TELECOM

Claro descarta interesse em ficar com Oi ou Nextel

Ana Paula Lobo e Luiz Queiroz ... 25/04/2017 ... Convergência Digital

O grupo Claro, que reúne também a Net e a Embratel, descarta qualquer interesse em eventualmente fazer uma proposta pela Oi, operadora ainda às voltas com uma difícil recuperação judicial e a negociação de dívidas de R$ 65 bilhões. 

Segundo afirmou nesta terça 25/4, o presidente do grupo no Brasil, José Félix, em evento para apresentação do que a empresa chama de 4,5G em Brasília, a companhia fez as contas e entendeu que um eventual negócio não deve estar nos planos. 

“A gente fez uma análise. A Oi é uma companhia muito grande, não é facilmente integrável a outra companhia gigantesca como a nossa. Sendo bem objetivo, têm questões inúmeras a serem resolvidas dentro da Oi que fazem com que a gente não esteja interessado”, afirmou. Ele sustentou que, ao contrário, “torce para que a Oi resolva seu problema e que uma solução negociada seja encontrada”.

Da mesma forma, a Claro também já descartou a possibilidade de ficar com a Nextel. “A gente já chegou a analisar, fizemos cálculos para ver se poderia fazer sentido, mas também não temos nenhum interesse na Nextel, não existe nenhuma conversa.” 

Marco Legal

Ainda segundo o executivo, o grupo só tem interesse no projeto de lei que muda a Lei Geral de Telecomunicações e abre o caminho para o fim das concessões se forem mantidos os pontos que garantem a renovação indeterminada das radiofrequências, tanto das operações móveis como serviços via satélite. 

“Não é uma coisa que vai transformar nossa vida. O que a gente quer é uma certa segurança jurídica. Essa mudança na legislação até seria interessante, desde que preservadas algumas coisas da proposta atual, como a questão da manutenção da prioridade das frequências, tanto terrestre como satelital, para as companhias que já detém essas frequências, claro que de forma sempre onerosa. Se isso for retirado da proposta, como se tem ouvido, aí não temos o menor interesse de que haja alguma mudança nas regras.”


Oi assume negociação para participação acionária da China Telecom

Revelação acontece logo depois de o ministro Gilberto Kassab afirmar que a operadora precisa de dinheiro novo para evitar a intervenção ou a caducidade das concessões.

Telecom sofre forte queda, mas ainda lidera receita do setor de serviços

Pesquisa Anual dos Serviços do IBGE, referente a 2015, mostra que Telecomunicações gerou uma receita de R$ 162 bilhões, mas caiu de 18,9% no ranking para 11,3%. Tecnologia da Informação também perdeu posição para outros segmentos.

Claro Brasil: Modelo é o culpado pelo fracasso da interiorização da banda larga

Presidente da Claro Brasil, José Félix, sustentou que do jeito que está o modelo de telecom não tem mais jeito.

OTTs exigem mudanças, mas TV paga precisa entregar o que o consumidor quer

A verticalização do setor - onde atores estão distribuindo, programando e produzindo conteúdo - é um enorme desafio para os reguladores, diz o diretor da AT&T/DirectTV, Michael Hartmann.

Anatel vai à assembleia da Oi para votar contra plano de recuperação

Orientação é da Advocacia Geral da União. “Do jeito que está, vamos à assembleia para dizer não”, disse o presidente da agência Juarez Quadros. 

Presidente de Claro Brasil diz que pagar por TV aberta é insustentável

Para José Félix, acerto com a Simba, que reúne Record, SBT e RedeTV!, tem futuro limitado. “Não sei quanto tempo esse acordo vai durar. Um sinal que está no ar não tem que ser pago.”


Veja a revista do 60º Painel Telebrasil 2016
Revista do 60º Painel Telebrasil 2016
O Brasil enfrenta uma de suas mais graves crises, e as telecomunicações em banda larga são essenciais para a retomada do desenvolvimento sustentável, com inclusão social, na moderna sociedade da informação e do conhecimento. Este foi o mote dos debates durante o 60º Painel Telebrasil, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília.

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G