INOVAÇÃO

Criptomoedas triplicam em um ano e são usadas por 5 milhões no mundo

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/06/2017 ... Convergência Digital

O Centro de Finanças Alternativas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apresentou o que parece ser o primeiro estudo global sobre o uso das criptomoedas, como as bitcoins, e concluiu que essa tecnologia experimenta um crescimento explosivo. Só no ano passado esse mercado triplicou, chegando a abril de 2017 em estimados US$ 27 bilhões, ou cerca de R$ 90 bilhões. 

“As descobertas são chocantes e provocantes. A adoção das vários criptomoedas realmente disparou, com bilhões em capitalização de mercado e milhões de carteiras ativas a partir de 2016. É uma indústria tanto globalizada como localizada, sem fronteiras nas operações de trocas, mas com mineração geograficamente concentrada. É uma indústria cada vez mais fluida, com as linhas entre transações e carteiras cada vez mais borradas e uma multitude de moedas, não apenas bitcoin, suportadas por um ecossistema em crescimento”, diz a análise dos pesquisadores Garrick Hileman e Michel Rauchs. 

O estudo aponta que existem no mundo entre 2,9 milhões a 5,8 milhões de pessoas que já fazem uso das diversas criptomoedas existentes. A Bitcoin ainda é a principal delas, respondendo por cerca de 72% do mercado, mas há outras como Ether (16%), Dash (3%), Monero, Ripple e Litecoin, cada uma com cerca de 1% do total. Embora a participação da Bitcoin tenha caído (era 86% do total em 2015), ainda é a mais aceita por quase uma centena e meia de organizações globais envolvidas com essa tecnologia. 

A pesquisa identificou, ainda, que há pelo menos 1.876 pessoas trabalhando em tempo integral na indústria de criptomoedas – mas o número deve superar os 2 mil uma vez que grandes organizações de mineração não indicaram números precisos sobre pessoal envolvido.


Cloud Computing
Porto Seguro Cartões contrata empresa para compressão de dados

Seguradora precisava comprimir mais de 100 TB de dados e usou a ferramenta de compressão da Stone Age. Infraestrutura tem mais de 100 mil acessos/dia.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Facebook busca startups para segunda etapa da estação Hack em São Paulo

Primeira etapa contou com a participação de 760 startups. Serão selecionadas 10 startups para um processo de aceleração de seis meses.

Finep e EMBRAPII se unem para financiar projetos de inovação

A ideia é criar um fast track para otimizar a atuação das duas instituições por meio da troca de informações sobre suas carteiras de clientes, facilitando o acesso aos recursos técnicos e financeiros oferecidos.

EDP busca startups no setor elétrico

Free Electrons Global Accelerator - evento criado pela empresa que atua em todos os segmentos da cadeia elétrica - vai levar empreendedores para o Vale do Silício, Austrália e Berlin.

Algar Tech cria a Duda, sua plataforma de Inteligência Artificial

Plataforma está sendo usasda em atendimento via apps de mensageria no processo de renegociação de dívidas, que passou a ser 100% sem interferência humana.

Inovação que dá certo é a que une a grande empresa à startup

A burocracia é um grande entrave à inovação, mas o ponto mais crítico é a falta de interação entre o mercado e as boas ideias das startups, observam Rafael Duton e Alexandre Castro, do Oito, da Oi.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G