SEGURANÇA

Web, dispositivos removíveis e e-mails infectaram 40% dos PCs industriais

Convergência Digital ... 30/03/2017 ... Convergência Digital

Dois em cada cinco computadores industriais sofreram ataques cibernéticos no segundo semestre de 2016, indica um levantamento divulgado pela Kapersky Lab. A percentagem de computadores industriais sob ataque cresceu de 17% em julho de 2016 para mais de 24% em dezembro do mesmo ano.

Segundo esse levantamento, as três principais fontes de infecção foram a web, dispositivos de armazenamento removíveis e e-mail anexos e scripts embutidos no corpo de e-mails.

“O relatório apontou que no segundo semestre de 2016, os downloads de malware e o acesso às páginas de phishing foram bloqueados em mais de 22% dos computadores industriais. Isso significa que, pelo menos, cinco máquinas enfrentaram o risco de infecção ou tiveram suas credenciais comprometidas através da Internet.”

Mas a internet não foi a única ameaça. Dispositivos de armazenamento removíveis infectados foram responsáveis por 10,9% das infecções identificadas. Além disso, anexos de e-mail maliciosos e scripts embutidos no corpo de e-mails foram bloqueados em 8,1% dos computadores industriais, ficando em terceiro lugar das ameaças. 

“Na maioria dos casos, os atacantes usam e-mails de phishing para atrair a atenção do usuário e disfarçar arquivos maliciosos. O malware foi mais frequentemente distribuído no formato de documentos de escritório, como o MS Office e arquivos PDF”, diz o levantamento.


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação

Acordo é abrangente e pode abordar tanto a segurança da urna eletrônica como questões internas de informática do Tribunal. 

Guerra cibernética passa a ter mesmo status de armas atômicas nos EUA

Comando Cibernético foi elevado em decisão anunciada por Donald Trump e com o propósito de "enfatizar o desenvolvimento de armas cibernéticas para impedir ataques, punir intrusos e enfrentar adversários".

STF autoriza extradição de hacker que teria fraudado US$ 4,85 milhões nos EUA

Tribunal deferiu pedido do governo dos Estados Unidos para extraditar Michael Knighten, que seria integrante de um grupo de criminosos cibernéticos autodenominado Techie Group.

Norma brasileira de Segurança da Informação é criada para caber no bolso das PMEs

A Associação Brasileira de Profissionais e Empresas de Segurança da Informação e Defesa Cibernética (ASEGI) está redigindo uma Lei de Privacidade de Dados Pessoais e específica para a área da Saúde.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G