GOVERNO » Legislação

Dados pessoais: Empresas de software dizem que agência de proteção é mal necessário

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/07/2017 ... Convergência Digital

Pelo menos uma parte das empresas de tecnologia que atuam no país defende a criação de um órgão regulador da proteção de dados no país, ainda que igualmente sustentem a menor regulamentação possível nesse campo. Como apontou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software, Francisco Camargo, em debate na comissão que avalia os projetos de lei sobre o tema, uma agência pode pairar acima da barafunda de regulamentações. 

“Não é uma solução boa. Mas face a complexidade da legislação brasileira, para evitar qualquer dúvida ou falta de segurança jurídica, talvez tenha que ser criada uma agência de proteção de dados. Uma agência tipo Anac, Anatel, uma coisa de dados, uma agência pequena mas que regulamentasse o fluxo de dados, a segurança de como os dados tem que ser armazenados”, afirmou. 

Para a entidade, mais importante é que o Brasil encontre um meio-termo entre o laissez-faire americano e a regulação mais forte do modelo europeu para se beneficiar de ambos os mercados. “O fluxo internacional de dados é que vai gerar as novas cadeias de valor no mundo e a gente tem que se inserir nessas cadeias. Temos que conseguir uma coisa pragmática, que sem perder mercado americano, para onde vão 45% das vendas hoje, a gente possa também estar no mercado europeu”. 

Ainda segundo o presidente da ABES, o ponto fraco nas questões de privacidade é o próprio usuário. “Boa parte dos problemas de privacidade no Brasil decorrem de falhas do próprio usuário. O usuário que conta a vida dele no Facebook, que permite tirar fotos íntimas num celular. Então tem uma tarefa importante de educação.”


Call centers alegam que aumento no PIS/Cofins cortaria 5% do faturamento

Segmento adere a grita do setor de serviços contra os estudos anunciados pelo Ministério da Fazenda de correção do tributo para compensar perdas de receitas.

Casa Civil tenta padronizar análises de Impacto Regulatório nas agências

Estão em consulta pública até 1 de novembro propostas de diretrizes gerais além de um guia específico para orientar a elaboração das AIR pela Anatel e os demais órgãos reguladores. 

Serpro/ITI iniciam atualização dos certificados SSL dos sites do Governo

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação informa que serão emitidos certificados digitais na cadeia v2 pela ACSerpro para encerrar as menasgens 'esta conexão não é confiável' nos sites do governo federal. Entidade, no entanto, não divulgou um cronograma de atualização.

Dataprev se candidata a ser fornecedora de serviços digitais para Governo

Estatal já tem funcionando o Cidadão BR, com autenticações de 2,5 milhões de pessoas e oferta de serviços como busca de empregos e aplicações do INSS. Neste momento, governo faz uma consulta pública para a compra de plataforma na nuvem para oferta digital ao cidadão.

MCTIC precisa de R$ 2 bi para fechar ano e fala em 'pressão saudável' por recursos

"Temos que trabalhar, lutar e pressionar, porque não é um recurso que surge do nada. É um recurso muito disputado", advertiu o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G