GESTÃO

Guaíra, no Paraná, monta datacenter e cria modelo de saúde digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 27/07/2017 ... Convergência Digital

Com pouco mais de 33 mil habitantes, Guaíra, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, priorizou o uso de TICs e criou um modelo de saúde digital que está sendo replicado em outras cidades do estado do Paraná. A informatização da saúde, além de trazer os servidores para o projeto, fez saltar o número de consultas de 85 mil/mês para 135 mil consultas/mês e resultou em benefícios financeiros para a gestão pública.

"Com o serviço informatizado e funcionando, a prefeitura obteve verba do governo do estado e, como identificamos os moradores de Guaíra, conseguimos verba federal para atender os moradores do Paraguai que vêm à nossa cidade para buscar atendimento gratuito de saúde", conta Benjamin Lemes Fernandes, coordenador de TI de Guaíra. Agora, o plano é montar um datacenter próprio até o final do ano. "Vamos economizar R$ 1 milhão", aposta o especialista.

Guaíra também investe no desenvolvimento interno de software. E o primeiro deles já chegou para o cidadão: o software da capela mortuária, que permite identificar os mortos enterrados na cidade. Em telecomunicações, a cidade conta com três provedores Internet, que instalaram redes de fibra óptica. O projeto digital de Guaíra foi reconhecido e premiado pela Rede Cidade Digital durante o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense, no Paraná TIC, que acontece em Foz de Iguaçu. Assistam à entrevista com Benjamim Lemos Fernandes.


Governo tem versão 2018 do ePING

Padrões de interoperabilidade são obrigatórios para todos os órgãos federais integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação.

Entenda o impacto da Lei complementar 157/16 no setor de Telecom

Legislação traz segurança jurídica às empresas, sustenta o advogado e coordenador do Comitê Tributário da ABDTIC, Luiz Roberto Peroba.

Novo ciclo da tecnologia é oportunidade real para as PMEs no Brasil

Para Marcia Ogawa, que lidera a área de tecnologia, mídia e telecomunicações da consultoria Deloitte, demanda crescente de internet deve ampliar fatia de provedores regionais. 

Lei 157 encerra conflito ICMS X ISS nos serviços de TICs

Para o coordenador do Comitê Tributário ABDTIC, o advogado Luiz Peroba, a Lei Complementar 157/2016, que atualizou a lista dos serviços sobre os quais incide o ISS, impede, agora, que Estados queiram bitributar os serviços.

EFD-Reinf: não é só o eSocial que vai mudar a gestão da sua empresa

As corporações que não estiverem preparadas para a transmissão online das informações vão estar sujeitas a multas que podem chegar a 300% do valor pago indevidamente ao Fisco.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G