TELECOM

Rede da Oi não tem o direito de falhar

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 03/05/2017 ... Convergência Digital

Se a transformação digital é o jargão do momento nas operadoras de telecomunicações, a Oi sustenta que aplica esse conceito há pelo menos três anos, com uso cada vez mais intenso de ferramentas de Big Data e aplicativos que, garante a empresa, melhoram a eficiência operacional. 

“A gente está falando de quatro coisas fundamentais: transformação digital, eficiência operacional, convergência de produtos e capacidade de tráfego de dados. A transformação digital é a base, é o meio para proporcionar ao cliente uma melhor experiência de uso e à Oi uma melhor eficiência operacional, e com isso a gente cria um ciclo virtuoso”, diz o diretor de operações da tele, José Claudio Moreira Gonçalves, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

Segundo ele, o resultado é uma rede resiliente da empresa nacional que não pode parar. “Rede da Oi é 100% confiável. Operamos em mais de 5,4 mil municípios, 240 mil equipamentos, 345 mil km de fibras ópticas. Somos a única empresa que está no Brasil inteiro e não temos o direito de falhar.”

Aplicativos

Em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 03/05, a Oi anunciou mais dois aplicativos para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. O primeiro deles é o Técnico Digital, um aplicativo que pode ser baixado das lojas de aplicativos ou dentro do Minha Oi, plataforma digital da empresa que já conta com 8 milhões de usuários.

Com o Técnico Digital, o usuário poderá resolver uma série de problemas em seus serviços de telefonia fixa e banda larga fixa sem ter que recorrer ao call center, ganhando tempo e agilidade. A expectativa é de que um milhão de usuários estejam utilizando o novo app até o final do ano. Hoje são 150 mil clientes e 3 mil download/dia.

De acordo com José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval, diretor de Operações da Oi, o Técnico Virtual é capaz de resolver 40% das demandas do cliente, o que contribui para melhor a sua experiência de uso do serviço. “As demais demandas são aquelas que exige a presença de um técnico na casa do cliente ou na rua, por um problema de rede interna, rompimento de fibra, defeito em uma caixa externa, etc.”, disse ele.

O segundo aplicativo é voltado para os técnicos da companhia e foi batizado de Ativação Digital e é voltado para o mercado corporativo. No piloto na Bahia, o tempo de ativação de circuitos caiu de duas horas para cinco minutos. "Esse é um app para o técnico e para acelerar a oferta corporativa", detalha o diretor de Operações. Assistam a entrevista com José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval.


Em 10 dias, operadoras bloqueiam 1 em cada 344 celulares

Sistema que desabilita aparelhos sem identificação internacional IMEI bloqueou até aqui 37 mil celulares no Distrito Federal e em Goiás, menos de 0,3% do total.

Claro e TIM saem na frente na disputa por R$ 340 milhões em ativos da Cemig Telecom

Empresa promete ter o edital de venda pronto até o final de maio. É uma rara oportunidade para a aquisição de ativos de rede no País.

Operadoras começam a bloquear celulares piratas

Nesta terça-feira, 8/5, os telefones móveis sem IMEI válido habilitados a partir de 22/3 recebem as mensagens de que deixarão de funcionar na quarta-feira, 9/5. Os celulares comprados no exterior, desde que certificados na Anatel, vão continuar funcionando, avisa a agência reguladora.

Anatel volta a negar corte no preço na TV paga por exclusão dos canais Simba

Para agência, saída dos canais da Record, SBT e RedeTV! das grades de empresas de televisão por assinatura não é motivo para intervenção nos valores.

EUA e Brasil lideram fuga de assinantes na TV paga

Estudo com 14 países aponta, no entanto, que em oito deles as empresas estão conseguindo aumentar as receitas apesar da redução na base. O Brasil é um deles.

Telebras nomeia Roberto Pinto Martins para a diretoria

Martins, que já foi da Anatel e dos ministérios de Ciência e Tecnologia e das Comunicações, assume a diretoria técnico operacional.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G