NEGÓCIOS

TOTVS segura a liderança de ERP, mas SAP cresce nas PMEs

Ana Paula Lobo ... 20/04/2017 ... Convergência Digital

O mercado de gestão empresarial no Brasil segue tendo a TOTVS, empresa nacional, como a líder do segmento em uso com 35%, mas a empresa perdeu 1% em relação a 2016 e está vendo a SAP, que tem a sua maior base mundial nas grandes empresas no Brasil, crescer no segmento das pequenas e médias empresas, observa o professor Fernando Meirelles, da FGV, ao analisar o segmento na divulgação da 28ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, realizada nesta quarta-feira, 19/04.

"Em nenhum lugar do mundo tem uma empresa local com mais de 1/3 do mercado como é o caso da TOTVS no Brasil. Isso é um feito significativo, mas, agora, quem vai comprar ERP são as pequenas e médias empresas e as grandes estão voltando suas atenções e estratégias para esse mercado que é onde a TOTVS tem uma liderança importante por conta das aquisições feitas ao longo dos anos como da Datasul, RM e, mais recentemente, da Bematech", acrescenta Meirelles.

O professor das FGV explica que a liderança da TOTVS não se baseia no faturamento, mas, sim, em uso de mercado. "Não temos como medir quanto é a licença, qual é custo de implantação, de manutenção o que é ERP, o que é BI. Nós perguntamos quantos funcionários, ou teclados, usam o ERP", detalha Meirelles. A Oracle se mantém na terceira posição com 15%. A Infor aparece com 5%. Os outros fornecedores, onde se encontram a Microsoft e a Senior, ficam com 14%.

Na disputa TOTVS e SAP, a empresa brasileira com folga nas empresas com até 170 teclados - 50% contra 12% da SAP. Mas começa a perder frente nas empresas de maior porte. Nas empresas de 170 a 700 teclados, a diferença entre as rivais cai de forma significativa. A TOTVS aparece com 36% e a SAP com 27%. Nas grandes empresas brasileiras - que se transformaram no mercado principal da SAP no mundo - há a virada do jogo. A fornecedora alemã aparece com 51% e a TOTVS, com 22%.


Cobertura Especial do 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2017

Telebras desbanca teles e assume rede da Dataprev por R$ 292 milhões

Estatal assume rede que interliga 1,7 mil agências do INSS e data centers no lugar da Embratel, Telefônica, Oi e British Telecom.



Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do evento

BNDES faz consulta pública para fomentar parcerias com as fintechs

O objetivo é investigar soluções tecnológicas existentes no mercado para quatro tipos de serviços: educação financeira, análise de crédito, matching de soluções financeiras e leilões reversos de crédito para financiamento.

Mundo gerou 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico

Os equipamentos eletrônicos descartados – materiais com baterias, plugues, como televisões, paineis solares, celulares, computadores – pesam juntos cerca de 4,5 mil torres Eiffel.

Infraestrutura de Telecom encolhe. Notebooks superam smartphones no Brasil

Segmento de infraestrutura de telecom encolheu 5% em 2017 e expectativa de mudança de cenário é a aprovação do PL 79, que traria um incremento de 20% nos investimentos. Os notebooks estrelaram e cresceram 21%, acima até dos smartphones, com 17%.

Queda nas vendas reduz preço de tablets no Brasil

Segundo levantamento da IDC, vendas caíram 3% no terceiro trimestre, o que levou a uma redução igualmente de 3% nos valores cobrados há um ano. 

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G