INOVAÇÃO

FINEP põe dinheiro para ser sócia investidora das startups

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 11/07/2017 ... Convergência Digital

O projeto Finep Startup, lançado no último dia 27 de junho, não é o primeiro do braço de fomento do MCTIC para as startups, mas tem um diferencial: a entidade se tornará sócia das empresas selecionadas. Serão pelo menos 50 empresas selecionadas e a proposta é, sim, incentivar a busca por investidores anjos e por investidores efetivos.

"O grande diferencial dessa iniciativa é a FINEP como sócia. A nossa seleção será mais efetiva. Não é ter uma ideia na cabeça. É ter um projeto. Sabemos a dificuldade que é ter um investidor e o nosso selo vai ajudar muito. O investimento não é simplesmente não reembolsável. O nosso dever de casa é escolher bem a empresa financiada para ter esse retorno mais à frente", afirma em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o diretor de Inovação da FINEP, Márcio Girão. A chamada pública já está disponível e deve apoiar 50 empresas por ano em duas rodadas de investimentos – em cada uma, 25 empresas serão selecionadas.

A expectativa é que o programa ofereça até R$ 400 milhões em quatro anos. O apoio da financiadora deve se concentrar nas seguintes áreas temáticas: educação, cidades sustentáveis, fintech – junção de finanças com tecnologia –, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), economia criativa, energia, defesa, mineração, petróleo, manufatura avançada, biotecnologia, tecnologia agrícola, química e modelagem da informação da construção (BIM, na sigla em inglês). "BIM e manufatura avançada, que permitirá a ida do Brasil para a indústria 4.0 terão grande alvo", antecipa Girão. Assistam a entrevista com o diretor de Inovação da FINEP.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Opinião
Por que devemos projetar chips no Brasil?
Rogério Moreira e Murilo Pessatti*
Opinião
BNDES e o impacto na Inovação
Cláudia Trindade Prates, João Paulo Pieroni e Luciano Machado*

Agronegócio: 'Falta um waze para o agricultor'

A afirmação é do presidente da Agrotools, Fernando Martins, observando que há um grande potencial para startups inovarem no Brasil.

Uber: São mais de 1000 decisões judiciais favoráveis ao negócio no Brasil

Diretora Jurídica da empresa, Mariana Barbosa, diz que temer a regulamentação, mas ela precisa ser 'justa para não inviabilizar o modelo de negócios'.

CADE faz estudo favorável ao Uber e sugere desregulamentação para táxis

O Departamento de Estudos Econômicos -DEE - elaborou uma nota técnica onde defende a economia de compartilhamento como benéfica para consumidores e ofertantes.

TOTVS é a única empresa de TI do Brasil em ranking global de Inovação

Estudo com 1 mil empresas que mais investem em P&D no mundo inclui outras três empresas nacionais: Petrobras, Vale e Embraer. Amazon, Alphabet (Google), Intel e Samsung lideram. Indústrias de tecnologia, automotiva e saúde concentram 61% dos aportes.

Inovação: Governo investe menos, empresas um pouco mais. Recursos caem R$ 2,8 bilhões

Dados são do MCTIC e compara 2015 a 2014. Pedidos de patentes seguem caindo no País.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G