GESTÃO

Guaíra, no Paraná, monta datacenter e cria modelo de saúde digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 27/07/2017 ... Convergência Digital

Com pouco mais de 33 mil habitantes, Guaíra, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, priorizou o uso de TICs e criou um modelo de saúde digital que está sendo replicado em outras cidades do estado do Paraná. A informatização da saúde, além de trazer os servidores para o projeto, fez saltar o número de consultas de 85 mil/mês para 135 mil consultas/mês e resultou em benefícios financeiros para a gestão pública.

"Com o serviço informatizado e funcionando, a prefeitura obteve verba do governo do estado e, como identificamos os moradores de Guaíra, conseguimos verba federal para atender os moradores do Paraguai que vêm à nossa cidade para buscar atendimento gratuito de saúde", conta Benjamin Lemes Fernandes, coordenador de TI de Guaíra. Agora, o plano é montar um datacenter próprio até o final do ano. "Vamos economizar R$ 1 milhão", aposta o especialista.

Guaíra também investe no desenvolvimento interno de software. E o primeiro deles já chegou para o cidadão: o software da capela mortuária, que permite identificar os mortos enterrados na cidade. Em telecomunicações, a cidade conta com três provedores Internet, que instalaram redes de fibra óptica. O projeto digital de Guaíra foi reconhecido e premiado pela Rede Cidade Digital durante o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense, no Paraná TIC, que acontece em Foz de Iguaçu. Assistam à entrevista com Benjamim Lemos Fernandes.


Carreira
Reforma trabalhista: Não haverá contrato novo ou velho

“Se não, muitos empresários poderiam dispensar os trabalhadores da ‘lei velha’ e contratar outros com contrato novo, pela ‘lei nova’. Para não haver esse perigo, a lei aplica-se a todos os contratos em vigor no Brasil”, explica o Juiz do Trabalho, Marlos Melek.

Amizade no Facebook não desqualifica testemunha em ação trabalhista

Para o TRT de Minas Gerais, se vínculo em redes sociais caracterizasse suspeição não restariam testemunhas em processos trabalhistas. 

TVs de tubo e PCs de mesa viram sucata eletroeletrônica

TV digital aumentou o descarte das TVs analógicas em São Paulo. Impressoras e monitores também estão no top 5 da lista dos eletroeletrônicos jogados fora.

eSocial: empresas de TI precisam contratar seguro de responsabilidade civil

O conselho é do consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro. Segundo ele, é necessário prevenir-se contra os possíveis erros do sistema do novo regime da Receita.

Banda larga não pode ser vista como custo nas prefeituras

A afirmação é do presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Micheletto. "As prefeituras podem ser protagonistas, mas temos que ter atitude e investir em TIC", reforça.

No Governo, apenas 32% dos serviços foram 100% digitalizados

Levantamento feito pelo Ministério do Planejamento aponta que  ainda há muito por fazer no pais, uma vez que 39% dos serviços estão parcialmente digitalizados e 29% não estão disponíveis para acesso online em nenhuma das etapas.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G