TELECOM

Passada a reforma trabalhista, é hora de aprovar a Lei de Telecom

Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz ... 18/07/2017 ... Convergência Digital

Com toda a política amarrada ao projeto de lei que muda a Lei Geral de Telecomunicações e abre caminho para o fim das concessões de telefonia, o Ministério de Ciência e Tecnologia ainda aposta na aprovação do PLC 79/16 e no indefinido montante de dinheiro que a mudança pode mobilizar. Há confiança em uma ‘janela de oportunidade’, passada a reforma trabalhista. 

“A esta altura a lei já deveria estar promulgada, é uma lei que está pronta. Não sei como será resolvido, mas tenho certeza que será. Após a reforma trabalhista haverá um momento propício para que isso ocorra. A gente aposta e conta um pouco com isso”, afirma o secretário de telecomunicações, André Borges, em entrevista à CDTV. “Ouvi isso do ministro, o que me dá uma certa confiança”, completa. 

Para ele, a indefinição sobre as mudanças na LGT foi causa direta do desacerto sobre a revisão dos contratos do STFC. “Para já trocar as obrigações teria que ter clareza de que haverá adaptação”, diz o secretário, que se alinha ao argumento das teles para não assinar a revisão. “Acho problemático fazer uma troca para o futuro sem o reconhecimento claro de qual será essa troca. É difícil fazer algo sabendo que há uma controvérsia. A adaptação depende de ter um entendimento sobre essa conta.”

Ainda assim, Borges sinaliza que se o PLC 79 falhar, o filho direto da revisão contratual, o PGMU, pode virar um instrumento para a nova política. “Não havendo [a aprovação], talvez a gente pudesse analisar mecanismos de aproveitar esses recursos e que possa ser justificado como investimento. Porque o dinheiro gasto em orelhão agora não vai ser mais nada. Teria que achar um projeto que aproveite essa infraestrutura necessária para fazer o futuro e que possa ser feita desde já.” Assistam a entrevista.


Eletrosul testa suporte por satélite com Telebras e Hughes

Com 11 mil km de linhas de transmissão, a empresa é responsável por aproximadamente 10% do sistema de transmissão do País. Piloto terá duração de 60 dias.

Rede fixa três vezes maior do que a das rivais será o futuro da Oi

O diretor de Tecnologia de Redes e Sistema da Oi, Pedro Falcão, sustentou que o backbone óptico e as redes metropolitanas são a 'joia da coroa' e despertam a ambição dos concorrentes. "A Internet de Tudo exigirá muita rede fixa", frisou.

Oi unifica mainframes para acelerar serviços digitais

Tele também montou o Centro de Gerência de Serviços, em Brasília, com a missão de unificar as ações em áreas como recarga de pré-pago e faturamento.

Sercomtel terá 90 dias para se defender da caducidade das outorgas

Novo presidente da operadora paranaense foi à Anatel pedir autorização para vender imóveis e gerar caixa, mas uma decisão depende do processo de extinção das licenças em curso, que pode levar 12 meses. 

Anatel nega cautelar para afastar fundo da Oi, mas vai apurar controle da Nextel

Para a agência, controle da tele não passa de hipótese e depende da conversão da dívida por ações como proposto pelo fundo. Em Nova York, Aurelius foi derrotado na tentativa de tirar a recuperação judicial do Brasil. 

Celulares piratas: Teles dizem que bloqueio estimula mercado de segunda mão

“Essa vacina tem consequências danosas. Vai dar a impressão de que não existem mais aparelhos ‘xing ling’ porque todos terão IMEI válido”, disparou o presidente-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy. 


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G