Home - Convergência Digital

Brasil e União Europeia elegem projetos de IoT, nuvem e 5G

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 17/07/2017

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) divulgou o resultado da chamada conjunta com a União Europeia em Internet das Coisas, 5G e Computação em Nuvem. A parceria, supervisionada pela Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, resultou no financiamento de seis projetos de pesquisa, com duração de três anos e orçamento total de 16 milhões de euros ou cerca de R$ 60 milhões.

Metade dos recursos é financiada pela União Europeia, e a outra metade é procedente da Lei de Informática. Das 51 propostas recebidas, foram selecionados três projetos na área de Internet das Coisas, dois em Computação em Nuvem e um em Redes 5G. Segundo o secretário Maximiliano Martinhão, os temas da chamada estão na ordem do dia das Tecnologias da Informação e Comunicação. "Os projetos têm como foco resolver problemas reais, além de estarem alinhados com o nosso trabalho, especialmente com o Plano Nacional de Internet das Coisas e o desenvolvimento do 5G."

Martinhão ressalta que Brasil e União Europeia têm construído uma parceria estratégica na área de TICs, o que tem contribuído para reforçar os laços entre academia e empresas brasileiras e europeias e promover o desenvolvimento tecnológico. Até o momento, a Sepin e a UE investiram 50 milhões de euros nas chamadas.

Nesta edição, participam dos projetos selecionados, do lado brasileiro, 24 universidades, oito centros de pesquisa, cinco empresas privadas de grande porte e duas pequenas e médias empresas, totalizando 39 instituições brasileiras. Foram 84 instituições proponentes na área de Computação em Nuvem, 24 em redes 5G e 202 em Internet das Coisas. A Sepin destaca, ainda, a participação de todas as regiões brasileiras no edital, com 46% das instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste selecionadas nesta chamada. Conheça os projetos selecionados.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

22/09/2017
Governo: Internet das Coisas não acontecerá sem Telecomunicações no Brasil

22/09/2017
Teles Tradicionais X Especializadas: o dilema para a IoT

20/09/2017
BNDES diz que, 'por enquanto', ainda tem dinheiro para internet das coisas

19/09/2017
Governo projeta Plano Nacional de IoT para final de outubro

19/09/2017
Rede nacional de Internet das Coisas é ativada com cobertura inicial em 100 cidades

14/09/2017
Burguer King usa IoT para reduzir o tempo parado na cozinha

11/09/2017
Empresas caçam profissionais sêniores para projetos de Internet das Coisas

06/09/2017
Internet das Coisas: redes LPWA serão um mercado de US$ 1,8 trilhão

04/09/2017
Vecto Mobile usa rede da Algar Telecom para ser MVNO de Internet das Coisas

31/08/2017
Blackberry se une a EsyWorld e usa software para renascer no Brasil

Destaques
Destaques

4G mostra força diante da expectativa pelo 5G

Na América Latina,o crescimento das conexões LTE foi expressivo e a participação da tecnologia deve chegar a 28% até dezembro, alcançando 198,6 milhões de conexões ativas. No mundo, foram 2,37 bilhões de assinaturas LTE, um impulso de 59% de junho de 2016 a junho de 2017.

Classes C, D e E endossam o uso da banda larga móvel no Brasil

A pesquisa TIC Domicílios mostra que nas classes de menor poder econômico o acesso à Internet está acontecendo de forma exclusiva pelo celular. Nas classes A e B há uma divisão entre celulares e PCs.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Inteligência Artificial já faz parte da sua vida

Por Eduardo Prado*

Existem aplicações que já estão dando o que falar e a IA será cada vez mais onipresente, aponta o especialista e consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo para o Portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site