Home - Convergência Digital

Plano Nacional de IoT terá nova etapa de consulta pública em junho

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 19/05/2017

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) projeta lançar no mês de junho a segunda etapa da série de consultas públicas (após a consulta maior encerrada em janeiro) para fomentar o Plano Nacional de Internet das Coisas, programado para ser apresentado em setembro.

A informação foi dada pelo coordenador-geral da Secretaria de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC/Sepin, Thales Marçal, em reunião da Comissão de IoT da Abinee, realizada nesta quinta-feira, 18/05.

A nova consulta tem o objetivo de definir ambientes de aplicação prioritários das tecnologias IoT. O governo já identificou cerca de 13 segmentos, com destaque para aeroespacial, cidades inteligentes, agricultura e manufatura avançada. “Temos que focar naquelas áreas com menos barreiras e que apresentem mais vantagens comparativas”.

O MCTIC também vai fazer um levantamento sobre iniciativas no assunto, a fim de mapear o que cada empresa vem desenvolvendo, estabelecendo, assim, um ecossistema de IoT. O Plano Nacional de Internet das Coisas Plano Nacional de Internet das Coisas contempla ações no âmbito regulatório, padronização e segurança, responsabilização e educação digital. “O Estado terá o papel de indutor, mas entendemos que o protagonismo deve ser da iniciativa privada”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

21/11/2017
Uber faz acordo com Volvo para comprar 24 mil carros autônomos

20/10/2017
Operadoras vão à Fazenda e pedem tarifa zero de imposto para Internet das Coisas

04/10/2017
Plano Nacional de Internet das Coisas vai gerar R$ 135 bilhões ao Brasil

04/10/2017
Grupo Algar: mercado de Internet das Coisas vai se autorregulamentar

04/10/2017
Viabilizar negócios em Internet das Coisas é o desafio de agora

03/10/2017
Mercado pede ‘carência regulatória’ para Internet das Coisas

03/10/2017
Plano prevê até 10 ‘unicórnios’ brasileiros para Internet das Coisas

22/09/2017
Governo: Internet das Coisas não acontecerá sem Telecomunicações no Brasil

22/09/2017
Teles Tradicionais X Especializadas: o dilema para a IoT

20/09/2017
BNDES diz que, 'por enquanto', ainda tem dinheiro para internet das coisas

Destaques
Destaques

Melhores 4G do mundo se estabilizam em 45 Mbps

Com média de 20 Mbps, o Brasil não faz feio entre 77 países analisados nesse quesito. Mas a disponibilidade ainda está abaixo de 60% do tempo, de acordo com relatório do 3º trimestre divulgado pela Opensignal.

Smartphones responderam por 59% dos acessos à Internet na América Latina

Estudo da GSMA aponta que as operadoras vão investir US$ 70 bilhões para aumentar a cobertura 4G na região. Levantamento também mostra que há 300 milhões de pessoas digitalmente excluídas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Teles Tradicionais X Especializadas: o dilema para a IoT

Por Fábio Trindade

M2M e a Internet das Coisas são elementos centrais no debate das novas tecnologias que formarão o futuro em torno da 5G e continuarão em crescimento vertiginoso.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site