Convergência Digital - Home

Datacenters terão que se adaptar à conectividade de todas as coisas

Convergência Digital
Roberta Prescott - 25/04/2017

A arquitetura dos datacenters deve mudar para atender à nova realidade de tecnologia da informação. As tendências apontam para aumento da capacidade de conectar tudo a tudo, criando uma malha digital e inteligente, com sistemas conversacionais, realidades aumentada e virtual e gêmeos digitais (digital twin), além de sistemas inteligentes com avanços de aprendizagem de máquinas, inteligência artificial, aplicações inteligentes e internet das coisas. Essa nova realidade demanda a construção de plataformas digitais e elas que irão direcionar o futuro do datacenter.

Para Henrique Cecci, diretor de pesquisa do Gartner, os data centers caminham para ser cada vez mais distribuídos (como na nuvem, colocation, hosting etc.). “A definição de data center se alterou. Ele será muito mais eficiente do ponto de vista econômico e energético e com mais capacidade computacional. Ele estará em diversos lugares ao mesmo tempo — na nuvem, TI híbrida e na ponta”, explicou durante a coletiva de imprensa na Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center.

A mudança, reconheceu, ocorrerá de forma gradual e não de uma maneira linear dentro das empresas usuárias. Com relação aos fornecedores, Cecci admitiu que nem todos os fornecedores já se moveram na direção dessas tendências. O especialista aposta que soluções híbridas vão dominar o ambiente de data center.

O papel da infraestrutura nas empresas é crescente e isto está refletido nas pesquisas do Gartner que apontam que infraestrutura e operações de data center sempre esteve entre as prioridades dos CIOs brasileiros. Cecci apontou que 56% do orçamento de tecnologia da informação das companhias destinam-se para infraestrutura e operações de data center.

Ao entender que a infraestrutura de TI precisa estar alinhada à visão de tecnologia, as empresas devem buscar plataformas de malha inteligente (intelligent mesh platform), ressaltou Cassio Dreyfus, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “A TI tem de criar valor para o negócio e para isto tem de ter uma infraestrutura que faça sentido”, disse Dreyfuss.  

A pesquisa anual de CIOs do Gartner mostrou que os líderes brasileiros de TI esperam uma redução média de 1% (comparado ao aumento de 2,4% em 2016) nos investimentos em TI. A média na região da América Latina será de aumento de 1,7% em 2017 em comparação com 2016. Segundo o Gartner, no Brasil nos últimos dois anos a prioridade dos CIOs têm sido infraestrutura e datacenter, sendo que, em 2017, eles elencaram a otimização de custos como principal desafio.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Vivo já têm seis data centers virtualizados no Brasil

"Todo núcleo de voz já está virtualizado, como o de dados também", informa o diretor de planejamento e de redes da Vivo, Átila Branco.

Google mantém Brasil fora da estratégia de data center na América Latina

Companhia está investindo US$ 140 milhões para triplicar o tamanho do data center no Chile, com a geração de 1200 empregos diretos e indiretos. No Brasil, o regime especial para datacenters não sai do papel, como todas as ações de políticas públicas para TICs.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dos ambientes offline à estratégia MultiCloud

Por Fabio Gordon*

É preciso reconhecer a necessidade de mudança, entender que o seu data center de 20 anos não vai mais suportar os negócios digitais. É imprescindível fazer um diagnóstico do seu ambiente de TI e começar a mudar. E rápido, porque é provável que os seus competidores já estejam fazendo isso.

Nuvem é o agora e o futuro da competitividade

Por Artur Hansen*

Em cloud, todo investimento é hermético, organizado de acordo com as justas necessidades de cada empresa.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site