INCLUSÃO DIGITAL

TV digital: Desigualdade entre cidades preocupa na região Nordeste

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/07/2017 ... Convergência Digital

Há dois meses do desligamento dos sinais analógicos de televisão em 44 municípios de Ceará e Bahia, a nova rodada de pesquisas do Ibope indica que há disparidades significativas. Enquanto Salvador chega a apresentar 84,8% dos lares prontos para o ‘apagão’ e Fortaleza fica pouco atrás, com 73%, as regiões de Juazeiro do Norte e Sobral, ambas no Ceará, estão longe: apenas 42,8% e 29,7%, respectivamente. 

Enquanto isso, em Recife e região, a pesquisa do Ibope indicou que 92% dos domicílios já estavam prontos para o desligamento dos sinais analógicos no levantamento realizado entre os dias 9 e 22 deste mês. Com isso, o grupo de implementação da digitalização, Gired, confirmou o ‘apagão’ analógico para esta quarta, 26/7. 

Nesta etapa da transição o desligamento analógico atingirá 4 milhões de pessoas em Recife e nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata. 

As diferenças no grau de preparação das cidades nordestinas já eram esperadas pela Seja Digital, o braço operacional da transição, também responsável pela distribuição dos kits de antena e conversor para as famílias mais pobres, inscritas em programas sociais do governo federal. 

No relatório apresentado ao Gired, a entrega dos kits também varia. Em Recife e região, 84% dos estimados 624 mil kits foram entregues – e a distribuição continua pelo menos por 45 dias após o ‘apagão’. Dos núcleos urbanos com desligamento em 27/9, Salvador já tem 59% entregues (de 527 mil kits). 

Já em Fortaleza apenas 31% dos 607 mil kits foram entregues até aqui. Menos ainda nos clusters menos preparados, de Juazeiro e Sobral, onde a distribuição foi de 28% (de 104 mil) e 22% (de 54 mil), respectivamente. 


Carreira
Jornada Intermitente não é aplicável ao setor de TI

A afirmação é do presidente do Sindpd/SP, Antonio Neto, ao deflagrar a campanha salarial 2018. Um dos objetivos é manter os benefícios da Convenção Coletiva de Trabalho, agora, válida até o dia 31 de dezembro, por conta da reforma trabalhista.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Governo estabelece o fim do feriado regulatório para fibra óptica

Governo quer fazer um diagnóstico das redes de acesso existentes no país. "Temos poucos dados e eles estão desatualizados", observa o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

A consulta pública aberta pelo governo para definir novas políticas públicas para Telecomunicações vai tratar de um tema caro: o compartilhamento e tratamento de dados, revela Américo Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC.

MCTIC abre consulta para plano que prioriza a banda larga em Telecomunicações

“O principal objetivo é levar conectividade para onde ela não existe. E o Decreto esclarece quais são as prioridades”, resume o secretário André Borges. Texto vai receber contribuições por 30 dias. 

Celular é o principal meio de acesso à Internet nas classes D e E

Pesquisa do CGI.br mostra ainda que oito em cada 10 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos são usuários da Internet no Brasil. Levantamento mostra ainda que 42% dos adolescentes tiveram contato com publicidade não apropriada para a idade.

Programa de R$ 450 milhões vai espalhar WiFi grátis pela Europa

Aprovado pelo Parlamento Europeu, plano prevê a implementação de 6 mil a 8 mil pontos até 2020. 

TV Digital: Rio e Vitória estão prontos para o desligamento no dia 25 de outubro

Pesquisa do Gired mostra que o número de domicílios das cidades do Rio de Janeiro e de Vitória ainda está abaixo do percentual mínimo, mas a maioria manteria acesso à TV aberta - 97% no Rio e 91% em Vitória - por conta da TV paga e da TV via satélite.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G