13/06/2017 às 14:00
Internet


Defesa do Consumidor aprova projeto que proíbe franquia na internet fixa
Luís Osvaldo Grossmann

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 13/6, por unanimidade, o projeto de Lei 7182/17, que proíbe a oferta de planos de conexão fixa à internet que incluam limites de tráfego de dados, as conhecidas franquias. 

“Seguimos convencidos, da perspectiva de salvaguarda dos interesses do consumidor, que a restrição ao volume de dados mostra-se favorável apenas às operadoras, pois altera a precificação que vinha sendo praticada com injustificado objetivo de aumentar lucratividade sem contrapartida na qualidade dos serviços”, defendeu o relator na CDC, Rodrigo Martins (PSB-PI). 

O texto, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), foi aprovado pelo Senado e agora segue para a Comissão de Ciência e Tecnologia, antes de também ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça. O PL altera a Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet, para incluir no artigo 7, entre os direitos dos internautas, “a não implementação de franquia limitada de consumo nos planos de internet banda larga fixa”.


Powered by Publique!