INCLUSÃO DIGITAL

TV digital: Desigualdade entre cidades preocupa na região Nordeste

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/07/2017 ... Convergência Digital

Há dois meses do desligamento dos sinais analógicos de televisão em 44 municípios de Ceará e Bahia, a nova rodada de pesquisas do Ibope indica que há disparidades significativas. Enquanto Salvador chega a apresentar 84,8% dos lares prontos para o ‘apagão’ e Fortaleza fica pouco atrás, com 73%, as regiões de Juazeiro do Norte e Sobral, ambas no Ceará, estão longe: apenas 42,8% e 29,7%, respectivamente. 

Enquanto isso, em Recife e região, a pesquisa do Ibope indicou que 92% dos domicílios já estavam prontos para o desligamento dos sinais analógicos no levantamento realizado entre os dias 9 e 22 deste mês. Com isso, o grupo de implementação da digitalização, Gired, confirmou o ‘apagão’ analógico para esta quarta, 26/7. 

Nesta etapa da transição o desligamento analógico atingirá 4 milhões de pessoas em Recife e nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata. 

As diferenças no grau de preparação das cidades nordestinas já eram esperadas pela Seja Digital, o braço operacional da transição, também responsável pela distribuição dos kits de antena e conversor para as famílias mais pobres, inscritas em programas sociais do governo federal. 

No relatório apresentado ao Gired, a entrega dos kits também varia. Em Recife e região, 84% dos estimados 624 mil kits foram entregues – e a distribuição continua pelo menos por 45 dias após o ‘apagão’. Dos núcleos urbanos com desligamento em 27/9, Salvador já tem 59% entregues (de 527 mil kits). 

Já em Fortaleza apenas 31% dos 607 mil kits foram entregues até aqui. Menos ainda nos clusters menos preparados, de Juazeiro e Sobral, onde a distribuição foi de 28% (de 104 mil) e 22% (de 54 mil), respectivamente. 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.

Hughes vai ofertar banda larga via satélite em mais 1000 cidades no Brasil

Cobertura servirá para os Estados do Amapá, Amazonas e Rondônia. Serviço será vendido a partir do terceiro trimestre. Velocidades de acesso estão entre 10 Mbps e 25 Mbps.

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Segundo a nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, avanço foi especialmente puxado por municípios do Nordeste e com até 100 mil habitantes.

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Número de lares conectados cresceu 7 pontos percentuais em 2017, graças aos telefones móveis e a novos televisores.

Ouvidoria da Anatel diz que migração da TV Digital deve virar referência global

Segundo o relatório sobre a transição, “autoridades  de nações  interessadas  no tema  têm  visitado  o Brasil  para conhecer  de perto o processo  simultâneo  de digitalização  da transmissão   da TV e  a liberação  da  Faixa  de 700 MHz “. 

TV Digital: "Feirões' de conversores atraem consumidores no interior de SP

“O brasileiro não consegue ficar sem televisão, mas tem gente que deixa para o último dia”, observa presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G