INCLUSÃO DIGITAL

Governo publica novo cronograma da TV Digital

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/05/2017 ... Convergência Digital

Saiu nesta segunda-feira, 29/5, na antevéspera de mais um desligamento, a Portaria do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que oficializa o adiamento do ‘apagão’ dos sinais analógicos em Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte, além de todos os municípios do interior de São Paulo. 

O documento também consolida nesta nova Portaria 2.992/17 o conteúdo das outras quatro que a precederam, daí reafirmar o critério de 93% de domicílios aptos a receber os sinais digitais para permitir o desligamento analógico, bem como discriminar missões do Gired, o grupo de emissoras, teles, Anatel e governo que coordena a transição. Também foram incluídas as normas relacionadas à publicidade sobre o desligamento. 

O novo cronograma atende pleito da Seja Digital, a empresa criada pelas operadoras móveis que é na prática o braço operacional da transição digital. Responsável pela distribuição de conversores e antenas para famílias pobres, a Seja Digital pediu mudanças por conta de atrasos na entrega dos equipamentos pelos fornecedores chineses. 

Como previsto, está mantido o desligamento dos sinais analógicos em Goiânia e região (29 municípios) para próxima quarta-feira, 31/5. O passo seguinte será Recife e região (14 municípios), em 26/7. Já as regiões de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral foram empurradas para frente. 

Pelo novo cronograma, o desligamento no Ceará (24 municípios) e na Bahia (20 municípios) será em 27/9. Já em Minas Gerais, Belo Horizonte e outras 38 cidades da região terão ‘apagão’ analógico em 8/11. Duas semanas depois será a vez das regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba (130 municípios).


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Sem opositores, Governo usa Audiência para defender acordo Telebras/Viasat

Sem a participação dos que consideram ilegal o acerto com a empresa norte-americana, presidente da Telebras sustentou aos parlamentares que parceria foi fechada dentro dos critérios da Lei de Estatais. Governo garantiu que a soberania nacional não está em risco.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.

Hughes vai ofertar banda larga via satélite em mais 1000 cidades no Brasil

Cobertura servirá para os Estados do Amapá, Amazonas e Rondônia. Serviço será vendido a partir do terceiro trimestre. Velocidades de acesso estão entre 10 Mbps e 25 Mbps.

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Segundo a nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, avanço foi especialmente puxado por municípios do Nordeste e com até 100 mil habitantes.

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Número de lares conectados cresceu 7 pontos percentuais em 2017, graças aos telefones móveis e a novos televisores.

Ouvidoria da Anatel diz que migração da TV Digital deve virar referência global

Segundo o relatório sobre a transição, “autoridades  de nações  interessadas  no tema  têm  visitado  o Brasil  para conhecer  de perto o processo  simultâneo  de digitalização  da transmissão   da TV e  a liberação  da  Faixa  de 700 MHz “. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G