INCLUSÃO DIGITAL

TV digital: Desigualdade entre cidades preocupa na região Nordeste

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/07/2017 ... Convergência Digital

Há dois meses do desligamento dos sinais analógicos de televisão em 44 municípios de Ceará e Bahia, a nova rodada de pesquisas do Ibope indica que há disparidades significativas. Enquanto Salvador chega a apresentar 84,8% dos lares prontos para o ‘apagão’ e Fortaleza fica pouco atrás, com 73%, as regiões de Juazeiro do Norte e Sobral, ambas no Ceará, estão longe: apenas 42,8% e 29,7%, respectivamente. 

Enquanto isso, em Recife e região, a pesquisa do Ibope indicou que 92% dos domicílios já estavam prontos para o desligamento dos sinais analógicos no levantamento realizado entre os dias 9 e 22 deste mês. Com isso, o grupo de implementação da digitalização, Gired, confirmou o ‘apagão’ analógico para esta quarta, 26/7. 

Nesta etapa da transição o desligamento analógico atingirá 4 milhões de pessoas em Recife e nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata. 

As diferenças no grau de preparação das cidades nordestinas já eram esperadas pela Seja Digital, o braço operacional da transição, também responsável pela distribuição dos kits de antena e conversor para as famílias mais pobres, inscritas em programas sociais do governo federal. 

No relatório apresentado ao Gired, a entrega dos kits também varia. Em Recife e região, 84% dos estimados 624 mil kits foram entregues – e a distribuição continua pelo menos por 45 dias após o ‘apagão’. Dos núcleos urbanos com desligamento em 27/9, Salvador já tem 59% entregues (de 527 mil kits). 

Já em Fortaleza apenas 31% dos 607 mil kits foram entregues até aqui. Menos ainda nos clusters menos preparados, de Juazeiro e Sobral, onde a distribuição foi de 28% (de 104 mil) e 22% (de 54 mil), respectivamente. 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 

Telebras vai assumir Gesac por cinco anos e R$ 663,5 milhões

Estatal já garantiu o contrato por inexigibilidade de licitação, conforme publicado nesta sexta, 8/12, no Diário Oficial. Meta será conexão de 15 mil pontos com acessos de 10 Mbps. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G