Convergência Digital - Home

Uso mais comum da ‘nuvem’ é para gestão de conteúdo, e-mails e arquivos

Convergência Digital
Convergência Digital - 03/05/2017

Uma pesquisa feita pela empresa alemã de monitoramento de redes Paessler indica que os usos mais comuns da computação em nuvem ainda envolvem aplicações básicas como email e troca de arquivos, segundo levantamento junto a 2 mil gestores de TI em 120 países – dois terços deles de micro e pequenas empresas. 

“Os resultados mostram que as funções mais populares são a hospedagem na web, blog e  gerenciamento de conteúdo (39,2%), e-mail (32%) e compartilhamento de arquivos (32,2%)”, diz a empresa. 

No entanto, os gestores de TI planejam implementar aplicações  de negócios mais complexas em 2018. As mais populares incluem monitoramento de rede (34,6%), backup (33,9%), vendas, CRM e sistemas de  emissão de bilhetes  (35,4%).

Há uma alta aprovação geral da nuvem – 80% dos entrevistados avaliam como uma tecnologia positiva – muitos deles ainda estão céticos sobre certos aspectos dessa  tecnologia. Especificamente, a segurança dos dados se destacou como a maior preocupação para 44,7% que dizem ser este um grande obstáculo e um adicional de 41,3% dos participantes  acreditam que é  algo  preocupante.

 


Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site