SEGURANÇA

Web, dispositivos removíveis e e-mails infectaram 40% dos PCs industriais

Convergência Digital ... 30/03/2017 ... Convergência Digital

Dois em cada cinco computadores industriais sofreram ataques cibernéticos no segundo semestre de 2016, indica um levantamento divulgado pela Kapersky Lab. A percentagem de computadores industriais sob ataque cresceu de 17% em julho de 2016 para mais de 24% em dezembro do mesmo ano.

Segundo esse levantamento, as três principais fontes de infecção foram a web, dispositivos de armazenamento removíveis e e-mail anexos e scripts embutidos no corpo de e-mails.

“O relatório apontou que no segundo semestre de 2016, os downloads de malware e o acesso às páginas de phishing foram bloqueados em mais de 22% dos computadores industriais. Isso significa que, pelo menos, cinco máquinas enfrentaram o risco de infecção ou tiveram suas credenciais comprometidas através da Internet.”

Mas a internet não foi a única ameaça. Dispositivos de armazenamento removíveis infectados foram responsáveis por 10,9% das infecções identificadas. Além disso, anexos de e-mail maliciosos e scripts embutidos no corpo de e-mails foram bloqueados em 8,1% dos computadores industriais, ficando em terceiro lugar das ameaças. 

“Na maioria dos casos, os atacantes usam e-mails de phishing para atrair a atenção do usuário e disfarçar arquivos maliciosos. O malware foi mais frequentemente distribuído no formato de documentos de escritório, como o MS Office e arquivos PDF”, diz o levantamento.


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Golpe do 14º salário no WhatsApp atinge 770 mil brasileiros

Os golpistas pedem para o usuário conferir se tem direito a um dinheiro extra.

Brasil sofre 55% dos ataques de ransomware na América Latina

Segundo números divulgados pela Kaspersky Lab, esse tipo de ameaça registrou aumento de 30% entre 2016 e 2017.

TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação

Acordo é abrangente e pode abordar tanto a segurança da urna eletrônica como questões internas de informática do Tribunal. 

Guerra cibernética passa a ter mesmo status de armas atômicas nos EUA

Comando Cibernético foi elevado em decisão anunciada por Donald Trump e com o propósito de "enfatizar o desenvolvimento de armas cibernéticas para impedir ataques, punir intrusos e enfrentar adversários".



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G