Home - Convergência Digital

Sem pessoas, empresas não vão ter sucesso na transformação digital

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 20/03/2017

Os principais ativos das empresas que buscam a transformação digital são as pessoas – e não há como ter sucesso na empreitada sem profissionais de qualidade. É o que aponta o diretor executivo de mobilidade, fluig & analytics da Totvs, Mario Almeida, ao colocar as pessoas como pontapé inicial das mudanças. 

“As pessoas são o centro de toda essa transformação, seja do ponto de vista de criadores de novas soluções e inovações, seja na visão de consumidores. A revolução passa por educação contínua. Você tinha um estudo e durante certo ponto da vida consumia esse aprendizado. Hoje em dia você tem estudo, mas não só consome depois, continua estudando ao longo da curva profissional ou pessoal o resto da vida”, disse o executivo ao participar do 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, realizado nos dias 15 e 16 de março, em Brasília.

Esse profissional, porém, tem que estar preparado para a nova realidade. “É um profissional multifacetado. Não é mais o sujeito que só entende de tecnologia. Hoje você encontra muitos engenheiros de diversas categorias na área de inovação tecnológica. A tecnologia permeia todas as áreas. Então na medicina hoje se fala muito de tecnologia. Se for para o lado educacional, não existe hoje professor sem habilidades digitais. Todas as atividades estão sendo impactadas. Algumas já absorveram isso, outras estão se acostumando.”

Para o executivo da Totvs, ferramentas hoje disponíveis podem ajudar, ainda que não resolvam completamente, a demanda pelo pessoal qualificado que aponta como essencial. “Isso também existe em países de centro. Continua havendo déficit de profissionais de tecnologia nos Estados Unidos e países centrais. No nosso caso o problema talvez seja mais grave por conta da nossa escala, a gente precisa de muita gente. Talvez seja uma questão momentânea, porque hoje não se precisa mais necessariamente frequentar uma faculdade de tecnologia para saber programar. Dá para aprender assistindo videoaulas em casa.” Assistam a entrevista.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/04/2018
Terceirização de serviços de TI avança 10% ao ano

09/04/2018
Provedores preparam 'lista negra' unificada para reduzir spam

23/03/2018
A profissão de hoje em TI é a do desenvolvimento de algoritmos

23/03/2018
Acesso universal à saúde passa por sistema único de dados na nuvem

22/03/2018
Decreto cria estrutura multissetorial para cuidar da transformação digital

21/03/2018
Estratégia Digital reúne antigas demandas e programas repaginados

21/03/2018
Banco do Brasil: a jornada para a transformação digital não acaba nunca

21/03/2018
Brasil criou estereótipos sobre quem é o profissional da computação

20/03/2018
Setor de TIC precisa mostrar aos jovens que não é 'um bicho-papão'

16/03/2018
Indústria financeira contesta decisão do BC de exigir dados no Brasil

Veja mais artigos
Veja mais artigos

eSocial desafia a rotina dos Recursos Humanos

Por Juliana Andrade*

Chegou a hora de as empresas tirarem proveito da robotização, especialmente, na análise de cadastros para observar se há ou não alguma informaçaõ que destoe da atualidade. O regime fiscal online exige a reparação dos dados.

Destaques
Destaques

Juízes do Trabalho: Reforma trabalhista só vale depois da sua entrada em vigor

Decisão foi tomada por mais de 700 juízes e desembargadores. Para eles, a Lei 13.467/2017 só deve valer para processos e contratos iniciados após 11 de novembro de 2017, quando a legislação entrou em vigor.

Lei Trabalhista: TST decide que demissão só pode ser homologada no sindicato

Tema é controverso, mas o ministro Alexandre Agra Belmonte decidiu em setença que "se o empregado tiver mais de um ano de serviço, o pedido de demissão somente terá validade se assistido pelo seu sindicato".

Os 10 cargos em alta na TI para 2018

Conhecimento técnico não é mais o diferencial. Habilidades no relacionamento e de liderança estão pesando muito na hora da contratação.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site