INOVAÇÃO

Pai da World Wide Web alerta para mundo governado por algoritmos

Por Roberta Prescott ... 10/05/2017 ... Convergência Digital

O inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee, voltou a alertar para o avanço dos algoritmos sobre atividades que exigem tomadas de decisão. Ao falar para um auditório lotado durante o Dell EMC World 2017, realizado em Las Vegas (EUA) nesta semana, Sir Berners-Lee lembrou que não há método matemático para o justo. 

“Com as máquinas ficando mais inteligentes elas avançam para outras áreas. Editores de jornais, advogados, médicos. A inteligência artificial está indo para trabalhos que tomam decisões. Há algoritmos para decidir quem poderá sair da prisão pela probabilidade de reincidência. Mas são justos? Acontece que não há uma definição simples para justo. Um algoritmo que pareça justo por determinado método não o será por outro método. É complicado”, afirmou.

Ele vem abordando o tema ao destacar que a inteligência artificial não trata mais do uso de robôs para a realização de atividades manuais e que os humanos não devem deixar para se dar conta tarde demais de que não estão mais no controle. “Quando a IA começa a decidir quem ganha a hipoteca, é um passo muito grande”, disse.  Assistam trechos da apresentação de Tim Berners-Lee.


Cloud Computing
No mundo dos algoritmos, essa é a hora de contratar um cientista de dados

Não dá mais para os conselhos administrativos e para os CEOs adiarem a contratação ou a nomeação de CDOs para começarem a otimizar a coleta, a geração, a gestão e a monetização de ativos de informação antes que uma massa crítica de analistas de capital comece a fazer perguntas relacionadas a eles.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Anac regulamenta uso de drones no Brasil

Agência separou os aparelhos em classes, a depender do peso: até 25 kg, 25 a 150 kg e acima de 150 kg, com diferentes exigências de registro e habilitação. Idade mínima para pilotar qualquer um é 18 anos. 

CESAR abre inscrições para atrair startups

Iniciativa é voltada para startups de setores como saúde, serviços financeiros, água, energia sustentáveis, entre outras.

Finep e Fapesp aprovam projetos de R$ 65 milhões para inovação

Dos selecionados, 87 projetos são de pequenas empresas e 10 são direcionados ao desenvolvimento de tecnologias para cidades inteligentes.

Blockchain tem potencial para 'desbloquear' a inovação e tornar o Brasil mais transparente

Em entrevista exclusiva à CDTV, Michael J.Casey, consultor-sênior do MIT Media Lab, assegura que a plataforma é a ideal para evitar silos e permitir conexões entre grupos distintos.
 

Mais que tecnologia, blockchain é um modelo de negócios

Especialistas advertem: empresas erram ao condicionarem investimentos aos protótipos funcionais.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G