GESTÃO

Serpro e Receita unificam dados e criam serviço que reduz atendimento de 90 dias para 72 horas

Convergência Digital* ... 14/07/2017 ... Convergência Digital

Desde o último dia 13 de julho, os taxistas já têm acesso a mais um serviço integrado de dados do governo. Trata-se do Sisen – Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção de IPI/IOF – unificou bases de dados de órgãos públicos diversos e reduziu o tempo de atendimento de noventa dias para 72 horas.

A solução desenvolvida pelo Serpro pode ser acessada via mobile e deve receber 50 mil pedidos anuais, que antes eram realizados somente nos postos de atendimento da Receita Federal. O próximo módulo do  Sisen, previsto para ser implantado em dezembro de 2017, atenderá aos requerimentos de isenção de IPI e IOF de pessoas com deficiência.

Entre sistemas e bases acessados estão o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), além das fontes internas da Receita Federal, como a base de Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O Sisen é uma das entregas previstas por um acordo de cooperação entre União, Ministério da Fazenda e Sebrae em que o Serpro viabiliza a parte de infraestrutura tecnológica. Outra entrega ocorrida em 2017 foram funcionalidades que permitiram facilitar pagamento de tributos por microempreendedores.


Haroldo: o robô especialista em defesa do consumidor

Empresa responsável diz que ferramenta é uma alternativa privada para a solução de conflitos que envolvem milhares de usuários lesados.

EFD-Reinf: A “irmã” do eSocial que a sua empresa precisa prestar a atenção

Assim como o eSocial, o módulo do SPED vai substituir obrigações impostas aos contribuintes e empregadores, entre elas, a DIRF – Imposto de Renda Retido na Fonte e a GFIP – Informações à Previdência Social.

Pagar imposto tem de ser menos complicado no Brasil

O governo digital é medida estratégica de desburocratização do governo, afirma o secretário executivo da Casa Civil, Daniel Siegelmann.

Dataprev diz que seu maior ativo são os mais de 26 bilhões de dados civis

Estatal quer se posicionar como fornecedora de serviços digitais e já contabiliza 7,5 milhões de registros ativos na sua plataforma. 

eSocial: nova fase, novas regras, novo leiaute

Os grandes empregadores deverão enviar os dados de seus trabalhadores – também conhecidos como eventos não periódicos – nos prazos definidos no Manual de Orientação do eSocial (MOS).



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G