INCLUSÃO DIGITAL

Governo publica novo cronograma da TV Digital

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/05/2017 ... Convergência Digital

Saiu nesta segunda-feira, 29/5, na antevéspera de mais um desligamento, a Portaria do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que oficializa o adiamento do ‘apagão’ dos sinais analógicos em Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte, além de todos os municípios do interior de São Paulo. 

O documento também consolida nesta nova Portaria 2.992/17 o conteúdo das outras quatro que a precederam, daí reafirmar o critério de 93% de domicílios aptos a receber os sinais digitais para permitir o desligamento analógico, bem como discriminar missões do Gired, o grupo de emissoras, teles, Anatel e governo que coordena a transição. Também foram incluídas as normas relacionadas à publicidade sobre o desligamento. 

O novo cronograma atende pleito da Seja Digital, a empresa criada pelas operadoras móveis que é na prática o braço operacional da transição digital. Responsável pela distribuição de conversores e antenas para famílias pobres, a Seja Digital pediu mudanças por conta de atrasos na entrega dos equipamentos pelos fornecedores chineses. 

Como previsto, está mantido o desligamento dos sinais analógicos em Goiânia e região (29 municípios) para próxima quarta-feira, 31/5. O passo seguinte será Recife e região (14 municípios), em 26/7. Já as regiões de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral foram empurradas para frente. 

Pelo novo cronograma, o desligamento no Ceará (24 municípios) e na Bahia (20 municípios) será em 27/9. Já em Minas Gerais, Belo Horizonte e outras 38 cidades da região terão ‘apagão’ analógico em 8/11. Duas semanas depois será a vez das regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba (130 municípios).


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

TV digital: Quatro milhões de kits distribuídos no país

Próxima etapa será na cidade do Rio de Janeiro e em 18 municípios do entorno. Expectativa é ampliar a distribuição em mais 1,2 milhão de kits, revela a Seja Digital, entidade responsável pela entrega dos equipamentos.

Palotina, no PR, investe em TIC para se transformar em cidade inteligente

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a localidade está em processo de informatização da gestão pública e busca alternativa de investimentos para expandir a oferta de banda larga.

Telebras promete banda larga 10 vezes mais barata com novo satélite

Depois de roadshowm em São Paulo, estatal fará apresentações em Londres e Nova York para atrair competidores ao leilão da banda Ka que pretende realizar em 28 de agosto. 

Falta disposição política para criar cidades inteligentes no Brasil

Muitas prefeituras estão comprando tecnologia e criando uma 'torre de babel' dos seus sistemas, adverte José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital. "Esses dados não vão gerar informações, não vão melhorar a gestão pública. Eles são um gasto", acrescenta.

Oi: Quase 60% dos domicílios da nossa região não têm banda larga

Ao falar sobre a nova lei geral de Telecom e bens reversíveis, o presidente da Oi, Marco Schroeder, diz que se 'os bens reversíveis valem R$ 100 bi, e não valem, eu vou vender a minha parte".

450MHz: Relator propõe dois anos para que teles troquem satélite por rede na área rural

Conselheiro da Anatel, Otávio Rodrigues, entende que as dificuldades não impediam o uso da faixa de 450 MHz e que o uso de soluções por satélite constituem descumprimento ao edital do primeiro leilão 4G, de 2012.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G