TELECOM

Claro descarta interesse em ficar com Oi ou Nextel

Ana Paula Lobo e Luiz Queiroz ... 25/04/2017 ... Convergência Digital

O grupo Claro, que reúne também a Net e a Embratel, descarta qualquer interesse em eventualmente fazer uma proposta pela Oi, operadora ainda às voltas com uma difícil recuperação judicial e a negociação de dívidas de R$ 65 bilhões. 

Segundo afirmou nesta terça 25/4, o presidente do grupo no Brasil, José Félix, em evento para apresentação do que a empresa chama de 4,5G em Brasília, a companhia fez as contas e entendeu que um eventual negócio não deve estar nos planos. 

“A gente fez uma análise. A Oi é uma companhia muito grande, não é facilmente integrável a outra companhia gigantesca como a nossa. Sendo bem objetivo, têm questões inúmeras a serem resolvidas dentro da Oi que fazem com que a gente não esteja interessado”, afirmou. Ele sustentou que, ao contrário, “torce para que a Oi resolva seu problema e que uma solução negociada seja encontrada”.

Da mesma forma, a Claro também já descartou a possibilidade de ficar com a Nextel. “A gente já chegou a analisar, fizemos cálculos para ver se poderia fazer sentido, mas também não temos nenhum interesse na Nextel, não existe nenhuma conversa.” 

Marco Legal

Ainda segundo o executivo, o grupo só tem interesse no projeto de lei que muda a Lei Geral de Telecomunicações e abre o caminho para o fim das concessões se forem mantidos os pontos que garantem a renovação indeterminada das radiofrequências, tanto das operações móveis como serviços via satélite. 

“Não é uma coisa que vai transformar nossa vida. O que a gente quer é uma certa segurança jurídica. Essa mudança na legislação até seria interessante, desde que preservadas algumas coisas da proposta atual, como a questão da manutenção da prioridade das frequências, tanto terrestre como satelital, para as companhias que já detém essas frequências, claro que de forma sempre onerosa. Se isso for retirado da proposta, como se tem ouvido, aí não temos o menor interesse de que haja alguma mudança nas regras.”


Internet Móvel 3G 4G
Bradesco leva a BIA, sua inteligência artificial, para o celular

Há um ano sendo usada internamente, a solução, baseada no Watson, da IBM, e que, hoje, já responde cerca de 22 mil perguntas por dia, chega ao aplicativo para tirar as dúvidas dos correntistas.

Plano Nacional de Conectividade estimulará um novo regulamento de qualidade

Dos 54 indicadores usados no monitoramento da qualidade dos serviços, apenas 14 são baseados na percepção do usuário.

São Paulo e Rio de Janeiro lideram desativações na telefonia fixa

No mês de maio, a telefonia fixa registrou 41.293.287 de linhas em operação, 16.931.393 para as autorizadas e 24.361.894 para as concessionárias, revelam dados da Anatel. Em 12 meses, foram quase dois milhões de linhas desativadas

Anatel impõe pagamento de R$ 63,625 milhões à Hispamar para prorrogar licença satelital

A Hispamar, que no Brasil tem joint-venture com a Hispasat, terá de pagar a mais para estender a sua licença de operação até outubro de 2030. Valorização fica em torno de 120%.

Portabilidade: manter o número do celular é prioridade do brasileiro

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram efetivadas 644 mil (25%) transferências de operadoras de telefonia para usuários de serviço fixo e 1,93 milhão (75%) para os do serviço móvel.

Pesquisa diz que 6,3% dos assinantes vão trocar TV paga por vídeo online

Outros 3,4% vão ficar somente com a TV aberta, conforme estudo feito no mercado brasileiro. Levantamento mostra que 67,3% assistesm filmes na banda larga, sendo que 36,2% o fazem pelo Netflix.

Para Cade, negócio AT&T/Time Warner é complexo e requer análise profunda

Nota técnica da Superintendência-geral lembra que "operação proposta pode resultar em uma estrutura verticalizada que, em tese, teria incentivos para práticas anticoncorrenciais".


Veja a revista do 60º Painel Telebrasil 2016
Revista do 60º Painel Telebrasil 2016
O Brasil enfrenta uma de suas mais graves crises, e as telecomunicações em banda larga são essenciais para a retomada do desenvolvimento sustentável, com inclusão social, na moderna sociedade da informação e do conhecimento. Este foi o mote dos debates durante o 60º Painel Telebrasil, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília.

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G