INOVAÇÃO

Paraná adota Governança de TIC para ser referência em inovação

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 26/07/2017 ... Convergência Digital

O Brasil precisa acabar com a burocracia e o caminho possível é a união da gestão pública com a iniciativa privada, pontuou o coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Evandro Mazotto, ao participar do seminário Redes Cidade Digital, no ParanáTIC, que acontece em Foz do Iguaçu. Para ser referência em inovação, o Paraná, disse o executivo, implantou a governança de TIC.

"Foi ponto crucial definir regras para TIC e priorizar os aportes na área para termos um estado mais moderno. Não enxergo um Estado Digital sem a presença da iniciativa privada. Não temos competência para fazer TIC. Mas precisamos de TIC para funcionar bem. Precisamos e devemos acabar com a burocracia. Não existe mais espaço para a barganha entre o poder público e a iniciativa privada", enfatizou Mazotto em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

O coordenador de C&T do Estado do Paraná assume que a conectividade tem papel essencial no desenvolvimento social e econômico dos municípios, mas adevertiu: "Não é apenas disponibilizar o acesso; temos que ter esse acesso com qualidade e mais, com eficiência, ou seja, com velocidade maior, capaz de entregar serviços efetivos para o cidadão", afirmou.

Mazotto vai além, ao dizer que o brasileiro precisa entender que a Internet não é apenas rede social. "Ainda precisamos que o brasileiro pense a Internet como ferramenta de apoio ao negócio e à educação". Indagado sobre o investimento em inovação, Mazotto lamentou o fato de o Brasil ser imediatista e deixar para depois o planejamento de longo prazo.

"Essa é uma construção que precisa ser institucionalizada. E aqui, insisto que ter governança de TIC é crucial. É definir estratégias. É consolidar parcerias com empresas privadas. Sem elas, o Estado não avança. Inovação não acontece sem incentivo fiscal. Como estado, reduzo imposto, mas gero emprego e competitividade", sinalizou Mazotto. Assistam à entrevista com o coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Banco do Nordeste vai repassar financiamentos da Finep para PMEs

Banco será agente financeiro credenciado para operações do Inovacred, que apoia micro, pequenas e médias com aportes de até R$ 10 milhões.

Seguradoras e teles vão usar drones para calcular danos do furacão Harvey

Ideia é realizar milhares de voos semanais para medir o tamanho dos estragos e, especialmente, quanto será pago a quem teve casa destruída. Pelo menos 3 mil residências foram alagadas com transbordamento de reservatórios. 

Embraco cria a Diili, plataforma brasileira de Internet das Coisas

Solução foi desenvolvida em dois anos e já está em uso em Santa Catarina, São Paulo e no Nordeste. Na prática, a Diili ajuda marcas de bebidas e alimentos a gerenciarem de forma efetiva a performance de seus freezers e geladeiras comerciais nos pontos de venda.

Oito, da Oi, busca aplicativos 'matadores' para levar a 60 milhões de usuários

Hub de empreendedorismo vai abrigar 20 empresas- seis com subsídio de R$ 150 mil. "Uma boa ideia, vamos levar para o mercado e vendermos juntos", diz o presidente Marco Schroeder.

Câmara quer proibir implante de chip em humano sem autorização

O mecanismos de rastreamento humano só poderá ser implantado se houver a autorização da pessoa que receberá o mecanismo ou uma sentença judicial determinando tal medida.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G