Convergência Digital - Home

Governo vai comprar PaaS em nuvem pública para órgãos federais

Convergência Digital
Luís Osvado Grossmann - 16/05/2017

O governo federal tem um novo termo de referência para a contratação de serviços de nuvem pública para os órgãos públicos. Entre as alterações, foi incluída além da tradicional infraestrutura como serviço, também plataforma como serviço. 

A secretaria de tecnologia da informação previa atender pelo menos 40 órgãos federais na primeira versão, publicada em março, e com custo estimado em R$ 16 milhões. No entanto, os quantitativos foram alterados – e mesmo a descrição dos serviços, antes elencada em 60 itens, agora estão concentradas em apenas três “serviços de computação em nuvem”, “suporte técnico” e “treinamento”. 

Como explica o termo, o objetivo da licitação será a “contratação de empresa especializada (integrador) para prestação de serviços de computação de multinuvem, sob demanda, incluindo desenvolvimento, manutenção e gestão de topologias de aplicações de nuvem e o fornecimento continuado de recursos de infraestrutura como serviço (IAAS) e plataforma como Serviço (PAAS), produzidos por dois provedores distintos”.

O documento exige um “ecossistema que provê no mínimo algumas características como: i) solução de virtualização; ii) sistemas de gerenciamento de controle de acesso e identidade; iii) soluções de hiperconvergência de recursos; iv) fábricas de sustentação de software; e v) central de atendimento ao usuário vi) Infraestrutura segura e rapidamente escalável”.

O novo termo de referência pode ser conferido e comentado pelo Participa.br, neste link. As sugestões também podem ser encaminhadas para o seguinte e-mail aquisicoes-detic@planejamento.gov.br.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Logicalis: Desafio do OpenStack é a formação de profissionais

"Compramos a NubeliU pelo conhecimento deles em OpenStack. Eles fizeram o case do Mercado Livre na América Latina", afirmou o presidente da Logicalis, Rodrigo Parreira. Em até quatro anos, a empresa prevê uma receita de até US$ 50 milhões com a incorporação da empresa.

Open Stack conquista o coração e o bolso das corporações

A possibilidade de personalizar o código-fonte para desenvolver aplicativos é o motivo mais forte apontado para a adesão ao open source pelas empresas latino-americanas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O uso inteligente do Big Data a favor da indústria

Por Marlos Bosso*

Os impactos da revolução 4.0 são inevitáveis. Identrificar o que está por vir é o desafio dos executivos.

Produzimos mais dados do que a capacidade de armazená-los

Por Thiago Franco*

Será que a demanda digital romperá com os limites físicos dos datacenters em curto prazo? Nos últimos anos, muitos especialistas têm tentado responder a esta pergunta.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site