Home - Convergência Digital

Plano Nacional de IoT terá nova etapa de consulta pública em junho

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 19/05/2017

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) projeta lançar no mês de junho a segunda etapa da série de consultas públicas (após a consulta maior encerrada em janeiro) para fomentar o Plano Nacional de Internet das Coisas, programado para ser apresentado em setembro.

A informação foi dada pelo coordenador-geral da Secretaria de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC/Sepin, Thales Marçal, em reunião da Comissão de IoT da Abinee, realizada nesta quinta-feira, 18/05.

A nova consulta tem o objetivo de definir ambientes de aplicação prioritários das tecnologias IoT. O governo já identificou cerca de 13 segmentos, com destaque para aeroespacial, cidades inteligentes, agricultura e manufatura avançada. “Temos que focar naquelas áreas com menos barreiras e que apresentem mais vantagens comparativas”.

O MCTIC também vai fazer um levantamento sobre iniciativas no assunto, a fim de mapear o que cada empresa vem desenvolvendo, estabelecendo, assim, um ecossistema de IoT. O Plano Nacional de Internet das Coisas Plano Nacional de Internet das Coisas contempla ações no âmbito regulatório, padronização e segurança, responsabilização e educação digital. “O Estado terá o papel de indutor, mas entendemos que o protagonismo deve ser da iniciativa privada”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/02/2018
Anatel admite uma série de indefinições com relação à Internet das Coisas

06/02/2018
Santa Casa de Valinhos adota Internet das Coisas na UTI

05/02/2018
Qualcomm vai fabricar chips para IoT e smartphones no Brasil

31/01/2018
Mercado de Internet das Coisas chegará a R$ 26 bilhões no Brasil em 2018

23/01/2018
Metalúrgica reduz R$ 1 milhão/ano em consumo de água com Internet das Coisas

22/01/2018
IoT vai gerar riqueza para o Brasil – se tivermos IoT

15/01/2018
T-Systems contrata rede da Embratel/Claro para atuar como MVNO em Internet das Coisas

29/11/2017
Governo retoma piloto de IoT com chips para coleta de dados

24/11/2017
Atenta à Internet das coisas, Anatel quer mudar certificação de equipamentos

21/11/2017
Uber faz acordo com Volvo para comprar 24 mil carros autônomos

Destaques
Destaques

Teles avançam e 4G chega a 3608 municípios do Brasil

Estudo da Telebrasil revela que, em novembro, existiam 99 milhões de acessos 4G ativos. A cobertura 3G também aumenta e chega a 5109 municípios.

Brasileiro prevê o fim do 'baldes de dados' e quer pagar por serviço contratado no 5G

Estudo global feito pela Ericsson, que ouviu 72 milhões de usuários de smartphone no Brasil, mostra que a maioria quer a conta do 5G não mais por gigabytes consumidos, mas por serviço ou dispositivo conectado à rede.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Que ninguém fique sem o sinal de TV digital

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o presidente da Anatel e do GIRED, revela que a liberação do 700 Mhz atrai a atenção de outros países; aumenta a geração de empregos e acelera a inclusão digital com a massificação do 4G.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site