NEGÓCIOS

Ericsson certifica produtos para se beneficiar da portaria 950

Ana Paula Lobo ... 04/08/2017 ... Convergência Digital

A Ericsson está adequando produtos para assegurar a certificação de 100% nacional para se inserir na portaria 950. Com a medida, poderá inscrever esses equipamentos - voltados para banda larga - para o financiamento da FINEP, o primeiro voltado para a compra de hardware do braço de fomento do MCTIC.

"É um processo que requer tempo, mas estamos certificando produtos com desenvolvimento logal e fabricados na nossa fábrica em São José dos Campos", afirmou o presidente da Ericsson, Eduardo Ricotta. O executivo, com 24 anos de Ericsson e que recém-assumiu o comando da fabricante no País, diz que o momento é de repensar o incentivo ao desenvolvimento de software no Brasil.

"Não dá para condicionar o apoio à Pesquisa e Desenvolvimento tão somente com os 4% da Lei de Informática, criada para o hardware. Nós, mesmos, aqui no Brasil, já temos mais de 100 patentes. O nosso centro exporta soluções para o mundo. O software é o caminho. Hardware, a fábrica é relevante. Nos dá um diferencial de serviços, mas o software é a alma", pontua Ricotta.

Não por acaso - num momento delicado financeiro da Ericsson no mundo, uma vez que o balanço financeiro apresentou mais uma vez prejuízo, a Ericsson Brasil apareceu com destaque e com crescimento. "Fomos para novas áreas, entre elas, a transformação digital das operadoras e também para cloud. Temos uma solução de orquestração e acreditamos nessa convergência", reforça o presidente da fabricante. Otimista, Ricotta diz que tem projetos grandes para entregar neste segundo semestre e que está, por isso, abrindo novas vagas. Mas é honesto: há áreas que estão passando por ajustes e cortes de funcionários.

"A migração das operadoras para 700 Mhz nos abriu oportunidades (a fabricante está nos projetos da TIM e da Vivo). Também temos banda larga e a parte de serviços digitais. O usuário está pressionando a operadora para ter serviços digitais. Isso requer uma mudança nos processos", reforça Ricotta. O próximo passo será trazer para o Brasil, tão logo ela seja lançada mundialmente, a plataforma para Internet das Coisas. "O lançamento será em breve e temos certeza que este é um caminho sem volta. IoT estará em diversas aplicações".

Além de defender um novo ecossistema no país - com o software ganhando relevância nas políticas públicas de incentivo à produção - Eduardo Ricotta também diz que é hora de o governo, operadoras e fabricantes se unirem para o desligamento da rede 2G, o que deve acontecer, segundo previsão da Ericsson, em 2020.

"O melhor caminho seria criar uma política como fizeram para a TV digital para incentivar a migração. Vamos abrir espectro para novos serviços como já fizeram os Estados Unidos", diz. Indagado se não haveria uma combinação perigosa - desligamento do 2G e a construção das redes 5G - Ricotta sustentou que o 5G deve demorar mais. "A padronização ainda não chegou. E o 5G será muito de nicho. Não será um serviço para o Brasil como um todo", completou.


Cloud Computing
Microsoft perde valor diante das rivais Amazon e Google

Amazon chegou a 901 bilhões de dólares no mercado de ações. Microsoft perdeu para a rival e para a Alphabet, dona do Google. Apple é a primeira colocada com valor de 935 bilhões de dólares.

3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Chineses aumentam disputa pelo mercado nacional de Wi-Fi

Fabricante Tenda chega ao país para disputar espaço com D-Link e TP-Link pelo segmento de produtos sem fio. Objetivo da companhia é, em dois anos, ficar no top 3 do segmento. Todos os produtos serão importados.

Banco perde ação contra correntista que rejeitou acordo pelo WhatsApp

Canais Digitais das instituições financeiras são obrigados a respeitar o estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, decidiu a 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

SMART investe R$ 700 milhões para aumentar fabricação local de componentes

Empresa começa, em julho, a produção local de baterias para smartphones e retomar a produção local de módulos SSDs, voltados para armazenamento de dados. Internet das Coisas é o futuro, salienta ainda o Diretor de Marketing e Vendas, Oliver Gambera Rodrigues.

Notebooks puxam alta de 21% na venda de computadores

Entre janeiro e março de 2018, mercado brasileiro vendeu 1,34 milhões de PCs, 69% deles notebooks, com alta de 22,6% nas receitas, que chegaram a R$ 3 bilhões.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G