GESTÃO

Registro de software será 100% online e será entregue em até sete dias

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 16/03/2017 ... Convergência Digital

O software é a inteligência da economia digital e o governo brasileiro quer acelerar a produção de aplicações no Brasil, revela o diretor do MCTIC, Otávio Caixeta. E uma das ações relevantes é a parceria firmada entre o Ministério e o INPI para reduzir a burocracia no registro de software. Até então, conta o coordenador do INPI, Alexandre Lourenço, esse processo leva, em média, 100 dias para ficar pronto e é todo feito em papel e CD. Ainda neste semestre, o processo será 100% online e vai dar uma resposta entre um e sete dias.

"O processo será totalmente digitalizado. Teremos uma depósito digital, com o uso da certificação digital. Vamos reduzir muito a burocracia", diz Lourenço, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios, em Brasília. O executivo admite que ainda há entraves sérios como o da questão de patentes, mas o órgão está ampliando o quadro funcional - chegou a 300, apesar de precisar de pelo menos 1000 para agilizar o trabalho.

O diretor do MCTIC, Otávio Caixeta, diz que a Medida Provisória para incentivar a vinda de data centers para o país não está desenhada para atrair o Facebook, apesar de o governo ter um forte interesse em ter um data center da rede social. "Eles têm um ecossistema muito interessante, mas a ideia é dinamizar a economia e fechar alianças com data centers globais". Assistam a entrevista com Otávio Caixeta, do MCTIC, e Alexandre Lourenço, do INPI.


Carreira
Jornada Intermitente não é aplicável ao setor de TI

A afirmação é do presidente do Sindpd/SP, Antonio Neto, ao deflagrar a campanha salarial 2018 no Estado de São Paulo. Um dos objetivos é manter os benefícios da Convenção Coletiva de Trabalho, agora, válida até o dia 31 de dezembro, por conta da reforma trabalhista.

Com Registro Civil, Receita cruza dados do CPF com certidões de óbito

Documentos serão suspensos automaticamente a partir dos registros diários de falecimentos. Próxima etapa, prevista para 2018, é integração online com bases de dados sobre casamentos. 

EFD-Reinf chega junto com eSocial em 2018

A escrituração fiscal digital de retenções e outras informações legais entra em vigor dia 01 de janeiro. junto com o eSocial, nova obrigação, abre espaço para subsituição de obrigações como a Dirf.

Receita aperta o cerco às empresas devedoras do Simples

Fisco vai notificar 556,13 mil companhias, que respondem por uma dívida de R$ 22,7 bilhões. Destas, 172,54 mil atuam no Estado de São Paulo e devem R$ 7,5 bilhões. Saída do Simples pode gerar um aumento da carga tributária em até 30%.

Leroy Merlin: TI não é provedora de serviços, é parceira de negócios

Para ter uma plataforma única para todos os canais, o desafio diário é fazer a integração, salienta o CIO da companhia, Matthieu Grymonprez. Atualmente, 80% dos clientes acessam ao site antes de ir à loja.

Robôs agilizam a emissão de guias da previdência social

Mas para usar os robôs de forma eficiente é preciso avaliar os processos, destaca Fernando Capovilla, gerente de competitividade e automação da Capgemini Brasil. A empresa, por exemplo, usa mais de 100 robôs operando em diversas tecnologias.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G