GOVERNO » Legislação

Dados pessoais: Empresas de software dizem que agência de proteção é mal necessário

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/07/2017 ... Convergência Digital

Pelo menos uma parte das empresas de tecnologia que atuam no país defende a criação de um órgão regulador da proteção de dados no país, ainda que igualmente sustentem a menor regulamentação possível nesse campo. Como apontou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software, Francisco Camargo, em debate na comissão que avalia os projetos de lei sobre o tema, uma agência pode pairar acima da barafunda de regulamentações. 

“Não é uma solução boa. Mas face a complexidade da legislação brasileira, para evitar qualquer dúvida ou falta de segurança jurídica, talvez tenha que ser criada uma agência de proteção de dados. Uma agência tipo Anac, Anatel, uma coisa de dados, uma agência pequena mas que regulamentasse o fluxo de dados, a segurança de como os dados tem que ser armazenados”, afirmou. 

Para a entidade, mais importante é que o Brasil encontre um meio-termo entre o laissez-faire americano e a regulação mais forte do modelo europeu para se beneficiar de ambos os mercados. “O fluxo internacional de dados é que vai gerar as novas cadeias de valor no mundo e a gente tem que se inserir nessas cadeias. Temos que conseguir uma coisa pragmática, que sem perder mercado americano, para onde vão 45% das vendas hoje, a gente possa também estar no mercado europeu”. 

Ainda segundo o presidente da ABES, o ponto fraco nas questões de privacidade é o próprio usuário. “Boa parte dos problemas de privacidade no Brasil decorrem de falhas do próprio usuário. O usuário que conta a vida dele no Facebook, que permite tirar fotos íntimas num celular. Então tem uma tarefa importante de educação.”


Governo aumenta obrigações e empresas sustentam mercado de certificação digital

Brasil terminou 2017 com 3,59 milhões de certificados digitais emitidos, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia, responsável pela ICP-Brasil. As pessoas físicas ainda seguem resistentes ao modelo.

Consumidor com mais de três linhas telefônicas em casa pode ter de prestar contas à Justiça

Proposta de projeto de Lei foi apresentada pelo Deputado Heuler Cruvinel (PSD/GO), com o intuito de reprimir golpes telefônicos. Se passar, as operadoras de telefonia tereão de notificar as autoridades de segurança em até 48 horas.

Brasil é reprovado nas ações políticas e tributárias de incentivo à Inovação

País ficou em 32º em 38 posições possíveis em ranking mundial, feito pela Consumer Technology Association (CTA). Foi baixa também a pontuação em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e na própria formação de capital humano.

Carteira de trabalho digital tem mais de 110 mil downloads

Foram 2,6 mil downloads por dia desde o final de novembro quando o aplicativo foi lançado. A maior parte dos downloads foi para o Android.

Confederação de teles e TI quer R$ 1 bilhão para Sistema S das TICs

“Nossa prioridade para 2018 é garantir os recursos para esse sistema fazer frente às necessidades de formação e capacitação para a transformação digital”, diz o presidente do Sinditelebrasil, Eduardo Levy. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G