TELECOM

Claro descarta interesse em ficar com Oi ou Nextel

Ana Paula Lobo e Luiz Queiroz ... 25/04/2017 ... Convergência Digital

O grupo Claro, que reúne também a Net e a Embratel, descarta qualquer interesse em eventualmente fazer uma proposta pela Oi, operadora ainda às voltas com uma difícil recuperação judicial e a negociação de dívidas de R$ 65 bilhões. 

Segundo afirmou nesta terça 25/4, o presidente do grupo no Brasil, José Félix, em evento para apresentação do que a empresa chama de 4,5G em Brasília, a companhia fez as contas e entendeu que um eventual negócio não deve estar nos planos. 

“A gente fez uma análise. A Oi é uma companhia muito grande, não é facilmente integrável a outra companhia gigantesca como a nossa. Sendo bem objetivo, têm questões inúmeras a serem resolvidas dentro da Oi que fazem com que a gente não esteja interessado”, afirmou. Ele sustentou que, ao contrário, “torce para que a Oi resolva seu problema e que uma solução negociada seja encontrada”.

Da mesma forma, a Claro também já descartou a possibilidade de ficar com a Nextel. “A gente já chegou a analisar, fizemos cálculos para ver se poderia fazer sentido, mas também não temos nenhum interesse na Nextel, não existe nenhuma conversa.” 

Marco Legal

Ainda segundo o executivo, o grupo só tem interesse no projeto de lei que muda a Lei Geral de Telecomunicações e abre o caminho para o fim das concessões se forem mantidos os pontos que garantem a renovação indeterminada das radiofrequências, tanto das operações móveis como serviços via satélite. 

“Não é uma coisa que vai transformar nossa vida. O que a gente quer é uma certa segurança jurídica. Essa mudança na legislação até seria interessante, desde que preservadas algumas coisas da proposta atual, como a questão da manutenção da prioridade das frequências, tanto terrestre como satelital, para as companhias que já detém essas frequências, claro que de forma sempre onerosa. Se isso for retirado da proposta, como se tem ouvido, aí não temos o menor interesse de que haja alguma mudança nas regras.”


Banda larga patina no Brasil por falta de recursos para a infraestrutura

Um estudo elaborado pela consultoria Oliver Wyman,  sustenta a obsolescência da telefonia fixa e a necessidade de maiores investimentos em banda larga. Defende ainda que o momento é o de revisar o modelo de Telecomunicações.

Megaoperação de fiscalização da Anatel impede a venda de 25 mil equipamentos irregulares

Operação aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de maio, em sete estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia.

Europa costura legislação mais leve para telecom em troca de investimentos

Segundo a agência Reuters, parlamentares e governos do bloco fecharam acordo informal para o novo marco regulatório das comunicações eletrônicas, com metas de aprovação no Parlamento Europeu ainda no início de junho.

TV por assinatura: Oi fica cada vez mais perto da Vivo

Mercado segue com sangria de assinantes e fechou abril com 17,97 milhões de contratos ativos. Na briga das operadoras, Grupo Claro tem larga vantagem sobre a Sky/AT&T na disputa pela liderança.

Proposta da Anatel reduz alíquota do Fistel a zero e amplia uso do Fust

Minuta de projeto de lei apresentada com o plano estrutural de redes eleva o fundo de universalização de 1% para 3% da receita e obriga o uso dos recursos em telecom, informou o conselheiro da agência reguladora, Aníbal Diniz.

Eurico Teles: Oi mostrou que não estava morta

Ao falar no Painel Telebrasil 2018, o presidente da companhia sustentou que a tele vai recuperar seu patamar no mercdo. E brincou com o presidente da TIM: “O Stefano vai voltar a se interessar’.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G