jornada:

Capacidade de gestão do ambiente de nuvens híbridas e multi-cloud através de uma plataforma integrada;
Soluções de segurança para esse novo paradigma de TI híbrido, onde o perímetro de segurança já não está tão bem definido;
Oferta de infraestrutura e aplicações no modelo de consumo "as-a-Service" e,Evolução da arquitetura de rede, conforme as aplicações e dados migram do data center da empresa para a nuvem pública.

De acordo com pesquisa realizada pela GlobalData com mais de 340 executivos de tecnologia no mundo todo, 94% das empresas terão solução na nuvem até 2020. E mais, os ganhos com relação à eficiência operacional ao adotar cloud computing variam de 45% a 87%, alavancados principalmente pelo tempo de provisionamento de serviços."A eficiência operacional ao adotar essa solução chega a 87%, alavancados principalmente pela redução no tempo de provisionamento de serviços", destaca Marcelo Kawanami, gerente de pesquisa da GlobalData.

A pesquisa também revelou que 67% dos executivos entrevistados estão de olho nas necessidades crescentes de otimização de seus orçamentos sem comprometer a entrega e a qualidade dos serviços. "O que é resultado das perspectivas econômicas que aumentaram ainda mais a pressão enfrentada pelos CIO's para 'enxugar' seus orçamentos sem prejudicar os serviços e as demandas por novas soluções em TI", completa Marco Sena, da Cisco. 

*Com informações da Cisco Brasil

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.
3ª Semana da Inovação 2017
Governo digital será uma pressão do contribuinte

Cidadão vai querer ter as facilidades do dia a dia no relacionamento com o poder público, afirma o executivo da Huawei Brasil, Rildo Santos.


Destaques
Destaques

Dataprev e Serpro vão prestar serviço pela nuvem pública

Objetivo é atender de forma unificada demandas distintas dos órgãos públicos. Empresas vão integrar orquestradores e planejam contratar serviços da Amazon, Google e Azure.

Mercado de computação em nuvem foi de R$ 2,25 bilhões no Brasil

Estudo da ABES mostra que o segmento registrou uma expansão de 47,4% em 2016, tendo como base os dois principais serviços - Software como Serviço (SaaS) e PaaS (plataforma como Serviço). O segmento de análise de dados faturou US$ 809 milhões



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Empresas de TI ou organizações dependentes dela?

Por Paulo de Godoy*

Considerada parte do ‘guarda-chuva’ da Inteligência Artificial, a Machine Learning vem crescendo e ganhando força à medida que o volume de dados explode.

Criando uma arquitetura analítica para o futuro

Por Stephen Rigo*

O custo de não ter a arquitetura analítica adequada é alto, já que esse fator pode gerar problemas de incompatibilidade, governança, segurança, falta de acordos de nível de serviço, escalabilidade e problemas de extensibilidade.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site