Home - Convergência Digital

Brasil e União Europeia elegem projetos de IoT, nuvem e 5G

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 17/07/2017

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) divulgou o resultado da chamada conjunta com a União Europeia em Internet das Coisas, 5G e Computação em Nuvem. A parceria, supervisionada pela Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, resultou no financiamento de seis projetos de pesquisa, com duração de três anos e orçamento total de 16 milhões de euros ou cerca de R$ 60 milhões.

Metade dos recursos é financiada pela União Europeia, e a outra metade é procedente da Lei de Informática. Das 51 propostas recebidas, foram selecionados três projetos na área de Internet das Coisas, dois em Computação em Nuvem e um em Redes 5G. Segundo o secretário Maximiliano Martinhão, os temas da chamada estão na ordem do dia das Tecnologias da Informação e Comunicação. "Os projetos têm como foco resolver problemas reais, além de estarem alinhados com o nosso trabalho, especialmente com o Plano Nacional de Internet das Coisas e o desenvolvimento do 5G."

Martinhão ressalta que Brasil e União Europeia têm construído uma parceria estratégica na área de TICs, o que tem contribuído para reforçar os laços entre academia e empresas brasileiras e europeias e promover o desenvolvimento tecnológico. Até o momento, a Sepin e a UE investiram 50 milhões de euros nas chamadas.

Nesta edição, participam dos projetos selecionados, do lado brasileiro, 24 universidades, oito centros de pesquisa, cinco empresas privadas de grande porte e duas pequenas e médias empresas, totalizando 39 instituições brasileiras. Foram 84 instituições proponentes na área de Computação em Nuvem, 24 em redes 5G e 202 em Internet das Coisas. A Sepin destaca, ainda, a participação de todas as regiões brasileiras no edital, com 46% das instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste selecionadas nesta chamada. Conheça os projetos selecionados.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/07/2017
Vivo testa IoT para controle de consumo de energia em SP

17/07/2017
Brasil e União Europeia elegem projetos de IoT, nuvem e 5G

14/07/2017
Joinville fecha aliança para adotar Internet das Coisas

13/07/2017
Vivo ativa laboratório aberto de IoT no Rio de Janeiro

06/07/2017
Plano de IoT vai priorizar cidades inteligentes, saúde e áreas rurais

30/06/2017
Algar Telecom diz que vai 'jogar' o jogo da Internet das Coisas para vencer

26/06/2017
FGV cria curso para ensinar impacto da Internet das Coisas

21/06/2017
Internet das Coisas: empresas driblam entraves e 'donos dos projetos'

21/06/2017
Para Claro, 700 MHz impulsionará adoção de IoT

21/06/2017
Projetos vencedores de IoT envolvem TI e negócios

Destaques
Destaques

Mercado global de aplicativos vai bater nos R$ 20 trilhões em 2021

Projeções de consultoria americana indicam crescimento anual de 37% e praticamente o dobro de usuários móveis, para 6,3 bilhões, nos próximos cinco anos.

4G dispara e tráfego móvel alcançará 66 Exabytes/mês até 2022

Só no 1º trimestre foram adicionadas 250 milhões de novas assinaturas LTE no mundo.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Inteligência Artificial já faz parte da sua vida

Por Eduardo Prado*

Existem aplicações que já estão dando o que falar e a IA será cada vez mais onipresente, aponta o especialista e consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo para o Portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site