INTERNET

FCC abre consulta sobre fim da neutralidade de rede

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/05/2017 ... Convergência Digital

A agência federal de comunicações dos Estados Unidos, a FCC, formalizou a abertura do processo de revisão das regras sobre a oferta de acesso a internet no país, com base na reversão da diretriz de ‘internet aberta’ aprovada em 2015. Uma consulta pública vai receber contribuições até 16 de agosto. 

A abertura do processo foi aprovada pelo partidário placar de 2 a 1 e indica o que deve ser a decisão definitiva, no texto a ser apresentado à votação depois da consulta. A proposta do atual presidente Ajit Pai de reverter as regras da internet aberta foi seguida pelo também Republicano Michael O’Rielly, ficando com a única Democrata restante, Mignon Clyburn, o voto contra. 

Pai sustenta que a regulação prejudicou a expansão de infraestrutura e prega liberdade total para os provedores de conexão como forma de incentivar investimentos. Ele foi contra as normas de 2015, assim como O’Rielly, quando ambos eram minoria durante o governo de Barack Obama. 

A comissária Democrata ironizou a proposta. “A sugestão é de que se removermos regulações suficientes do provedor de banda larga, ele vai automaticamente melhorar o serviço, reduzir preços, ampliar rapidamente a infraestrutura e tratar os provedores de conteúdo de forma justa.”


Com 100 Acórdãos, STJ começa a firmar jurisprudência sobre internet no Brasil

Levantamento reúne decisões que tratam de disputas sobre responsabilidade, remoção e indenização por conteúdos postados na rede. 

Começa processo de leilão para 186 endereços ‘.br’

Primeira lista inclui domínios como nao.com.br, chope.com.br e zico.com.br. Outros 500 endereços na internet brasileira estão na fila. Lance mínimo e de R$ 50. 

Tristeza triplica uso de apps e redes sociais

Pesquisa com 200 mil usuários de iPhones sugere que o tempo de uso ‘feliz’ do Facebook é de 22 minutos por dia, em média, enquanto ‘infeliz' chega a 59 minutos. No Netflix, proporção é de 39/81 minutos.

Proteste recorre sobre ‘zero rating’ e diz que Cade não ouviu CGI.br ou Senacon

Para entidade, órgão antitruste encerrou investigação baseado nas alegações da Anatel e do MCTIC, sem ouvir os outros fiscais do Marco Civil da Internet. 

Acesso à Internet está presente em 54% dos domicílios do Brasil

Desigualdade ainda é muito forte e classes C, D e E se ressentem do preço cobrado pelo serviço, revela estudo TIC Domicílios, divulgado pelo CGI.br.

Revista Abranet 21 . junho/agosto 2017
Veja a Revista Abranet nº 21 Convenção Abranet 2017 reuniu provedores de Internet na Bahia para debater não apenas o mercado, mas também a atual situação do Brasil.
Veja também: Oportunidades no Wi-Fi; A revolução do blockchain; WannaCry para a Internet e muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G