INCLUSÃO DIGITAL

AGU diz no STF que Telebras pode vender capacidade do satélite a terceiros

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/06/2017 ... Convergência Digital

A fim de manter os planos da Telebras para a comercialização da capacidade do satélite geoestacionário, a Advocacia-Geral da União pediu ao Supremo Tribunal Federal que desconsidere o pleito do PDT, que questiona a legalidade dessa negociação com terceiros. Para a AGU, apesar de ceder a capacidade, a estatal não deixará de ser a responsável pelo sistema, além de ofertar infraestrutura ao mercado de forma isonômica. 

Os argumentos estão na petição apresentada pela no fim desta segunda, 19/6, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 450, na qual o PDT diz que ao propor a terceirização da capacidade do satélite, a Telebras estaria deixando de cumprir seu papel e atuando ilegalmente para transferir esse patrimônio à iniciativa privada. 

Para a AGU, “compete à Telebrás tanto o provimento de infraestrutura de telecomunicações, como a prestação de serviços de telecomunicações nas hipóteses previstas [no] Decreto 7.175/2010. Sendo assim, referida entidade é responsável pela exploração direta de atividade econômica, consistente em prover infraestrutura e prestar serviços de telecomunicações”. 

Nessa linha, a AGU defende que “a referida divisão da capacidade satelital contribui para a massificação do acesso a serviços de conexão à Internet, de modo a viabilizar um dos objetivos principais do SGDC no âmbito do Plano Nacional de Banda Larga. Ao mesmo tempo, tal providência observa o dever regulatório de oferecer a capacidade às prestadoras de serviços de telecomunicações de forma isonômica”.

“O ato sob invectiva não propicia a alienação a terceiros do domínio do bem consistente na capacidade satelital, bem como não transfere a particulares o desempenho de atividade que deveria ser, necessariamente, realizada pela Telebrás de modo direto (...). [A] possibilidade de cessão prevista no edital em exame não retira da Telebrás a responsabilidade de gerir, em conjunto com o Ministério da Defesa, a operação do sistema satelital.”


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Palotina, no PR, investe em TIC para se transformar em cidade inteligente

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a localidade está em processo de informatização da gestão pública e busca alternativa de investimentos para expandir a oferta de banda larga.

Telebras promete banda larga 10 vezes mais barata com novo satélite

Depois de roadshowm em São Paulo, estatal fará apresentações em Londres e Nova York para atrair competidores ao leilão da banda Ka que pretende realizar em 28 de agosto. 

Falta disposição política para criar cidades inteligentes no Brasil

Muitas prefeituras estão comprando tecnologia e criando uma 'torre de babel' dos seus sistemas, adverte José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital. "Esses dados não vão gerar informações, não vão melhorar a gestão pública. Eles são um gasto", acrescenta.

Oi: Quase 60% dos domicílios da nossa região não têm banda larga

Ao falar sobre a nova lei geral de Telecom e bens reversíveis, o presidente da Oi, Marco Schroeder, diz que se 'os bens reversíveis valem R$ 100 bi, e não valem, eu vou vender a minha parte".

450MHz: Relator propõe dois anos para que teles troquem satélite por rede na área rural

Conselheiro da Anatel, Otávio Rodrigues, entende que as dificuldades não impediam o uso da faixa de 450 MHz e que o uso de soluções por satélite constituem descumprimento ao edital do primeiro leilão 4G, de 2012.

Em São Paulo, 99,6% dos domicílios já assistem TV Digital

Para quem coordena a transição digital, números são evidência de que os brasileiros rapidamente se adaptam ao fim das transmissões analógicas. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G