NEGÓCIOS

Windows engole o Linux e 'mata' open source nos servidores

Ana Paula Lobo ... 19/04/2017 ... Convergência Digital

A 28ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, divulgada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVcia) FGV EAESP, nesta quarta-feira, 19/04, revela um dado significativo: o Linux cada vez mais perde espaço no Brasil.

De acordo com o levantamento, o sistema operacional da Microsoft, o Windows, detém 97% do mercado nos computadores pessoais e 73% nos servidores empresariais, com uma média de crescimento nos últimos três anos nesse segmento. Os sabores Unix - AIX, HP UX, Solaris- respondem por apenas 6% do mercado. "E são muito mais manutenção dos equipamentos do que vendas novas", pontua Meirelles. Na pesquisa em 2016, O Linux se manteve com 16%, o que significa que novas vendas não estão acontecendo com o sistema operacional. Os sabores Unix caíram 1%.

Nos computadores pessoais, o Linux está com apenas 1%. E nos servidores, onde já chegou a arranhar a Microsoft, esse percentual caiu e está, hoje, em 16%. Outros sabores open source respondem por 5%. "O Linux não se encontrou no Brasil. A interface é complicada e a tendência é de cair mais", projeta Meirelles.

Com relação aos  bancos de dados, Oracle, com 42% e Microsoft, com 31%, dominam o mercado brasileiro. Progress e IBM ficam bem atrás, cada uma, com 5%. "Esse é um mercado onde o domínio da Oracle e da Microsoft está muito consolidado. No mercado pessoal, a Oracle também está à frente da MS, por conta do MySQL", reporta o especialista da FGV.

Ainda no mercado empresarial, o bom e velho Excell segue em absoluta liderança de uso no Brasil. A planilha eletrônica da Microsoft é usada por 93% das empresas.


Cobertura Especial do 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2017

Telebras desbanca teles e assume rede da Dataprev por R$ 292 milhões

Estatal assume rede que interliga 1,7 mil agências do INSS e data centers no lugar da Embratel, Telefônica, Oi e British Telecom.



Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do evento

Queda nas vendas reduz preço de tablets no Brasil

Segundo levantamento da IDC, vendas caíram 3% no terceiro trimestre, o que levou a uma redução igualmente de 3% nos valores cobrados há um ano. 

Unisys se reconstrói e centraliza ações em segurança cibernética

Com 93 anos de atuação no país, empresa se prepara para chegar aos 100 anos se autodenominando agora como uma provedora de soluções tecnológicas e não mais como uma empresa de mainframe, sustenta o CFO da empresa, Maurício Caetano.

Bitcoin: 'ouro digital' ou 'lavagem de dinheiro'?

Não há unanimidade com relação à moeda digital. O prêmio Nobel da economia, Joseph Stiglitz, quer a proibição da bitcoin e a liga à evasão fiscal. Mas o mercado se posiciona para a sua adoção. A Bolsa de Chicago terá uma plataforma para negociar mercado futuro de criptomoedas. E a Venezuela se tornou o primeiro país a ter uma bitcoin oficial.

Banco Central e CVM disparam contra moedas virtuais

Em nota, autoridade monetária diz que essas moedas “estão sujeitas a riscos imponderáveis e perda de todo o capital”. Autoridade Monetária adverte que o negócio não é regulado ou autorizado no Brasil.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G