GESTÃO

Serpro e Receita unificam dados e criam serviço que reduz atendimento de 90 dias para 72 horas

Convergência Digital* ... 14/07/2017 ... Convergência Digital

Desde o último dia 13 de julho, os taxistas já têm acesso a mais um serviço integrado de dados do governo. Trata-se do Sisen – Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção de IPI/IOF – unificou bases de dados de órgãos públicos diversos e reduziu o tempo de atendimento de noventa dias para 72 horas.

A solução desenvolvida pelo Serpro pode ser acessada via mobile e deve receber 50 mil pedidos anuais, que antes eram realizados somente nos postos de atendimento da Receita Federal. O próximo módulo do  Sisen, previsto para ser implantado em dezembro de 2017, atenderá aos requerimentos de isenção de IPI e IOF de pessoas com deficiência.

Entre sistemas e bases acessados estão o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), além das fontes internas da Receita Federal, como a base de Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O Sisen é uma das entregas previstas por um acordo de cooperação entre União, Ministério da Fazenda e Sebrae em que o Serpro viabiliza a parte de infraestrutura tecnológica. Outra entrega ocorrida em 2017 foram funcionalidades que permitiram facilitar pagamento de tributos por microempreendedores.


Receita aperta o cerco às empresas devedoras do Simples

Fisco vai notificar 556,13 mil companhias, que respondem por uma dívida de R$ 22,7 bilhões. Destas, 172,54 mil atuam no Estado de São Paulo e devem R$ 7,5 bilhões. Saída do Simples pode gerar um aumento da carga tributária em até 30%.

Leroy Merlin: TI não é provedora de serviços, é parceira de negócios

Para ter uma plataforma única para todos os canais, o desafio diário é fazer a integração, salienta o CIO da companhia, Matthieu Grymonprez. Atualmente, 80% dos clientes acessam ao site antes de ir à loja.

Robôs agilizam a emissão de guias da previdência social

Mas para usar os robôs de forma eficiente é preciso avaliar os processos, destaca Fernando Capovilla, gerente de competitividade e automação da Capgemini Brasil. A empresa, por exemplo, usa mais de 100 robôs operando em diversas tecnologias.

Menos de 5% das empresas estão aptas ao regime do eSocial

Pesquisa feita pela FENACON, entidade ligada às empresas de serviços contábeis, com mais de mil associados, revela um dado preocupante: quase metade ainda nem começou a implantar o sistema.

Governo lança nova versão do Guia de Boas Práticas para a compra de TI

Guia reúne conjunto de normas a serem adotadas por mais de 200 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G