TELECOM

Rede da Oi não tem o direito de falhar

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 03/05/2017 ... Convergência Digital

Se a transformação digital é o jargão do momento nas operadoras de telecomunicações, a Oi sustenta que aplica esse conceito há pelo menos três anos, com uso cada vez mais intenso de ferramentas de Big Data e aplicativos que, garante a empresa, melhoram a eficiência operacional. 

“A gente está falando de quatro coisas fundamentais: transformação digital, eficiência operacional, convergência de produtos e capacidade de tráfego de dados. A transformação digital é a base, é o meio para proporcionar ao cliente uma melhor experiência de uso e à Oi uma melhor eficiência operacional, e com isso a gente cria um ciclo virtuoso”, diz o diretor de operações da tele, José Claudio Moreira Gonçalves, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

Segundo ele, o resultado é uma rede resiliente da empresa nacional que não pode parar. “Rede da Oi é 100% confiável. Operamos em mais de 5,4 mil municípios, 240 mil equipamentos, 345 mil km de fibras ópticas. Somos a única empresa que está no Brasil inteiro e não temos o direito de falhar.”

Aplicativos

Em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 03/05, a Oi anunciou mais dois aplicativos para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. O primeiro deles é o Técnico Digital, um aplicativo que pode ser baixado das lojas de aplicativos ou dentro do Minha Oi, plataforma digital da empresa que já conta com 8 milhões de usuários.

Com o Técnico Digital, o usuário poderá resolver uma série de problemas em seus serviços de telefonia fixa e banda larga fixa sem ter que recorrer ao call center, ganhando tempo e agilidade. A expectativa é de que um milhão de usuários estejam utilizando o novo app até o final do ano. Hoje são 150 mil clientes e 3 mil download/dia.

De acordo com José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval, diretor de Operações da Oi, o Técnico Virtual é capaz de resolver 40% das demandas do cliente, o que contribui para melhor a sua experiência de uso do serviço. “As demais demandas são aquelas que exige a presença de um técnico na casa do cliente ou na rua, por um problema de rede interna, rompimento de fibra, defeito em uma caixa externa, etc.”, disse ele.

O segundo aplicativo é voltado para os técnicos da companhia e foi batizado de Ativação Digital e é voltado para o mercado corporativo. No piloto na Bahia, o tempo de ativação de circuitos caiu de duas horas para cinco minutos. "Esse é um app para o técnico e para acelerar a oferta corporativa", detalha o diretor de Operações. Assistam a entrevista com José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval.


Segue a sangria nas linhas de telefonia fixa no Brasil

Em novembro, foram contabilizadas 135.964 mil linhas a menos e o país fechou o décimo primeiro mês de 2017, com quase 41 milhões de linhas ativas. Oi, Claro, TIM e pequenos prestadores de STFC puxaram a queda de linhas em serviço.

Plano da Oi prevê investimentos abaixo do necessário, diz Anatel

Para agência, os R$ 4 bilhões previstos de dinheiro novo na operadora não são suficientes para que a Oi alcance o nível anual de aportes dos concorrentes. “Se não acompanhar, vai continuar perdendo mercado”, diz Juarez Quadros. 

Claro repete que há muitas operadoras no Brasil e resiste à entrada dos chineses na Oi

"O mercado já está instável com quatro operadoras. Os chineses têm uma mistura com o governo. Com quem iríamos brigar?", criticou o presidente José Félix. Não é a primeira vez que a Claro diz que o mercado nacional comporta apenas três players.

Eletrosul testa suporte por satélite com Telebras e Hughes

Com 11 mil km de linhas de transmissão, a empresa é responsável por aproximadamente 10% do sistema de transmissão do País. Piloto terá duração de 60 dias.

Rede fixa três vezes maior do que a das rivais será o futuro da Oi

O diretor de Tecnologia de Redes e Sistema da Oi, Pedro Falcão, sustentou que o backbone óptico e as redes metropolitanas são a 'joia da coroa' e despertam a ambição dos concorrentes. "A Internet de Tudo exigirá muita rede fixa", frisou.

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Tele também montou o Centro de Gerência de Serviços, em Brasília, com a missão de unificar as ações em áreas como recarga de pré-pago e faturamento.


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