GESTÃO

Registro de software será 100% online e será entregue em até sete dias

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 16/03/2017 ... Convergência Digital

O software é a inteligência da economia digital e o governo brasileiro quer acelerar a produção de aplicações no Brasil, revela o diretor do MCTIC, Otávio Caixeta. E uma das ações relevantes é a parceria firmada entre o Ministério e o INPI para reduzir a burocracia no registro de software. Até então, conta o coordenador do INPI, Alexandre Lourenço, esse processo leva, em média, 100 dias para ficar pronto e é todo feito em papel e CD. Ainda neste semestre, o processo será 100% online e vai dar uma resposta entre um e sete dias.

"O processo será totalmente digitalizado. Teremos uma depósito digital, com o uso da certificação digital. Vamos reduzir muito a burocracia", diz Lourenço, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios, em Brasília. O executivo admite que ainda há entraves sérios como o da questão de patentes, mas o órgão está ampliando o quadro funcional - chegou a 300, apesar de precisar de pelo menos 1000 para agilizar o trabalho.

O diretor do MCTIC, Otávio Caixeta, diz que a Medida Provisória para incentivar a vinda de data centers para o país não está desenhada para atrair o Facebook, apesar de o governo ter um forte interesse em ter um data center da rede social. "Eles têm um ecossistema muito interessante, mas a ideia é dinamizar a economia e fechar alianças com data centers globais". Assistam a entrevista com Otávio Caixeta, do MCTIC, e Alexandre Lourenço, do INPI.


Governo adota sistema eletrônico para portarias interministeriais

Objetivo é agilizar a tramitação desses documentos graças à análise simultânea por diferentes pastas e será feito a partir de um novo módulo inserido no Sistema Eletrônico de Informações.

eSocial: corram com a qualificação cadastral

Fase de testes para empresas pilotos vai até 30 de junho e os desenvolvedores de soluções precisam estar atentos para as funcionalidades do programa.

Bloco K. ICMS. Nfes e e-Social. Sua empresa está preparada?

Mudanças relevantes na gestão tributária exigem uma adequação fiscal ainda mais rigorosa das corporações em 2017.

STF já julgou 3,5 mil processos ‘virtuais’

Sistema implantado em agosto do ano passado permite a análise e votação nas duas Turmas do Supremo sem a necessidade de reuniões presenciais.

No Brasil, o desktop ainda vence o smartphone no ambiente de trabalho

Na 'disputa' dos equipamentos, os notebooks foram ultrapassados pelos smartphones.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G