INCLUSÃO DIGITAL

Segundo Ipea, 11,6 milhões de domicílios teriam internet se houvesse oferta

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/06/2017 ... Convergência Digital

Ao analisar critérios de como priorizar investimentos em banda larga, a pedido da Anatel, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada concluiu que até 11,6 milhões de domicílios brasileiros, ou 17% do total, poderiam já usufruir do acesso a internet caso houvesse oferta do serviço. 

Nessas contas, atualmente 39,1 milhões de domicílios já têm acesso à internet, seja por conexões fixas ou móveis (3G, 4G). “Se a oferta fosse universal, esses 39,1 milhões passariam para 45 milhões. Ou seja, 6 milhões de domicílios têm capacidade de consumir, mas não consomem porque o serviço não chegou lá”, afirmou o diretor de estudos regionais do Ipea, Alexandre Ywata. 

Esse número poderia ser ainda maior e chegar a 50,7 milhões de domicílios que teriam capacidade de consumir internet no caso de ampliação das redes nas principais regiões metropolitanas do país. Ou seja, há um grande mercado potencial que poderia ser atendido pelo lado da ampliação da oferta. 

A conclusão faz parte do trabalho que avalia como priorizar os investimentos em redes a serem impulsionados a partir da nova política pública de banda larga, na qual se espera usar a conversão de multas e o valor da adaptação de concessões para autorizações. Nele, o Ipea separou os municípios brasileiros em seis grupos: urbanos de maior renda, rurais de maior renda, urbanos de menor renda, semiurbanos de renda média, rurais vulneráveis e rurais mais pobres. 

“O objetivo do projeto é fornecer subsídios ao governo federal para a formulação de estratégias para universalização do acesso à internet no Brasil. O projeto tem três etapas: avaliação do impacto usando dados históricos do aumento de acesso à internet, dimensionamento do mercado potencial para serviços de internet e avaliação do impacto de diferentes estratégias de priorização de municípios para novos investimentos na ampliação da rede”, explica o Ipea.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Palotina, no PR, investe em TIC para se transformar em cidade inteligente

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a localidade está em processo de informatização da gestão pública e busca alternativa de investimentos para expandir a oferta de banda larga.

Telebras promete banda larga 10 vezes mais barata com novo satélite

Depois de roadshowm em São Paulo, estatal fará apresentações em Londres e Nova York para atrair competidores ao leilão da banda Ka que pretende realizar em 28 de agosto. 

Falta disposição política para criar cidades inteligentes no Brasil

Muitas prefeituras estão comprando tecnologia e criando uma 'torre de babel' dos seus sistemas, adverte José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital. "Esses dados não vão gerar informações, não vão melhorar a gestão pública. Eles são um gasto", acrescenta.

Oi: Quase 60% dos domicílios da nossa região não têm banda larga

Ao falar sobre a nova lei geral de Telecom e bens reversíveis, o presidente da Oi, Marco Schroeder, diz que se 'os bens reversíveis valem R$ 100 bi, e não valem, eu vou vender a minha parte".

450MHz: Relator propõe dois anos para que teles troquem satélite por rede na área rural

Conselheiro da Anatel, Otávio Rodrigues, entende que as dificuldades não impediam o uso da faixa de 450 MHz e que o uso de soluções por satélite constituem descumprimento ao edital do primeiro leilão 4G, de 2012.

Em São Paulo, 99,6% dos domicílios já assistem TV Digital

Para quem coordena a transição digital, números são evidência de que os brasileiros rapidamente se adaptam ao fim das transmissões analógicas. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G