GESTÃO

eSocial: empresas de TI precisam contratar seguro de responsabilidade civil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 01/08/2017 ... Convergência Digital

As empresas de TI precisam se prevenir e contratar seguros de responsabilidade civil para se protegerem dos possíveis erros do sistema do eSocial, que entra em vigor em janeiro de 2018 para as companhias com receita acima de R$ 78 milhões, advertiu o consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro, que participou do Paraná TIC, evento realizado de 26 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu.

"É necessário pensar que o eSocial vai mudar muito o modelo e, apesar dos testes no sistema, podem acontecer erros", pontuou Lucas Ribeiro. "O eSocial vai impor muito mais rigor à contabilidade e às empresas, que não terão mais 'laranjas' no Simples Nacional para não pagarem tributos. Certamente vamos ter muitas autuações da Receita a partir de 2019", alertou ainda o especialista.

Lucas Ribeiro falou também da tributação sobre os serviços de computação em nuvem e sinalizou que a Receita Federal está se posicionando de forma a criar um imposto que pode vir a aumentar o custo do serviço em até 45%. "Por enquanto, esse aumento está validado para uma única empresa que fez a consulta, mas é necessário ficar muito atento." O consultor também comentou sobre a alta carga tributária imposta ao segmento de TIC. Assistam à entrevista com Lucas Ribeiro.


Carreira
Zona de conforto? Cuidado! Ela vai acabar com a sua carreira

A estagnação é péssima conselheira, adverte o headhunter Dalton Morishita. "Boa parte dos profissionais que escolhe a rotina se vitimizam quando algo dá errado e reclamam o tempo todo", diz.

eSocial Web tem nova funcionalidade para as empresas

Uma nova funcionalidade foi implementada no eSocial: a possibilidade de bloquear o ambiente web para edição, ou seja, não permitir a inclusão, alteração, retificação e exclusão de eventos.

Governo expande eSocial para empresas do Simples e MEI até novembro

Mas quem tiver ajustado os sistemas e quiser ingressar já no novo regime, poderá fazer a partir de segunda-feira, dia 16/07. Para as demais empresas privadas do país - que possuam faturamento anual inferior a R$ 78 milhões – o eSocial torna-se obrigatório a partir da próxima segunda-feira (16/7).

Receita Federal: Certificado Digital só é exigido no eSocial de quem já tinha essa obrigação

Por meio de nota oficial, o Fisco esclarece que o novo regime não cria nenhuma obrigação extra para o contribuinte.

eSocial: Governo flexibiliza a entrega das micro, pequenas e MEIs

Resolução vai permitir a entrega dos dados até o fim de outubro para quem não conseguir enviar nas datas escalonadas de julho e setembro. Prazo para a entrega dos dados no novo regime começa no dia 02 de julho.

TST abre código-fonte de sistema desenvolvido para o eSocial

O regime fiscal passa ser obrigatório para o setor público a partir de 1º de janeiro de 2019. Tribunal levou um ano e meio para desenvolver o sistema e dedicou 12 servidores exclusivos. "É um recurso humano precioso e caro. Tem de trabalhar para toda a administração pública", afirmou o secretário de TI do TST, Humberto Magalhães Aieres.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G