INCLUSÃO DIGITAL

Escolas têm computador, mas internet é desafio

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/08/2017 ... Convergência Digital

“Apesar da incorporação básica de equipamentos TIC nas escolas em áreas urbanas, a velocidade de conexão ainda é um desafio”, conclui a mais nova pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) sobre o acesso e uso da rede nas escolas, a TIC Educação 2016, divulgada nesta quinta, 3/8.

Segundo a pesquisa, a presença de algum tipo de computador (de mesa, portátil ou tablet) encontra-se universalizada entre as escolas públicas localizadas em áreas urbanas, sendo que 95% delas possuem ao menos um desses computadores conectados à internet. Entretanto, 45% das escolas públicas ainda não ultrapassaram 4Mbps de velocidade de conexão à internet, enquanto 33% delas possuem velocidades de até 2Mbps. 

Na outra ponta, enquanto nas escolas particulares a regra é ter mais de 5 Mbps (53%), sendo mais de 11 Mbps em 25%, nas públicas apenas uma em cada quatro tem mais de 5 Mbps (e apenas 6% tem mais de 11 Mbps). Daí que 40% dos docentes de escolas públicas afirmam utilizar o computador em sala de aula para atividades com os alunos, mas não mais de 26% dizem que se conectam a internet quando realizam essas atividades. Nas escolas particulares, esses percentuais caminham juntos: 58% e 54%, respectivamente. 

“A plena adoção de computadores e da Internet nas rotinas de ensino e aprendizagem ainda é limitada, seja por deficiências na infraestrutura de TIC, seja por limitações na capacitação do professor. Ainda existem muitos espaços educativos em que não há acesso ou esse acesso é limitado”, avalia o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

No caso dos laboratórios de informática, eles estão presentes em 81% das escolas públicas, mas em apenas 59% esse espaço encontrava-se em uso em 2016, segundo os diretores. Além disso, somente 31% dos professores de escolas públicas afirmaram utilizar computadores no laboratório para desenvolvimento de atividades com os alunos. 

Celular

Pela primeira vez, a TIC Educação investigou a utilização de celulares por alunos em atividades escolares. O aparelho foi citado por 52% dos alunos de escolas com turmas de 5º ano, 9º ano, do Ensino Fundamental, e/ou 2º ano, do Ensino Médio, localizadas em áreas urbanas. Esse percentual atingiu 74% entre os estudantes do Ensino Médio.

A pesquisa aponta que 91% dos professores utilizaram a internet pelo telefone celular para uso pessoal (no primeiro ano do levantamento, em 2011, esse número era de apenas 15%). E que 49% deles declararam utilizar o celular em atividades com os alunos, um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior (39%).

Apenas 31% dos estudantes afirmaram utilizar a internet pelo telefone celular na escola, sendo 30% entre os alunos de escolas públicas e 36% nas instituições privadas. As restrições ao acesso de estudantes à rede WiFi da escola estão entre os aspectos que explicam a baixa utilização do equipamento no ambiente escolar: enquanto 92% das escolas possuíam rede WiFi, 61% dos diretores afirmaram que o uso dessa conexão não é permitido aos alunos.

A TIC Educação 2016 foi realizada entre agosto e dezembro de 2016, em 1.106 escolas públicas e privadas, com turmas do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental e/ou 2º ano do Ensino Médio localizadas em áreas urbanas. A pesquisa entrevistou 935 diretores, 922 coordenadores pedagógicos, 1.854 professores de Língua Portuguesa e Matemática ou multidisciplinares e 11.069 alunos de 5º e 9° ano do Ensino Fundamental e 2° ano do Ensino Médio. 


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