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Aumento salarial: difícil, mas não impossível

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 17/05/2017

Dois anos de retração da economia e mais de 14 milhões de desempregados no país são motivos mais do que suficientes para que trabalhadores tenham receio de pedir um aumento salarial mesmo quando sentem que merecem um reconhecimento financeiro.

Em entrevista ao portal Info Money, o diretor-executivo da Bazz Estratégia em RH, Celso Bazzola, conseguir o reajuste em ambiente econômico adverso “é difícil, mas não impossível”. Assim, é preciso estabelecer uma estratégia.

“O profissional deve ter em mente que a conquista deve estar ligada aos resultados obtidos. Respeitando a política salarial e o momento da empresa. Ter a sensibilidade para requerer este reajuste e saber o melhor momento torna-se fundamental, assim, deve-se criar um ambiente no qual se estabelece a política do ganha a ganha”, explica Bazzola.

 Entre as ações que podem aumentar as chances de um aumento estão o desenvolvimento e formação, tempo de trabalho, desempenho e avaliação pelo resultado. Para facilitar o processo de obtenção de aumento, Celso Bazzola indica os principais caminhos para ter sucesso no pedido de aumento. Veja:

Hora certa

Normalmente as empresas têm suas políticas de remuneração e carreira, assim, em vez de pensar no melhor momento, é preciso pensar que cada ação e resultado pode proporcionar uma proximidade maior do momento de conquista de aumento. O profissional deve se mostrar preparado para os desafios, tanto no perfil técnico quanto e comportamental, se mostrando apto às oportunidades. Geralmente, o crescimento da empresa e da confiança no trabalho do colaborador proporciona o melhor momento para o pedido.

Como lidar com o superior

Sempre uma conversa sobre reajustes salariais deve ser realizada em momentos oportunos, com locais adequados e de preferência de maneira bem amigável. O debate deve ser de forma transparente, onde as partes expõem sua visão e necessidades garantindo a possibilidade do feedback para se chegar a um consenso, seja lá qual for.Um ponto importante é ter clareza nos objetivos, sem deixar de ser flexível. Também é fundamental a confiança, tanto na hora de pedir, tanto na relação com o superior. Independente do resultado do pedido, passe uma imagem profissional, lembrando que os valores devem seguir os padrões do mercado.

Lidando com promessas

Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas, mas como fazer com que essas sejam respeitadas? É importante cumprir promessas profissionais, porém, é necessário levar em conta o momento da empresa. O que pode parecer fácil hoje, amanhã pode se tornar impossível. Portanto, faça a sua parte no sentido de resultados, desempenhos, posturas e se atente a prazos e ao que foi prometido.

Ponto importante é documentar o que foi acordado, o que facilmente pode ser feito por meio de e-mail, com o detalhamento do proposto, pois será um documento assegurando o acordo da negociação. Caso as promessas não sejam respeitadas é importante a realização de uma conversa mais franca, analisando os motivos. Se houver persistência no ato de não cumprimento, deve-se avaliar uma possível mudança de rumo profissional.

Cuidado para não se utilizar dessas informações como forma de pressão e nunca tenha esse acordo como algo garantido, devendo ser uma forma de lembrar do combinado, como uma ata sobre o tema.

Desculpas e ameaças

A crise não é motivo para voltar atrás no combinado, contudo, pode ser uma razão para repensar as bases negociadas. Nos períodos de dificuldades, a flexibilidade é parte fundamental da habilidade profissional. Se a empresa está em dificuldade se deve repensar reajustes salariais e o profissional deve estar pronto e aberto para novos posicionamentos.

Em relação a negociação, o ideal é uma ação mais transparente e argumentativa dos motivos que levam ao pedido. Ameaçar a empresa na tentativa de sucesso no reajuste salarial é demonstrar que seus objetivos pessoais estão acima de suas responsabilidades. O caminho mais adequado sempre é a negociação entre as partes.

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