INTERNET

Maior parte dos produtores rurais só acessa internet pelo celular

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/07/2017 ... Convergência Digital

A maior parte dos produtores rurais brasileiros (59,1%) depende do celular para acessar a internet, mesmo sendo essa conexão considerada de pior qualidade, informa uma pesquisa divulgada pelo Sebrae. A maioria dos demais (58,2%) não usa porque nem essa está disponível. 

“Os produtores fazem uso restrito da Internet, seja para transações comerciais ou para divulgação, em grande parte por conta da dificuldade de acesso ou da má qualidade da conexão”, diz o estudo “Tecnologia da Informação no Agronegócio”, que ouviu 4.467 produtores rurais em todos os estados do país, entre 29/3 e 12/4. 

A pesquisa identificou também que apenas 39,5% das empresas de agronegócio usam computadores e que menos da metade dessas (ou 18,9% do total) se valem de equipamentos conectados à rede. Nesses casos, prevalecem acessos via rádio (34,3%) ou por banda larga móvel (24,3%), além de ADSL (21,6%) ou satélite (9,1%). 

Para os entrevistados a qualidade das conexões por celular receberam nota 5,9, em média. No caso das produtores que se valem de computadores conectados, a qualidade dos acessos ficou com nota média 6,4. Os melhores acessos são nas residências dos entrevistados (ADSL 34%, rádio 21%), com nota 6,8. 

Ainda segundo o Sebrae, se no geral 59% usam celular para se conectar, os percentuais diferem quanto menores os empreendimentos: 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam smartphones para acessar a web. 

Além disso, apenas 6% dos produtores rurais ouvidos na pesquisa do Sebrae já fizeram alguma compra pela internet, 4% já usaram a web para efetuar vendas e não mais de 16% dos empreendimentos rurais possuem página ou perfil em redes sociais. 


Com alta de 15%, Brasil é o segundo maior alvo de ataques web no mundo

Novo relatório da Akamai aponta, porém, que o país caiu de terceiro para quinto no ranking de origem dos ataques online. 

Black Friday dá gás às vendas, mas fica longe do desempenho de 2016

Segundo levantamento da Ebit, vendas online cresceram 10,3%, contra alta de 17% em 2016. Nas lojas físicas, alta foi de 4,9%, conforme a Serasa, enquanto chegou a 11% no ano passado. 

Em Goiás, homem é condenado à prisão por compartilhar fotos no You Tube e no WhatsApp

Pena, no entanto, foi revertida para a prestaçaõ de serviços à comunidade. Homem divulgou fotos da ex-namorada em listas nas redes sociais por vingança.

'Vingança pornográfica" vai dar cadeia de dois a quatro anos

Avançou na CCJ do Senado o PL 18/2017, que adota punição mais rigorosa para o registro ou divulgação, não autorizada, de cenas de intimidade sexual de uma pessoal. PL seguiu em regime de urgência para o Plenário do Senado.

Consumidores ignoram termos de privacidade de dados no Brasil

E o consentimento tem sido a base legal para o processamento das informações, observou o sócio sênior da Accenture, José Moscati.

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G