INOVAÇÃO

Paraná adota Governança de TIC para ser referência em inovação

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 26/07/2017 ... Convergência Digital

O Brasil precisa acabar com a burocracia e o caminho possível é a união da gestão pública com a iniciativa privada, pontuou o coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Evandro Mazotto, ao participar do seminário Redes Cidade Digital, no ParanáTIC, que acontece em Foz do Iguaçu. Para ser referência em inovação, o Paraná, disse o executivo, implantou a governança de TIC.

"Foi ponto crucial definir regras para TIC e priorizar os aportes na área para termos um estado mais moderno. Não enxergo um Estado Digital sem a presença da iniciativa privada. Não temos competência para fazer TIC. Mas precisamos de TIC para funcionar bem. Precisamos e devemos acabar com a burocracia. Não existe mais espaço para a barganha entre o poder público e a iniciativa privada", enfatizou Mazotto em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

O coordenador de C&T do Estado do Paraná assume que a conectividade tem papel essencial no desenvolvimento social e econômico dos municípios, mas adevertiu: "Não é apenas disponibilizar o acesso; temos que ter esse acesso com qualidade e mais, com eficiência, ou seja, com velocidade maior, capaz de entregar serviços efetivos para o cidadão", afirmou.

Mazotto vai além, ao dizer que o brasileiro precisa entender que a Internet não é apenas rede social. "Ainda precisamos que o brasileiro pense a Internet como ferramenta de apoio ao negócio e à educação". Indagado sobre o investimento em inovação, Mazotto lamentou o fato de o Brasil ser imediatista e deixar para depois o planejamento de longo prazo.

"Essa é uma construção que precisa ser institucionalizada. E aqui, insisto que ter governança de TIC é crucial. É definir estratégias. É consolidar parcerias com empresas privadas. Sem elas, o Estado não avança. Inovação não acontece sem incentivo fiscal. Como estado, reduzo imposto, mas gero emprego e competitividade", sinalizou Mazotto. Assistam à entrevista com o coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

EMBRAPII CPqD faz pedido de patente para solução de IoT e cidades inteligentes

Em parceria com a curitibana Exati Tecnologia, unidade criou um gateway para criar uma rede inteligente de iluminação pública.

Ceitec vende 1 milhão de chips para pagamento automático de pedágio

Desenvolvido pela estatal gaúcha, chip de identificação por radiofrequência começa a ser usado em São Paulo. 

Algar Telecom batiza centro de inovação digital como Brain

Iniciativa vai atuar em quatro pilares: internet das coisas (IoT), cyber security, cloud (SaaS) e digital.

Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

Em 2016, a vitória coube a um projeto de monitoramento agrário desenvolvido por uma equipe da Argentina. Inscrições estão abertas.O Rio Info 2017 acontece de 25 a 27 de setembro.

Ser global é uma obrigação para quem quer sobreviver no mercado de TICs

“Há 10 anos, a regra era fortalecer pontos fracos. Hoje, tem de capitalizar o que é bom e terceirizar o resto. Globalizaçao deve ser prioridade”, diz o vice presidente da Velocity Texas, David Fonseca. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G